oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

segunda-feira, outubro 31, 2005

Adiado o lançamento da Venus Express


O lançamento da sonda europeia a Venus "Venus Express" foi adiado depois de ter sido detectada contaminação biológica no foguete de lançamento.

Esta sonda, uma réplica da mesma sonda que orbita Marte com um grande sucesso, "Mars Express" tem como objectivos estudar a atmosfera e o campo de plasma que rodeia Venus e é a primeira missão do género que a Europa envia a Venus.


A sonda será lançada por um dos mais fiáveis foguetes do mundo, o Soyuz-Fregat, uma variante do lançador das capsulas russas Soyuz.

A Via Alternativa

A diferença e contraposição Esquerda-Direita que as eleições presidenciais vieram relançar (o candidato da "Direita" versus os "candidatos da Esquerda"). Colocam a questão vetusta da separação esquerda-direita que tem muito mais de religioso, do que de racional. O pensamento de Marx tem muito valor para um Neoconservador, que podendo discordar da sua leitura do progresso humano, mas concordar com os seus métodos de análise, e o mesmo (oposto) se poderá dizer da Economia de Mercado e da Iniciativa Privadas, no sentido inverso...

Digo que é possível fazer leituras transversais das propostas económicas e políticas, criando uma verdadeira Terceira Via, que nada tem a ver com as leitura mediatizadas e popularuchas de Blair e Clinton. Nesta leitura, o pragmatismo prevalecerá sobre a Ideologia, e a contraposição clássica Direita-Esquerda tornar-se-á obsoleta.

Por isso defendemos uma via alternativa:

a) Antiglobalizante, porque defende a reinstauração das defesas alfandegárias como defesa da indústria e agriculturas nacionais contra produções de países onde vigore o desregulamento laboral ou ecológico;

b) Unificador, porque acreditamos que Portugal deve reencontrar as suas raízes históricas formando uma entidade política e económica única com o Brasil, Cabo Verde/São Tomé e Princípe e a Galiza, em primeiro lugar, e com os demais países de expressão oficial portuguesa, de Cabo Verde a Timor.

c) Primária, porque defendemos a primazia do sector produtivo sobre o terciário, optando por um fim da tercialização da economia portuguesa que foi a estratégia económica de todos os governos desde a décad de oitenta, com as funestas consequências que hoje se observam.

d) Cooperativa, porque acreditamos que este é o modelo de gestão, privado e mercantilista, que mais convém à justa distribuição dos rendimentos do trabalho e que permite a criação de entidades económicas viáveis e competitivas capazes de competir no Mercado.

e) Equitativa, em que todas as entidades económicas paguem uma taxa fixa sobre os seus lucros, de modo a minimizar a fuga aos impostos com o recurso a subterfúgios legais de fuga aos impostos. De igual modo, anomalias fiscais e de reduzida utilidade económica, como o Offshore da Madeira, deviam ser encerrados, e devia haver uma pressão concertada pelo encerramento de todos os paraísos fiscais do mundo, verdadeiros covis de criminosos e de branqueamento de capitais.

f) Municipalista, porque se defende uma Regionalização à escala municipal, onde o Município concentrará a maioria dos poderes e funções hoje entregues ao Estado central, nomeadamente todas as responsabilidades educativas, de Saúde, policiamento, etc. Ao Estado central competiriram apenas as missões militares, de representação nacional e a coordenação geral do todo nacional.

g) Educativa, porque defendemos a redução radical do plano curricular, adaptando cada grau de ensino à vocação do aluno e uma cuidadosa selecção do corpo docente, que premeie o mérito e motive para a eficiência e remunerando de acordo com a qualidade e não de acordo com a antiguidade.

h) Acolhedora, porque defendemos que a entrada de emigrantes é a única forma rápida de colmatarmos o grande decréscimo demográfico português. Mas de uma forma racional e controlada, sendo implacável com as Mafias de carne humana e impondo máximos de entrada estritamente limitados à quebra demográfica ocorrida no ano anterior.

i) "Domus", a criação da célula política e económica fundamental: " a "casa" (das ganze Haus), o chefe (Haus-herr, paterfamilias) é, ao mesmo tempo, o titular de poderes de direcção sobre os agentes produtivos (os membros da famïlia, na sua acepção de consanguíneos, agnados ou serviçais, poderes que a teoria da época designava por "poderes económicos".


As "Empresas Recuperadas" da Argentina

Na Argentina, exercita-se actualmente uma nova forma de reacção perante a vaga avassaladora de destruição económica conhecida pela designação de "Globalização". Nascida fora das teorias económicas ou mesmo dos modelos políticos, a solução pragmática posta em funcionamento por dezenas de milhares de trabalhadores argentinos começa a revelar a sua fiabilidade e praticabilidade. O seu lema é o mesmo dos Sem-Terra brasileiros - a quem vão buscar a inspiração - e é: "Ocupar, Resistir, Produzir!".

Na Argentina da actualidade, a taxa de desemprego atinge uns espantosos 20% e estima-se que 45% da população viva abaixo do limiar da pobreza. Estes terríveis indicadores económicos são o resultado da governação Carlos Menem, que produzia por ano mais 10% de desempregados e que através de uma política de privatizações cega e selvagem destruiu o cerne da indústria argentina e lançou para o desemprego dezenas de milhares de trabalhadores. A total eliminação das barreiras alfandegárias - seguindo cegamente a cartilha neoconservadora - levou à falência a maioria das pequenas e médias indústrias que produziam para o mercado interno.

A partir de 2002 alguns trabalhadores de empresas falidas começaram a ocupar as suas instalações e exigiram o pagamento devidos dos seus salários atrasados na forma das máquinas e ferramentas das empresas qiue ocupavam. Este opção tinha sustentação legal, uma vez que a lei argentina - ao contrário da portuguesa - dá primazia aos trabalhadores sobre os outros credores quando uma empresa declara falência. Estes trabalhadores formaram cooperativas e usando uma lei de final desse ano passaram a poder requerer aos tribunais a cedência da exploração das empresas falidas mediante a assinatura de um contrato de arrendamento com o proprietário ou esperando que o Estado tome posse da empresa. Os tribunais passaram a autorizar os trabalhadores a ocupar as instalaçðes vazias e a usar as suas máquinas por dois anos, no final desse período, se o Estado não tiver indemnizado o proprietário e os credores, os últimos podem requerer que as máquinas e as instalações sejam postas à venda.

Em 2004, o Tribunal de Buenos Aires concedeu pela primeira vez a expropriação definitiva de 12 empresas no seu município, desde que as cooperativas que operam agora essas empresas possam ao fim de 20 anos adquirir as máquinas e instalações que utilizam. Reclama-se agora uma lei nacional que faça multiplicar esta decisão...

Nestas empresas recuperadas, as decisões mais importantes são tomadas através do voto, em assembleia de trabalhadores. Destituídas de quadros de gestão, estas empresas formam no exterior parte dos seus trabalhadores para que estes possam acumular com as suas tarefas normais, funções de gestão, controlo, contabilidade ou vendas. Aqui vigora o princípio do salário igual e não existem chefes ou patrões, sendo os coordenadores de cada área eleitos pelos seus pares por um período de tempo renovável (ou não...). Quando a empresa está saudável, 40% dos lucros são divididos pelos trabalhadores, sendo o restante reinvestido.

As empresas recuperadas não estão contudo totalmente isentas de problemas e dificuldades. Desde logo, enfrentam uma severa oposição dos Media e de muitos sectores da sociedade civil que os consideram como "extremistas" ou ameaças à propriedade individual. O quadro legal é também ainda insuficiente, sem bem que mais avançado neste domínio que qualquer outro país do mundo. Estas empresas não conseguem ainda vender directamente no mercado, vendendo sobretudo os seus produtos aos mesmos fornecedores da matéria prima de que precisam para funcionar, os quais depois colocam os seus produtos no mercado, cativando uma parte dos lucros da venda. Esta e outras dificuldades, devem-se à sua fraca capitalização, que é o maior problema que enfrentam... Contudo, o capital está lentamente a ser acumulado e o Governo argentino está a ser pressionado para auxiliar estas empresas com emprétimos bonificados, o que poderia reduzir este problema.

Existem hoje na Argentina 10 mil trabalhadores em cerca de 170 empresas recuperadas. E este número não para de aumentar todos os dias... E por cá? Quando surgirá a primeira?

Fonte: Le Monde Diplomatique (Outubro de 2005)

domingo, outubro 30, 2005

O julgamento do Do Portugal Profundo e o estado miserabundo da Justiça em Portugal

O julgamento do "Do Portugal Profundo" prossegue... E com ele se observam as diversas ineficiências, injustiças e quintinhas que pululam no sistema judicial português.

