oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

domingo, janeiro 02, 2005

As radiações dos telemóveis

Em Setembro de 2003 foi publicado um estudo do laboratório holandês TNO que demonstrava que 45 minutos em exposição em laboratório a uma radiação de 0,7 V por metro (V/m) emitidos por um telefone móvel tinha efeitos prejudiciais para a Saúde.

Outro estudo - mais recente - publicado a 11 de Janeiro de 2005 pela National Radiological Protection Board do Reino Unido recomendou uma maior vigilância ao uso de telemóveis por parte de crianças com menos de oito anos por serem especialmente vulneráveis às radiações emitidas por estes aparelhos: "A sua caixa craniana não está ainda completamente desenvolvida, o seu sistema nervoso não está completamente formado, e as radiações penetram mais profundamente no seu cérebro".

Estima-se que haverá em Portugal, 11 milhões de telemóveis, o que é mais de um milhão do que a nossa população total... Aliás, Portugal é um dos países do mundo em que a taxa de penetração destes equipamentos foi maior, comparável somente à da Malásia, Hong Kong e países escandinavos. Como consequência, todos os portugueses têm pelo menos um telemóvel e muitos têm dois ou mais (um por operadora).

Imensas fortunas orbitam esta área, desde as operadoras, até aos fabricantes de equipamentos e o poderoso lobby que constituem têm feito parar, denegrindo as investigações que apontam para a influência da radiação EMP na origem de alguns tipos de cancro.