Num dos seus Posts: "Esse despacho não me foi comunicado (fundamento do crime de desobediência), nem publicado pelo tribunal, e foi-me negado o seu acesso pelo tribunal, por estar, ele próprio, em segredo de justiça." chocou-me profundamente e indica claramente o estado miserável em que se encontra a Justiça... Não tanto por responsabilidade do "Estado" ou dos governos, mas mais por causa dessa chusma de juízes, gordos e anafados que se passeiam do alto das poltronas de pele de antílope e lançam trovões sobre os incautos que têm o azar de não pertencer à sua classe privilegiada e impune...

Espero que António Balbino (o bloguista do "Do Portugal Profundo") mova um processo por percas e danos morais contra o Estado já que (incompreensívelmente) não é possível processar um juíz que pela sua incompetência ou má vontada prejudica intencionalmente um arguido.

O empobrecimento dos Governos

Um pouco por todo o Mundo, os Governos estão cada vez mais pressionados pela redução crescente dos seus Orçamentos. Na União Europeia, o "Pacto de Estabilidade e Crescimento" funciona como mais um travão para os Orçamentos nacionais, agravando um fenómeno de escala global e que é consequência da Globalização que, imparável e impiedosa, avança por todo o lado levando a esmagadora maioria dos Homens a um grau de miséria inéditos e só comparáveis aos primeiros anos da Revolução Industrial...

A redução demográfica no Ocidente, a fuga das multinacionais ao impostos devidos ao Estados, o envelhecimento da população e o aumento do número de pensionistas, a pressão por via das ameaças de deslocalização das indústrias por uma redução dos impostos sobre os lucros, os aumentos exponenciais dos custos de Saúde e até do equipamento militar, todos estes fenómenos colocam os Governos contra a parede e obrigam aos cortes orçamentais que Portugal realiza desde a alguns anos e que se repetem um pouco por todo o mundo, desde os EUA ate a Finlândia.

Esta crescente pobreza dos Governos, retira-lhes a energia e os recursos para poderem intervir nas Economias e acelerar a saída dos momentos de crise, agrava as desigualdade sociais e aumenta a conflitualidade social até ao momento da pré-Guerra Civil (Brasil e África do Sul).

Este movimento para o empobrecimento dos Governos tem que ser detido. O seu empobrecimento e o empobrecimento de todos nos e o enriquecimento imoral e escandaloso de uma quantas centenas, feito à custa da miséria e do sofrimento de milhões.

O "Estado" não é o inimigo. O "Estado" somos nós!

sexta-feira, outubro 28, 2005

De "Origem muçulmana", senhor "jornalista"???

Passou à minutos na SIC Notícias uma peça jornalística onde o locutor de serviço dizia a seguinte barbárie*:

"Foram capturados 4 jovens de origem muçulmana"

Alguém informa estes senhores de que ser muçulmano é aderir à religião muçulmana? E de que ninguém nasce muçulmano, e de que até o filho ou a mulher ou namorada deste "jornalista" se pode converter ao Islão?! (terá que se lhe explicar então que "Islâmico" e "Muçulmano" são sinónimos)

Eis a prova como a incultura do Povo Português encontra nestas frequentes gaffes jornalísticas por parte da sua responsabilidade....


* Os tipos da TV gostam de lhes chamar "jornalistas", mas são de facto "locutores" por apenas lêm papéis, esses sim, escritos por "jornalistas".

quinta-feira, outubro 27, 2005

União

Portugal precisa absolutamente de um novo desígnio nacional, de um elemento polarizador e consensual que catalize as energias da generosa Alma Portuguesa e que possa transportar Portugal para um novo patamar de desenvolvimento e devolver o perdido orgulho nacional.

Quando confrontado com objectivos claros, identificados com prazos e alcançáveis Portugal sempre soube mostrar-se à altura do desafio. Assim foi no nosso passado remoto e no recente. Desafiados pela adesão à União Europeia, pela liberdade de Timor-Leste, pela entrada no clube do Euro, pela Expo 98 e até pelo discutível Euro 2004, Portugal sempre cumpriu. Falta então identificar uma meta ambiciosa, desafiante mas alcançável que possa ser concretizada a médio prazo.

E julgamos saber qual possa ser essa meta simultaneamente ambiciosa e alcançável... A formação de uma União entre Portugal e o Brasil. A constituição de uma nova entidade estatal de dimensão pluricontinental democrática, paritária e pacífica daria ao mundo uma mensagem de Paz e fraternidade que não deixaria de influenciar outros países e sobretudo os países africanos de expressão oficial portuguesa que se seatiriam compelidos a aderir a esta União.

A sua simples formação tornaria o novo Estado Brasil-Portugal numa das maiores economias do mundo, aumentaria exponencialmente a influência lusitana na Europa e no Mundo e contribuiria para a pacificação interna brasileira, decisiva dado que o Brasil está imerso numa autêntica Guerra Civil. A criação de um imenso mercado interno estimularia a estagnada economia portuguesa e o maior poder de compra luso estimularia a iadústria e agricultura portuguesas. A unificação das Forças Armadas transformaria a União Brasil-Portugal numa pktencia militar transcontinental e reforçaria as justas pretensões brasileiras de obtenção de um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU.

Para o Brasil, a união com Portugal seria um sinal de crescimento, establização e deseavolvimento. Para Portugal, a união seria um pólo catalisador as adormecidas energias nacionais e estimularia a estagnada e agonizante indústria nacional.

quarta-feira, outubro 26, 2005

Sem comentários...












Informação recolhida de um post do excelente Blogue Puxapalavra

O "Milagre" Britânico

Parece que Portugal entrou numa vaga imparável de despedimentos... As empresas privadas despendem todo o pessoal que podem, o próprio Estado com o seu espantoso número de 5 milhões de dependentes directos (Medina Carreira) está a preparar-se para despedir pessoal e todos estes despedimentos são feitos sempre tendo em vista o suposto "aumento da competitividade da nossa Economia", como se a desregulamentação do mercado laboral pudesse ser directamente ligada ao crescimento económico...

Porque não pode! Durante décadas o fundamento do espantoso crescimento japonês esteve na extrema segurança e rigidez laboral japonesa que garantia o mesmo emprego até ao fim da vida laboral do funcionário e que criava uma relação semi-familiar entre a empresa e o empregado.

Até o mais propalado exemplo de sucesso, o Britânico, está inquinado. Dizem frequentemente que a baixa taxa de desemprego britânica (4%) se deve à desregulamentação do seu mercado de trabalho, mas isso não é verdade! Se a taxa de desemprego britânica é baixa isso deve-se a um conjunto de factores:
a) A taxa de emprego temporário é de mais de 20% (em França é 8%)
b) Desde que Blair tomou o poder, o Estado admitiu perto de 1 milhão de novos funcionários
c) A categoria de "Deficiente" foi alargada desde a chegada de Blair, permitindo um salto de 400.000 para perto de 2.5 milhões, e estas pessoas foram assim excluídas do Mercado de Emprego.

E eis desvendado o tal "Milagre Inglês".


Fonte: Edição de Outubro do "Le Monde Diplomatique"

terça-feira, outubro 25, 2005

O discurso do Sapo Velho

Neste momento Mário Soares discursa em todas as televisões desde Boliqueima a Uagadugu, babando-se para cima dos microfones, enquanto Cavaco Silva acompanha a transmissão salivando pelos cantos da boca enquanto a Maria Cavaca lhe corta as unhas dos pés e um caniche laranja saltita aos pés do casal.

Soares fala de Economia, Economia, Economia, ele que se gabou em tempos "de não perceber nada de Economia" (nem querer saber). Jorge Coelho tira ramelas do olho com a haste dos óculos enquanto pelo canto do outro olho (o não rameloso) acompanha a curvas da Mandatária pela Juventude, Joana Amaral Dias (e quem o pode criticar?) e a audiência de centenas de pinguins enfatuados aguarda ansiosa pela próxima distribuição de condecorações e prebendas.

Soares falou mais e melhor que Cavaco. Desde logo ao marcar para hoje esta declaração revelou a sagacidade política que lhe é reconhecida e anulou boa parte do impacte que a declaração cavaquista provocou. Soares demonstrou também que está mais à vontade nestas lides que o cronicamente tímido Cavaco que limitou as suas declarações a uns escassos minutos (contra 20 de Soares).

Apesar da geralmente boa performance soárica, aqui e acolá notou-se a passagem da idade sobre o Velho Sapo... Murros na mesa, pancadas no microfone, enganos de leitura, e os humilhantes esquecimentos na fase das perguntas dos jornalistas quando se esqueceu uma, duas vezes das perguntas da jornalista do Expresso, Soares deu mostras que já não o mesmo Soares de sempre... A idade é implacável e Soares devia ter a sabedoria bastante para o reconhecer e escusar-se a exposições humilhantes e para se escudar à derrota degradante que o espera...

Em Suma: melhor (muito) que Cavaco, no discurso, nas ideias (contra o vácuo de Cavaco) e até no debate, mas muito, muito longe do Mário Soares de outros tempos...

A Legalização da Prostituição

Segundo o Correio da Manhã, o governo preparar-se-ia para legalizar a prostituição segundo os mesmos moldes usados na Holanda e na Alemanha.

Concordo com esta Legalização: Sempre haverá essa actividade e mantê-la à margem da lei só serve para alimentar as máfias da emigração ilegal que pululam pela Europa, a disseminação de doenças e financiar outras actividades criminosas com os lucros desta actividade ilegal.

Assumam que existe prostituição e que sempre haverá e procurem controlar essa actividade.
O fenómeno não é comparável com a legalização da Droga, conforme já ouvi: a Droga arrasta a vítima até patamares de degradação inumanos e até à morte e a Prostituição - vigiada e legalizada - pode ser uma actividade económica e uma dissipação para muitas tensões sexuais.

Daqui a defender a Prostituição... Vai um grande passo. Ela deve ser legalizada, mas a sua prática é imoral e reprovável, ainda que necessária numa sociedade neo-católica sexualmente repressiva como a nossa. A prostituição representa um nível de degradação para que a "consome" e para quem a "vende", mas haverá sempre alguém que se sinta sexualmente insatisfeito e a procure e haverá sempre quem esteja disposto a satisfazer esta procura. Se das duas necessidades resultar algo de positivo para todos os participantes (satisfação para um e rendimento para outro) e se tal não disser respeito aos demais, porquê manter a proibição?

Com a Legalização podíamos afastar a prostituição das ruas, eliminar com a parasitagem chula, quebrar o laço entre droga e prostituição, dignificar as mulheres que a praticam e criar mecanismos que trouxessem essas mulheres à superfície e lhes permitissem reingressar no mundo do trabalho e na sociedade.

segunda-feira, outubro 24, 2005

A FlameWar do Blasfémias

Depois de um meu comentário colocado no Blasfémias foi alegremente insultado por alguns ultraliberais, buxófilos e fundamentalistas-cristãos (para mim, as três palavras valem como insultos) porque escrevi:

Embora na Rússia soviética houvesse pobreza não havia a miséria absoluta que assola mais 17 milhões de americanos e os tais 150 milhões de pobres chineses. O sistema estava longe de ser perfeito, mas produzia um maior nivelamento social e económico do que o presente "pensamento único".

Pergunte-se aos pobres russos se hoje estão melhor que em 1960...

"O sistema estava longe de ser perfeito". E não era! Havia miséria, mas a fome que hoje assola milhões de russos não existia e a habitação, a Saúde, a Educação e os transportes públicos eram assegurados e todos tinham emprego e a velhice tranquilos (no primeiro caso, até demais).

O sistema soviético não funcionava. Ponto. Somente as enormes exportações de produtos petrolíferos e a repressão severa e frequentemente assassina permitiram manter o regime à tona de água! Mas o sistema nivelava - ainda que por baixo - as desigualdades sociais, económicas e sexuais! Havia mais igualdade do que em qualquer outro regime, mas a custo da liberdade de expressão e da eficiência económica, e estes são preços muito altos a pagar..

Tão altos que o regime soviético perdeu a Guerra Fria.

Agora não reconhecer que a pobreza na Rússia Soviética é aderir ao mais bacoco e cego fundamentalismo buxófilo. O sistema não prestava, mas não produzia mais pobreza que o chamado "Capitalismo Ocidental".

Os protestos de José Maria Martins

O candidato presidencial José Maria Martins tem protestado pela sua ausência nas sondagens e nos painéis de debate das eleições presidenciais. Não estando aqui em consideração a importância ou os méritos do candidato, o protesto levanta uma questão profunda e relevante:

A partidocracia que nos governa desde 1975 ocupou todo o espectro de acção política e de informação, filtrando toda a informação política de modo a permitir a sua perpetuação e alternância no Poder. Por isso tem sido tão difícil ao sistema político português renovar-se e encontrar novos valores, à semelhança do que aconteceu em Itália, onde todo o sistema partidário se renovou e onde se verificou uma extinção massiva dos maiores partidos italianos.

Neste aspecto, JMM e Alegre (este menos porque corre sózinho só porque o PS lhe recusou o apoio, não por uma questão de princípio).

Ramalho Vira Eanes

A propósito do anúncio do apoio de Ramalho Eanes à candidatura de Cavaco Silva e da sua apresentação como "Presidente da Comissão de Honra" desta candidatura (seja lá o que isso fôr...) assistimos a mais uma manifestação do "Maquiavelismo" no seu melhor e na versão lusitana...

O que importa a Cavaco e à sua candidatura é recolher votos à esquerda e ainda há quem neste sector reconheça em Eanes um modelo a seguir.

Cavaco sabe que o que o separa da Presidência é a sua ligação com a Direita e "namorar" com a Esquerda é-lhe tão vital que não pode hesitar em sacrificar aqui e acolá alguma coerência...

domingo, outubro 23, 2005

A confusão na tola de Sócrates entre Tamiflu e "Vacina"

Parece que José Sócrates teria declarado que "Portugal estava preparado para enfrentar uma eventual epidemia da Gripe das Aves porque tinha adquirido uma dose considerável de vacinas".

Alguém faz o favor de explicar a esse viciado em fatos Armani que não existe ainda vacina para o H5N1 e que o Tamiflu da Roche não é uma vacina?

Ainda as Presidenciais

Cavaco vai perder as eleições presidenciais... E o seu equivalente de Esquerda, o "sistémico" Soares vai ser humilhantemente batido por Alegre na primeira volta. Na segunda os votos da maioria de esquerda serão canalizados para Alegre e este será capaz de bater confortávelmente o professor de Economia...

Cavaco já perdeu umas presidenciais (remember?) e vai perder outras e sempre pela mesma razão: Não existe em Portugal uma maioria sociológica capaz de sustentar um Presidente da República de Direita.

Ponto.

Cavaco e o "Presidencialismo"

Eis que está finalmente consumada aquela que era a expectativa de muitos: o regresso de Cavaco Silva.

Esperado ansiosamente pela Direita depois da sua esmagadora derrota eleitoral e temido pela Esquerda que dispersa pelos seus cinco candidatos teme a ascensão de um PR mais activo que Sampaio e Soares e capaz de interferir directamente com a governação socialista, Cavaco é temido.

Mas Cavaco existe apenas dentro de uma moldura legal e se fôr eleito (o que não é provável, a menos que um número significativo de eleitores da esquerda votem nele) terá que se mover num quadro que limitará fortemente qualquer veleidade "interventiva" que tenha. Assim, o passo seguinte será o de reformar a Constituição e de reforçar os poderes presidenciais... Moldando o nosso regime à semelhança do Françês, do americano ou do russo, onde os poderes presidenciais dominam os do executivo e permitem uma maior agilidade e eficácia do Regime.

Será o "Presidencialismo" a solução para o problema português?

quarta-feira, outubro 19, 2005

O Falcon Socrático

Decididamente, os políticos portugueses não aprendem com os seus erros... Já o devíamos saber, tendo em conta o estado em deixaram este país e quando observamos Durão Barroso a reincidir em viagens suspeitas pagas por amigos, mas quando se vê um homem inteligente como Sócrates a cair novamente - depois das férias no Quénia - no erro ficamos sempre um tanto espantados e frustados...

Conforme se sabe, o Primeiro Ministro teria utilizado o Falcon 50 da Foria Aérea para se deslocar a Aveiro para assistir ao jogo de futebol que opôs a selecção portuguesa à equipa do Liechtenstein.

Segundo gabinete de Sócrates, a justificação seria dupla; por um lado resultava na necessidade de realizar um número minímo de horas de võo, por outro resultaria da agenda apertada por Primeiro Ministro. Desde logo, estes argumentos podem ser contraditórios entre si... Se o PM andou de Falcon porque tinha pressa então interessa saber o detalhe das horas mínimas? E se o Falcon tinha que voar que interesse tem o detalhe da pressa do PM? E se tinha mesmo que voar, porque logo com o PM e naquele jogo? Mas este não é o contra-argumento principal...
Novamente, como no caso das férias no Quénia - importa "Governar por Exemplo". Os governantes que querem impôr contenção salarial e orçamental ao país não devem deixar passar a imagem de despesismo ou de gastos sumptuários e supérfulos. O capital de confiança que perdem nestes episódios é tremendo e retira eficácia às suas medidas, seja qual fôr o seu mérito intrínseco.

terça-feira, outubro 18, 2005

O Grande Vencedor das Autárquicas 2005 foi...

O grande vencedor destas eleições não foi o PSD - como os Media se apressaram a declarar - mas a CDU e com ela, o PCP... As perdas de Câmaras e mandatos do PS foram sobretudo para a CDU, que lhe conquistou sete câmaras e não para o PSD que se limitou a conservar as vitórias de 2001 sem que para isso tenha sido necessário dispender um grande esforço já que normalmente os círculos autáquicos sâo de oito anos, não de quatro.

A segunda grande vitória da CDU foi conseguida à sua esquerda, no Bloco de Esquerda que tornou a não conseguir fazer exprimir no domínio autárquico o seu crescimento nas Legislativas e que permanece no Poder Autárquico uma força vestigial e irrelevante. O próprio uso da expressão "candidato-bandido" por Francisco Louçã e a aparição súbita da candidata da única Câmara do BE nessa lista de "candidatos-arguidos" retira força moral a essa isolada vitória bloquista.

As excelentes prestaçðes dos candidatos autáquicos que a CDU apresentou nos diversos debates pelas Câmaras de Lisboa e Porto (Ruben de Carvalho e Rui Sá) e os elogios directos e indirectos dos candidatos do PSD também contribuiram para credibilizar as propostas comunistas nas restantes câmaras do país, reforçando a imagem de boa gestão autárquica que o partido foi recolhendo por todo o país desde 1976...

segunda-feira, outubro 17, 2005

Queremos a cabeça de Jorge Coelho

Quando Jorge Coelho e o próprio PSD vêm dizer que a derrota nacional sofrida pelo PS se deve em boa medida à impopularidade das medidas de contenção orçamental do Governo ignoram evidentemente uma análise que foi publicada no Editorial do Jornal Público de 11 de Ouubro.

Abordando os resultados na Câmara de Lisboa, o editorial conclui que Carmona Rodrigues teria recolhido mais doze mil votos do que a lista patrocinada pelo PSD para a Assembleia Municipal e que esses votos teriam provindo de quadrantes tão diversos como a CDU, o BE e até do PCTP/MRPP!

Esta curiosa deslocação de votos (clara em Lisboa, mas também observável em Sintra) da Esquerda para o candidato da Direita prova que a escolha de Carrilho criou em grande parte dos eleitores da Esquerda um desconforto tão grande que preferiram votar no PSD a escolherem o candidato que por "voto útil" deveria ter cativado a sua escolha... Aliás, para estes eleitores, o "voto útil" foi o voto na Direita...

Jorge Coelho, que foi o principal responsável pela escolha de Manuel Maria Carrilho já devia conhecer estas deslocações de votos quando na noite eleitoral proferiu as suas cobardes declaraçôes em que atribuía ao Governo a responsabilidade pela derrota sofrida pelo PS nestas Autárquicas...

domingo, outubro 16, 2005

O "mau artista"

Hoje à tarde (domingo) apareceu-me à porta um indivíduo de fato de treino com uma placa na mão e algumas folhas presas a ela por uma mola dizendo: "Estou a fazer um peditório por causa de um menino que tem que ser operado".

Como já não acredito em gambuzinos, nem na capacidade política de Santana Lopes, nem sequer na inocência de Valentim Loureiro (nem na vitória do Peseiro no Campeonato*) disse qualquer coisa como "Obrigado, mas não estamos interessados". Aliás, já estava danado com o tipo mesmo antes de lhe abrir a porta, porque ele tinha optado por tocar a campaínha em vez de bater com a mão à porta, acordando a minha bébe, mas mais danado fiquei quando enquanto fechava a porta oiço o tipo murmurar qualquer coisa. Fecho a porta, para logo a reabrir e lhe perguntar: "O que foi que disse?", "Nada, nada. Falava para mim." "Acho bem." e lá se dirigiu para tocar à porta dos meus vizinhos "engenheiros" e ultra-beatos (bem feito).

Fiquei depois a pensar no episódio... Haveria qualquer hipótese da história do tipo ser verdadeira? Não me parece... Porque haveria alguém que fosse familiar dessa criança omitir essa ligação na apresentação? Porque é que precisaria de recolher dinheiro porta a porta se o Estado - em princípio - garante ainda a realização de operações urgentes? Se era verdade, porque não começou por se identificar? Porque não trazia uma identificação na lapela? Porque andava de barba por fazer e de fato de treino? Porque tocar à campaínha com um único toque insistente e prolongado? Seria uma atitude intencional para impressionar os reformados que habitam maioritariamente a minha zona?

Não, a minha avaliação inicial era a correcta. Tratava-se de um "esquema" arquitecturado por uma mente incompetente para recolher dinheiro aos reformados aqui da avenida... E provavelmente de um esquema eficaz... A quantas portas teria que bater até receber a sua "contribuição"? Quanto renderia este "trabalho" ao fim de bater a 200 portas?

Não me arrependi de lhe ter dito que não. Só me arrependi de não lhe ter sacado mais dados, como os detalhes sobre a suposta criança doente, contactos, o nome, etc.

Da próxima não cometerei o mesmo erro... E sabemos que haverá uma próxima, não sabemos?


* Esta foi para o amigo Pires... ;-)

Os Heróis da Mata

Ontem, na televisão (onde mais haveria de ser?!) um caçador de perdizes interrogado sobre qual achava que seria a consequência de uma acção mais enérgica por parte da Comissão Europeia quanto à chegada da Gripe das Aves à Europa dizia:

"Como os tordos são aves migratórias, isso será muito grave para a caça."

Comentários:
1. Alguém se lembraria de perguntar a um coveiro qual seria a acção necessária para parar um "meltdown" de um reactor nuclear? Então porque perguntar isto a um especialista em morte de pequenas aves?

2. Estes senhores ficariam tão garbosos do alto das suas botas de cabedal e camuflados de luxo se fornecessem às perdizes armamento de defesa?

3. Durante a reportagem a "voz off" não parou de afirmar que "caçavam pelo prazer de caçar" (como se isso fosse algo de louvável). Isto é, matam e provocam a dôr pelo seu próprio doentio prazer. Certamente hão-de reencarnar na pela de uma pequena ave a quem desfazem o torax com um tiro de bala de canhão e hão-de então divertir-se bastante, estou certo.

4. Esta gente que infecta os campos portugueses ao fim-de-semana (basta fazer uma volta pelos arredores de Lisboa) dispara sobre tudo o que mexe, não hesitando em abater os colegas se estes se parecerem muito com um coelho (azar!), reduzindo ainda mais a nossa já escassa riqueza biológica e pisando, derrubando culturas agrícolas sempre que podem, perante a passividade dos DOIS guardas florestais pagos com ordanado mínimo que defendem os seis milhões de hectares da mata portuguesa.

Proíba-se a Caça!

O Cabaco-Messias

Cavaco aproveita-se da crença profundamente arreigada na Portugal da "vinda de um messias salvador". A sua posse seráfica e altaneira é compatível com esta leitura.

Mas esquecem os portugueses (e se calhar Cavaco) que o PR é um cargo decorativo, destituído de poder real e que não tem qualquer papel executivo ou legislativo... Graças a Sampaio e Soares.

Assim, este suposto "salvador" é um salvador destituído de poderes de "salvação" e assim para que serve um Presidente da República com um perfil tão "executivo" como Cavaco? Para causar uma permanente e improfícua querela com o governo socialista?

É isto que queremos e de que precisamos?

sábado, outubro 15, 2005

Yoko Tsuno


Numa recente passagem pela Bélgica tive o prazer de encontrar alguns albuns de Banda Desenhada da série "Yoko Tsuno" de Roger Leloup e que em Portugal foram reveladas pela fátua e saudosa revista "Spirou".

Ficção Científica "retro" (o autor escreveu na década de 70), as histórias ficaram-me na cabeça e o prazer que tive em as reencontrar foi como uma espécie de regresso à Infância... Mas agora com quase quarenta anos, os argumentos parecem mais frágeis e os desenhos menos perfeitos...

Porque é que vemos o nosso passado com o nosso olhar de adultos e não permanecemos para sempre com olhos de criança?

Quem teria razão: o adulto de agora ou a criança de outrora?

Não ao Grande Sapo


Aqui me junto ao Nelson Santos do blogue "desBlogueador de Conversa" na sua Cruzada contra o regresso do "Grande Sapo" a Belém!

A "Gripe das Aves" chegou à Europa. Que eficácia tem o Tamiflu?

Segundo o artigo que a prestigiada revista científica "Nature"(artigo) vai publicar o medicamento "Tamiflu" que o nosso governo encomendou para 1/4 da população (médicos, enfermeiros, governantes, militantes do PS, e as 329 ex-secretárias de Santana Lopes, por esta ordem) afinal não é tão eficaz como se previa no combate a uma mutação do virus da "Gripe das Aves" o H5N1. A estirpe que foi detectada pela primeira vez no Vietname acabou por ceder perante uma dose mais forte de Tamiflu, mas o incidente indica que o virus se está a mutar depressa e que o medicamento pode perder toda a eficácia mesmo antes de se desenvolver uma estirpe realmente perigosa para os seres humanos...

O outro medicamente a quem se reconhece eficácia no combate ao H5N1 é o "Relenza" do qual somente o governo alemão está a construir stocks e que poderá ter uma eficácia maior no combate a esta nova estirpe do virus da Gripe das Aves.

O Sinal

A própria emergência (e sucesso!) da candidatura apartidária de Manuel Alegre devia disparar as campaínhas em todas as sedes partidárias (e não só no PS). O simples facto de alguém que corre sem apoios partidários estar em 2º lugar nas sondagens indica que a partidocracia que nos governa desde 1975 está estagnada e em descrédito e devia levar os políticos profissionais deste país a repensarem o seu papel na Democracia e a própria existência dos partidos em que militam.

sexta-feira, outubro 14, 2005

O Candidato Desconhecido

Ultimamente têm-me perguntado "quem é aquele tipo chamado 'José Maria Martins' que aparece na sondagem do blog?"

Pois bem, para quem não sabe, cá vai o esclarecimento... É o próprio advogado de carne e osso (e tecido adiposo também) que defende o famoso "Bibi" no Processo Casa Pia.

O homem tem blogue e a sua candidatura presidencial (apresentada formalmente à comunicação social no mês passado) tem site e tudo: http://www.darvozaoscidadaos.org/

Fora do seu ambiente, aquelas criaturas extinguem-se...

Depois das vitórias - nalguns casos esmagadoras dos candidatos do quarto maior partido português, o PCP (Partido dos Corruptos Portugueses) - encontra-se um grande contraste na derrota que Avelino Ferreira Torres sofreu em Amarante. Já aqui serzimos na mona desse candidato, mas como julgamos que serxir em tal cabeça além de publicamente útil, também é divertido vamos tornar a faê-lo....

A análise sociológica que o Publico de 11 de Outubro sugere é interessante e revela bem que a base eleitoral destes candidatos é estranhamente (e daí, não...) semelhante à base eleitoral que colocou George Bush no poder: quem vota neles são as camadas menos instruídas e mais ruralizadas da população.

De facto, em Amarante, Avelino conseguiu mais votos que os adversários nas freguesias mais rurais e menos populosas, mas perdeu claramente nas zonas urbanas e sobretudo, na própria Amarante, onde foi literalmente esmagado pelo candidato do PSD.

Estes resultados indicam que a melhor maneira de impedir a ascensão destes caciques ao poder local é tripla:

A) Agilizar o processo judicial e de invstigação policial de modo a reduzir a duração dos processos e a sua coincidência com períodos eleitoriais

B) De modo a erodir a sua base local de apoio, construída em torno de teias de interesses (emprego e empresas dependentes da Câmara), forçar estes candidatos com processos por corrupção (arguidos) a candidatarem-se noutros concelhos que nâo naqueles onde estes processos foram originados

C) E depois - sobretudo - aumentar profundamente o grau de cultura cívica das nossas populações. Um processo lento e caro, mas que a própria passagem do tempo pode resolver através da progressiva renovação demográfica do mundo rural e da aparição de uma nova geração de agricultores no interior português. Infelizmente, esta substituição não está a ocorrer, mas ocorre em seu lugar uma progressiva desertificação... Consequência da Globalização e das políticas de esvaziamento rurais patrocinadas pela Comissão Europeia.

quinta-feira, outubro 13, 2005

A sobrecarga no sistema educativo português

Sabiam que um aluno do 7° ano de Escolariedade tem hoje o espantoso número de 14 disciplinas! Como é possível que os alunos consigam reter tantas matérias diferentes? Quem acredita que esta dispersão curricular não tem nada a ver com os altos níveis de insucesso escolar portugueses?

É imperativo aliviar o peso desta carga curricular. Racionalizar o tempo e optimizar os sempre escassos recursos é algo que só pode ser feito reduzindo o número de disciplinas e aliviando a extensão dos programas escolares. Não se trata de nivelar por baixo, de facilitar a vida escolar reduzindo os níveis de exigência até que desapareça o Insucesso Escolar porque até mesmo os mais mal preparados conseguem transitar para o nível seguinte. Neste sentido, criar disciplinas "étnicas" ou "culturais" como "dança africana" ou "música étnica" (como já se fez no Concelho da Amadora) é dar um passo na direcção do Abismo... Nenhuma dessas disciplinas irá facilitar a integração no mercado de trabalho nem a integração na sociedade e cultura portuguesas, favorecendo pelo contrário a fragmentação cultural e a ghetização de uma parcela cada vez mais significativa da população.

A chave para reduzir a carga curricular e consequentemente o Insucesso Escolar é a Vocação. Existem hoje ao dispôr dos pedagogos vários métodos que permitem identificar as áreas vocacionais de cada aluno de modo a identificar uma grelha de disciplinas onde este esteja mais apto a conseguir melhores resultados. A formação escolar seria assim complexamente flexível, com excepção de 3 ou 4 disciplinas fundamentais, como a Matemática, o Português e uma língua estrangeira.
Em vez de formarmos exércitos de falhados cépticos com a utilidade da sua educação escolar prepararíamos alunos motivados e produtivos, preparados especificamente para as suas áreas vocacionais e prontos para levar Portugal a um novo patamar de desenvolvimento.

O original deste Post foi colocado em "Movimento Quintano".

O "Estado Mínimo"

Vital Moreira escreveu recentemente ao blog Causa Nossa um post em que criticava os defensores do modelo de "Estado Minímo" que conhece a sua aplicação mais radical na Irlanda e - em menor grau - nos EUA ultraconservadores dos Republicanos de Bush.

Depois da publicação do Post, a polémica contra e a favor do conceito de "Estado Mínimo" tem percorrido a blogoesfera e relançou em boa altura a polémica sobre qual deve ser o papel do Estado nas Sociedades Modernas.

Sem querer simplificar excessivamente nos estados ocidentais estas são as áreas de acção fundamentais:
A. Defesa
B. Negócios Estrangeiros
C. Segurança
D. Saúde
E. Educação
Se no que respeita à Defesa e aos Negócios Estrangeiros a questão é relativamente pacífica o mesmo não se pode dizer em relação ao resto desta lista. A Segurança não pode ser entregue nas mãos de privados, sob pena de reduzir seriamente a eficiência, a autoridade e até a sua insenção. Mas em relação à Saúde e à Educação é possível ter uma outra abordagem. O modelo americano "liberal" (a expressão em outro significado na Europa) segundo o qual esses serviços são prestados por entidades privadas a quem depois o Estado financia quando os serviços pode ser interessante e mais eficiente que o modelo "estatista" europeu. O sucesso e eficácia das universidades é evidente e unanimemente reconhecido e a fuga de "cérebros" europeus da Europa para os EUA prova isso mesmo. Já no sistema de Saúde o sistema não parece funcionar tão bem, merçê das escassas verbas atribuídas pelo governo federal ao sector e à gula pelos lucros das entidades privadas de Saúde. Mas um e outro problema têm solução: de um lado aumentando as verbas reservadas, e pelo outro reforçando a eficácia dos mecanismos de fiscalização.

O original deste Post foi colocado em "Movimento Quintano".

quarta-feira, outubro 12, 2005

Citação de Teixeira de Pascoaes: II

A Saudade e o Saudosismo
Teixeira de Pascoaes
Assirio e Alvim

P.11"Reparai num homem civilizado, rico, inteligente e feliz; olhai-o bem; tirai-lhe o chapêu alto, o casaco, as botas de verniz; despi-o, enfim: vereis a miséria da carne tentando um feroz regresso às formas caricatas do orangotango inicial.

terça-feira, outubro 11, 2005

O "Space Elevator"


Foram realizados na passada semana testes decisivos para a construção de um "Space Elevator" (elevador espacial). Conduzidos pela empresa privada LiftPort Group Inc., of Bremerton, Washington criada especialmente para a construção deste sistema, foi testado o uso de um robot escalador construído à escala que foi capaz de subir e descer de um cabo preso a um balão atmosférico de 4 metros de diâmetro que estava em vôo estacionário a mais de 300 metros de altura.

O projecto do "Space Elevator" pretende colocar em órbita um grande satélite onde se prenderiam vários cabos extremamente resistentes usando os nanotubos que a empresa está a desenvolver na sua fábrica LiftPort Nanotech em Millville, New Jersey. As extremidades terrestres destes cabos com 100 mil km de comprimento seriam presas a uma plataforma no Oceano Pacífico e a instalação seria usada para colocar em órbita todo o tipo de cargas desde satélites, painéis solares, abastecimentos para a estação espacial internacional e eventualmente, até astronautas.

Este é certamente um dos projectos mais inovadores e ambiciosos da actualidade e promete baixar astronomicamente os custos das viagens espaciais. A falta de envolvimento da NASA e do governo federal num projecto desta escala revela bem o estado intelectual da actual Administração americana que em vez de investir em projectos como este prefere regressar à Lua usando cápsulas Apollo recauchutadas...

Citação de Teixeira de Pascoaes

A Saudade e o Saudosismo
Teixeira de Pascoaes
Assirio e Alvim

P.3
"Os lavradores são a parte mais esquecida do nosso povo, porque vivem longe do mundo onde se luta e pensa, em perfeita noite medieval, povoada de bruxas e fantasmas e de todas as superstições católicas que os padres estreitos e broncos, lhes injectam na alma, como se injecta um veneno."

A influência do catolicismo não tem parado de diminuir e é hoje uma parcela daquilo que era no tempo em que Teixeira de Pascoaes escreveu estas linhas. Nos tempos ainda não muito longínquos das Guerras Liberais os absolutistas (Miguelistas) encontravam os seus pontos de apoio mais fiéis no Interior, e em tempos mais recentes, a Revolução Republicana, com o seu inflamado anticlericalismo encontrara a sua oposição mais vigorosa no interior do país. Aliás, a própria força das expressões que Pascoaes emprega indica claramente o que pensava o poeta e ensaísta da Igreja Católica...

Todo esse passado recente condicionava a opinião que Pascoaes tinha do Interior. E o facto de ter passado aí uma parte significativa da sua vida - conhecendo assim muito de perto a situação que descrevia - concede a Pascoaes uma autoridade muito especial.

A sobrevivência de cultos pré-cristãos entre o meio rural é ainda hoje uma realidade (como demonstram os trabalhos de Moisés do Espírito Santo) e na época de Teixeira de Pascoaes, essa sobrevivência ainda devia ser mais evidente...

Dos pequenos também (não) reza a História...

Se alguém se der ao trabalho de ir ao infeliz site do STAPE (infelizmente porque a base de dados que alimenta estourou na noite eleitoral), reparará no detalhe das votações dos pequenos partidos e que se referem a totais nacionais:

Partido Humanista (também conhecido como "aquele projecto de fim de curso de uns alunos de uma privada"):
5058 votos

Partido Nova Democracia ("aquela coisa do Monteiro"):
2048 votos

Partido Nacional Renovador ("o partido de tipos com penteado esquisito que fazem manifs para serem gozados pelas televisões"):
1752 votos

Partido Popular Monárquico (também conhecido como "o partido do tipo que quer ser rei e da sua família (numerosa) mais chegada"):
1725 votos

Movimento Partido da Terra ("aqueles tipos que se pegaram ao PSD para arranjarem, uns tachos no Parlamento"):
1589 votos

PSN ("quem?")
233 votos

E assim vê a representatividade autárquica desta gente... Comparados com isto, até o Bloco de Esquerda teve um excelente desempenho... Recordem-se de que são totais nacionais!

A nova variante do Homo Sapiens


Avelino Ferreira Torres perdeu claramente e por margem esmagadora as eleições municipais em Amarante... A dimensão da derrota demonstra que o género humano "Homo Politicus Corruptus" desenvolv-se apenas no seu ambiente nativo e que qualquer deslocação de ambiente, elimina a espécie.

Assim, a solução para o problema Fátinha seria deslocar Fátinha para a choça e vê-la definhar. Quanto a Isaltino, podíamos deslocá-lo para a Suiça, onde a espécie parece ter os seus locais de nidificação e deixá-lo aí formar descendência com uma outra subespécie degenerada do género humano, o "Homo Taxistus Brutus" que parece dar-se muito prosperamente nas regiões alpinas.

segunda-feira, outubro 10, 2005

MICRO-CAUSA IV

PODE O JORNAL «PÚBLICO» SFF ESCLARECER COM QUEM É QUE FÁTIMA FELGUEIRAS MANTEVE CONTACTOS NO SECRETARIADO NACIONAL DO PS? QUANDO É QUE ESSES CONTACTOS TIVERAM LUGAR? QUEM É QUE INFORMOU JAIME GAMA PREVIAMENTE DA LIBERTAÇÃO DE FÁTIMA FELGUEIRAS?

O pedido de esclarecimento continua a ganhar visibilidade. O número de blogues que solicitam um esclarecimento não pára de aumentar e o número de leitores também não pára de crescer. Igualmente importante, o assunto é alvo de debate.Esta é a lista de blogues que, em função das notícias que publicou, gostaria que o Público desse uma explicação sobre as mesmas:

A Destreza das Dúvidas, A Fonte, A Forma e o Conteúdo, A Grande Loja dos Trezentos, A Origem das Espécies, Ar Fresco, As Farpas, Abrangente, Abrupto, Adufe, Afixe, Akiagato, Albardeiro, Al(maria)do, Almocreve das Petas, Arcadia, Asilo do Obstinado, Belogue Civico, Biblioteca de Babel, Bicho Carpinteiro, Blasfémias, Blogo Existo, Blogouve-se, Bloguítica, Bodegas, Bombyx Mori, Carambas!, Carlos Alberto, Coimbra Nacional, Contador de Gaivotas, Contrasenso, Cuidado de Si, Crackdown, Diário da República, Dolo Eventual, E-jetamos, Enchamos Tudo de Futuros, EN101, Escrita Casual, Espreitador, Fórum Comunitário, Gatochy’s Blog, Homem ao Mar!, Ideias em Desalinho, Janela Para o Rio, Jornalismo e Comunicação, Laranja com Canela, Linha do Horizonte, Loja de Ideias, Nortadas, Ma-Schamba, Miniscente, Minha Rica Casinha, O Caricas, O Grunho, O Homem do Leme, O Contradito, O Insubmisso, O Insurgente, O Plagiário, O Reformista, O Sexo dos Anjos, Observador Cósmico, Política e House, Política Pura, Porta Aviões, Portugal dos Pequeninos, Praça da República em Beja, Quarta República, Quase em Português, Random Precision, Revisão da Matéria, Satyricon, Sentidos Percebidos, Sob a Estrela do Norte, Sopa de Pedra, Tela Abstracta, Tempo Suspenso, Tese & Antitese e 2B.

Jorge Coelho e a Derrota do PS

A derrota do PS é sobretudo uma derrota do coordenador autárquico: Jorge Coelho. A sua demissão neste cargo já devia estar na mesa, tivesse ele algum resto de hombridade (que não tem).

As escolhas péssimas de Coelho em Coimbra, Lisboa e Porto foram da sua exclusiva responsabilidade e a manobra manhosa de responsabilizar as "medidas impopulares" do Governo foi uma tentativa infame de fugir às suas responsabilidades. Os eleitores julgaram sobretudo a performance autárquica dos actuais presidentes e os perfis (maus) das propostas do PS. E foi aqui que tudo falhou. O impacte das medidas do governo pouco pesou nesta derrota do PS.

A "municipalização" das eleições autárquicas

A "crescente municipalização" das eleições autárquicas é um fenómeno positivo e bem vindo. De facto, julgar os governos nas autárquicas é um erro.

Julgar os autarcas pelo seu desempenho e não pelo desempenho dos seus partidos é positivo e revela maturidade democrática (casos de Lisboa, Sintra e Porto). A derrota de Avelino também é um sinal de maturidade.

Os epifenómenos de Gondomar, Felgueiras e Oeiras indicam outro fenómeno, menos positivo e que é uma reedição do "caciquismo" que esteve muito em moda no Portugal do século XIX e que se baseia na criação de redes de interesse e emprego que com a estagnação e evaporação económicas no Interior têm assumido cada vez mais importância.

Prometendo sem consequências... Porquê?

Porque não responsabilizar criminalmente os incumpridores de promessas que infectam o país nestas (e noutras) campanhas eleitorais?... Daí em diante, haviam de ver como as promesas diminuiam e o rigor no seu cumprimento aumentava...

A adesão Otomana

Parece que afinal as negociações para a adesão da Turquia à União Europeia sempre vão avançar... Assim, um país que não tem laços culturais com a Europa para além de ter sido o seu maior inimigo prepara-se par entrar na União.

Mais uma vez os governantes europeus portam-se como autistas profundos, ignorando o sentimento de aversão que a maioria dos europeus sente a propósito da adesão otomana... Ainda não à muito tempo a UE conhecia a sua maior crise de sempre quando os referendos françês e holandês bramiam um alto "Não!" e onde a adesão turca fora já um dos argumentos mais fortes dos defensores do "não". Diversas sondagens em países europeus indicam também que a opinião pública nos restantes países está contra a adesão (na Áustria, 80% é contra a entrada da Turquia) apesaz disso os eurocratas de Bruxelas insistem em avançar às cegas e contra os europeus acolhendo a bárbara Turquia Otomana no seio da Europa. Este é apenas mais um episódio do crescente divórcio entre políticos e cidadãos que a crescente taxa de abstenção é prova.
Se a Turquia é "europeia" eu, português, não serei "europeu" e quando Ancara formalizar a sua adesão Cabo Verde - mais europeia que a fronteira turca com o Iraque - deve ser garantida de imediato.

domingo, outubro 09, 2005

O Gang dos Palhaços

O "gang dos palhaços" tornou a atacar esta madrugada em Lisboa... Dezenas de cartazes de grandes dimensões acordaram com papéis colados ao lado dos rostos dos candidatos com a frase: "Sabia que cada um destes cartazes custou 600 contos aos lisboetas?".

O carácter estritamente local da "campanha" (lisboetas...) indicia ser um grupo de origem local e a semelhança do método com o empregue nas últimas legislativas quando colaram sobre o nariz de muitos candidatos narizes de palhaço faz pensar num novo golpe daquele a que chamo o "gang dos palhaços"... Estes minicartazes vi eu hoje colados sobre cartazes do PS e do PSD, a mesma distribuição dos "narizes de palhaço". O método inicia alguma capacidade organizativa, porque foram preferidos os cartazes de maior dimensão, aos quais só é possível chegar através de uma escada. O facto, de serem impressos e não meras "bolas vermelhas" indica também que alguém desenhou a maquete, pagou a impressão, etc...

Será um golpe de algum radical de um pequeno partido, de um partido antisistema, como o PNR ou de um grupo de anarquistas?

Dúvida...

Em todas as centenas de eleições autárquicas que hoje correm o país, existe para mim uma grande e imensa dúvida... Rui Rio será capaz de vencer a força imensa - frequentemente criminosa - do Futebol Clube do Porto?...

Nesta campanha, o candidato do PS usou frequentemente o argumento de que Rio teria governado contra a "grande instituição" do Porto, implicando o PS numa política de compadrio que efectivamente exerceu durante os mandatos de Fernando Gomes e daquele-tipo-alto-cujo-nome-não-me-lembro. Se o PS ganhar as eleições (nas sondagens a vantagem de Rio é escassa), pode-se adivinhar um regresso às benesses financeiras que esvaziam os cofres da Câmara e enchem os de Pinto da Costa, o Papa Negro do Norte.

Pela sua oposição ao turvo e corrupto mundo do Futebol, Rui Rio encontrou em mim um admirador, ainda que oriundo de um quadrante político diverso. Mas será que desta vez Rio poderá contar com o mesmo alto nível de abstenção para vencer a força do FCP?... Não, e esperemos que não que Abstenção é a coisa de que a democracia portuguesa menos precisa. Esperemos que o Porto vote e que vote em consciência, livre das influências do Papa Negro do Norte e da ameaça das matracas da sua "guarda pessoal", os "SuperDragões".

sábado, outubro 08, 2005

Sete Razões para Recusar a Adesão da Turquia à União Europeia

a) A sua cultura é de matriz islâmica, e os fundamentalistas têm uma grande influência na Turquia, não sendo impossível que ganhem eleições

b) Segundo algumas sondagens 80% dos turcos pretendem emigrar para a Europa se tiverem essa oportunidade. Nenhum país europeu poderá suportar uma vaga desta grandeza

c) A Turquia ocupa militarmente parte de um país membro da UE (Chipre) e nem sequer reconhece a sua independência...

d) A Turquia oprime e recusa a autonomia aos Curdos do Oriente do seu território

e) O recente desbloqueio das negociações de adesão foi devido a pressões dos EUA, que deviam ter sido rejeitadas, mas que sendo aceites serviram para mostrar a menoridade da Europa frente aos EUA

f) O nivel de desenvolvimento económico da Turquia é simplesmente demasiado baixo: cerca 4400 per capita, contra 15 mil de Portugal... Onde está o dinheiro para recuperar um país tão atrasado?

g) A adesão da Turquia implica levar as fronteiras da Europa até ao Irão e ao Iraque, para além da turbulenta proximidade da Geórgia, Azerbaijão e Chechénia...

O "papão" da imigração

A renovada campanha do PNR contra a imigração (renovada nos cartazes e folhetos que distribuiu durante a campanha autárquica) torna a trazer a lume a importante questão:

Portugal precisa de imigrantes?

Sim. Precisa. O INE declarou recentemente que a população portuguese teve em 2004 um recuo de 55 mil habitantes, isto é, nasceram menos 55 mil crianças do que deviam para termos uma população equilibrada. A prioridade de qualquer governo devia ser repôr o equilíbrio demográfico da população portuguesa, quer através de incentivos fiscais, quer através de políticas concertadas de apoio à natalidade como a criação de uma rede gratuita nacional de infantários ou uma imposição de preços máximos no material escolar.

Enquanto o equilíbrio demográfico não fôr reposto, Portugal precisa de cativar emigrantes que reponham a sua demografia e mantenham a funcionar a sua Segurança Social, e o mesmo se devia aplicar a toda a União Europeia. Na verdade, o número de entradas autorizadas devia ser idêntico ao do decréscimo demográfico do ano anterior, segundo números oficiais publicados pelo INE.

Se queremos ter a nossa reforma quando chegar a nossa vez (da maneira que as coisas estão: pelos 98 anos...) é preciso lutar hoje pelo equilíbrio ou mesmo crescimento demográfico, e a imigração é uma solução rápida para um problema que não tem sido atacado seriamente por nenhum governo depois do 25 de Abril.

Óbviamente que nem toda a imigração é virtuosa... Não precisamos de indigentes profissionais, nem de mafiosos, nem sequer de fundamentalistas islâmicos e o papel de os identificar e devolver à procedência cabe ao SEF que continua a sofrer cronicamente de falta de meios (como aliás todas as polícias). Portugal devia esforçar-se por atrair cidadãos com níveis académicos elevados ou médios oriundos de culturas semelhantes à nossa (para reduzir a ghetização e o choque cultural) priviligiando os países de expressão oficial portuguesa (e neles, dando prioridade ao Brasil) e também ao Leste Europeu.

Quanto aos imigrantes que já se encontram em Portugal, o Estado devia fornecer-lhes métodos para verem rapidamente reconhecidas as suas competências académicas ou profissionais (através de exames especiais de equivalência) de modo a facilitar a sua reinserção no mercado de trabalho.

A integração devia ser também uma prioridade absoluta, retirando apoios a associações étnicas que favorecem a ghetização, reforçando o ensino do português nas comunidades emigrantes e criando programas de formação cívica, histórica e linguística como obrigações para quem quisesse adquirir autorizações de residência ou adquirir a cidadania nacional.

O original deste Post foi colocado em "Movimento Quintano".

A Campanha do PNR em Lisboa

Apareceu esta noite em Lisboa um pequeno folheto do PNR apelando ao voto nas listas deste partido para a Câmara de Lisboa.

Pelo tipo de papel e tinta utilizado, é óbvio que a extrema direita lusa não nada em dinheiro... Mas não deixa de ser curioso indicar os temas que a nossa extrema direita utiliza na sua propaganda eleitoral:

"Seis princípios-base para salvar Lisboa:
1* Garantir a segurança nas ruas, utilizando as forças da ordem para esse fim e não na caça às multas
2* Acabar com a promiscuidade existente entre Câmara Municipal e construção civil.
3* Passar quase todas as ruas a sentido único e aumentar os espaços de estacionamento.
4* Reabilitar prioritariamente as zonas históricas da cidade e os edifícios degradados.
5* Pôr fim a todos os financiamentos que se destinam a imigrantes e seus descendentes e
à comunidade homossexual."

Comentários:

1* A preocupação com a Segurança continua a ser grande bandeira de organizações deste tipo... Especialmente eficaz em zonas de população envelhecida (como Lisboa), o argumento colhe tanto mais espaço, quanto mais partidos como o Bloco de Esquerda esqueçem este espaço e defendem frequentemente os criminosos em lugar das vítimas... Diremos que quanto mais se radicalizar o discurso do Extremo esquerdo, mas espaço concederá ao Extremo direito...

2* A promiscuidade entre câmaras e construtores é flagrante aos olhos de todos e a permanente e profunda corrupção que assenta no esquema de financiamento das câmaras permite a utilização destes argumentos. Neste aspecto, observa-se novamente a deriva "securitária" do PNR.

3* "Passar quase todas as ruas a sentido único"! Ora aí está uma proposta que gostaria de ver posta em prática... Quantos segundos de reflexão, que estudos, que impacte previu o genial pensador que produziu esta proposta? E então a utilização da palavra "quase"... No PNR acreditarão que esta proposta é prática? Que pode mesmo ser aplicada? Ou é apenas uma ideia de alguém que sabe que nunca será eleito?

4* "Dar prioridade às zonas históricas da cidade". O uso e abuso da História, no bom modelo salazarista... A crença bacoca e obsoleta que o regresso puro e simples ao passado, o endeusamento do culto do antepassado, da Tradição como refúgio dos males modernos, são sinais clássicos de um partido nacionalista. E o que significa "dar prioridade"? Prioridade em quê? Na reabilitação? Mas isso não é evidente? Para quê sublinhar a prioridade?

5* O apelo ao cessar de todos os apoios a imigrantes e homossexuais enquadra-se perfeitamente nos dois inimigos fidagais do PNR... Mais adiante no folheto diz-se "Os comerciantes portugueses estão na falência e a serem substituídos pelo comércio chinês". A sanha nacionalista continua a orientar a sua energia para os tradicionais inimigos interiores que deram a vitória (por minoria!) ao Partido Nazi em 1934 e aos quais o PNR acrescenta agora - em boa tradição jardinista - os "chineses"... Os nacionalistas parece não terem ainda compreendido que o grande inimigo de Portugal e dos portugueses são os próprios, ao alimentar uma cultura de lachismo, de baixo civismo e a consentirem um baixo nível cultural e de exigência cívica a si próprios e aos seus descendentes.

A Ameaça

A chamada "Gripe das Aves" continua a alastrar paulatinamente no Sudoeste Asiático... A OMS e diversas ONGs não param de alertar para a hipótese de mutação do virus de modo a que seja propagada como o extremamente bem sucedido virus humano da Gripe, com o mesmo perigoso poder de mutação e uma letalidade imensamente acrescida (metade dos infectados pelo H5N1 morreram).

E contudo, não existe ainda um plano mundial de combate ao virus. Nos próprios focos do Virus no Sudoeste Asiático, muitos países não têm planos de combate ou stocks de antivirais Tamiflu, e não existe ainda um esforço concertado de investigação para criar uma vacina que previna esta possível mutação humana...

Alguns especialistas estimam em mil milhões de mortos a consequência desta possível mutação do H5N1,,,

Micro-Causa III

PODE O PÚBLICO SFF ESCLARECER COM QUEM É QUE FÁTIMA FELGUEIRAS MANTEVE CONTACTOS NO SECRETARIADO NACIONAL DO PS? QUANDO É QUE ESSES CONTACTOS TIVERAM LUGAR? QUEM É QUE INFORMOU JAIME GAMA PREVIAMENTE DA LIBERTAÇÃO DE FÁTIMA FELGUEIRAS?

Lista Parcial de Blogues que já alinharam com esta Micro-Causa:

A Destreza das Dúvidas, A Fonte, A Forma e o Conteúdo, A Grande Loja dos Trezentos, Ar Fresco, As Farpas, Abrupto, Akiagato, Albardeiro, Al(maria)do, Arcadia, Belogue Civico, Biblioteca de Babel, Bicho Carpinteiro, Blasfémias, Blogo Existo, Blogouve-se, Bloguítica, Bodegas, Carambas!, Carlos Alberto, Contador de Gaivotas, Contrasenso, Cuidado de Si, Crackdown, Dolo Eventual, EN101, Espreitador, Homem ao Mar!, Ideias em Desalinho, Jornalismo e Comunicação, Laranja com Canela, Linha do Horizonte, Ma-Schamba, Minha Rica Casinha, O Caricas, O Grunho, O Homem do Leme, O Insubmisso, O Plagiário, O Reformista, Observador Cósmico, Para um Exercício de Cidadania, Política e House, Portugal dos Pequeninos, Praça da República em Beja, Quarta República, Random Precision, Revisão da Matéria, Sentidos Percebidos, Tela Abstracta, Tempo Suspenso, Tese & Antitese e 2B.

sexta-feira, outubro 07, 2005

A bancada

Hoje pelas 13:00 quando passei à frente do Centro Comercial Vasco daGama lá estava uma mesa improvisada com um cartaz do candidato José Maria Martins onde se recolhiam assinaturas. Meia hora depois já lá não estava a bancazinha... Obviamente a senhora estava na sua hora de almoço e findo este arrumou a tralha e regressou ao posto de trabalho.

Vai uma aposta em como trabalha no escritório de José Maria Martins?

O Maior Roubo da História


Segundo notícia do último número do indispensável "Courier Internacional" teria sido cometido no Iraque o maior roubo da História. Mais de mil milhões de dólares ter-se-iam evaporado dos cofres do Ministério da Defesa em troca de lataria inútil e ferrugenta comprada em segunda mão ao Paquistão e à Polónia.

Esta verba que se resume a todo o orçamento de defesa iraquiano para o ano corrente teria deixado o ainda incipiente exército iraquiano quase completamente desprovido de equipamento pesado e até de veículos de transporte e munições (razão pela qual se vê tantas vezes as forças do governo iraquiano pró-americano a deslocarem-se em pickups de caixa aberta e automóveis comuns).

O grosso destes mil milhões foram "torrados" na compra de helicópteros polacos em segunda mão com 28 anos de uso (quando a Mil só garante que a sua célula resiste a 25), em veículos de blindagem tão ligeira que nem trava uma bala de fusil AK-47 disparado a curta distância, em cópias egípcias de metralhadoras MP5 vendidas a 12 vezes o preço de mercado, etc, etc...

Tudo isto foi feito nas barbas e perante a passividade cúmplice das forças americanas, que assim viram a sua missão de fugir do Iraque tão cedo quanto o possível seriamente comprometida, dado o grau de gravidade que este desvio (os responsáveis do governo iraquiano estão em fuga) teve no grau de prontidão do ainda muito mal preparado e equipado "exército iraquiano".

A Selecção do Senhor Sampaio

Jorge Sampaio recebeu Cavaco Silva e Mário Soares em Belém para os questionar sobre a sua posição quanto à data de realização do referendo sobre o Aborto.

Mas será que o Presidente tem o direito de seleccionar dois dos seis possíveis sucessores e classificá-los como os "mais prováveis vencedores" do escrutínio eleitoral? Será que na diminuta lista dos poderes presidenciais se encontra o de "ver o futuro"? Sampaio devia dar o exemplo democrático e tratar com igual modo TODOS os candidatos, independentemente do partido que os apoia. Mas não. Sampaio acha que o exercício da democracia neste país foi cedido em exclusivo à partidocracia do PSD/PS, que se alternam no poder desde 1975 com os bons resultados que temos à vista...

Sampaio agiu com parcialidade e deu uma lição de desrespeito pela República e pela Democracia.

Sampaio também agiu mal ao requerer a opinião de Cavaco Silva e Mário Soares num tema sobre o qual devia ser capaz de decidir sozinho. O seu mandato ainda não acabou e a opinião de qualquer possível vencedor é - enquanto estiver em funções - irrelevante e supérfula.
Mal, duas vezes, Senhor Presidente!

Micro-Causa II

PODE O PÚBLICO SFF ESCLARECER COM QUEM É QUE FÁTIMA FELGUEIRAS MANTEVE CONTACTOS NO SECRETARIADO NACIONAL DO PS? QUANDO É QUE ESSES CONTACTOS TIVERAM LUGAR? QUEM É QUE INFORMOU JAIME GAMA PREVIAMENTE DA LIBERTAÇÃO DE FÁTIMA FELGUEIRAS?

Lista Parcial de Blogues que já alinharam com esta Micro-Causa:

A Destreza das Dúvidas, A Fonte, A Forma e o Conteúdo, A Grande Loja dos Trezentos, Ar Fresco, As Farpas, Abrupto, Akiagato, Albardeiro, Al(maria)do, Arcadia, Belogue Civico, Biblioteca de Babel, Bicho Carpinteiro, Blasfémias, Blogo Existo, Blogouve-se, Bloguítica, Bodegas, Carambas!, Carlos Alberto, Contador de Gaivotas, Contrasenso, Cuidado de Si, Crackdown, Dolo Eventual, EN101, Espreitador, Homem ao Mar!, Ideias em Desalinho, Jornalismo e Comunicação, Laranja com Canela, Linha do Horizonte, Ma-Schamba, Minha Rica Casinha, O Caricas, O Grunho, O Homem do Leme, O Insubmisso, O Plagiário, O Reformista, Observador Cósmico, Para um Exercício de Cidadania, Política e House, Portugal dos Pequeninos, Praça da República em Beja, Quarta República, Random Precision, Revisão da Matéria, Sentidos Percebidos, Tela Abstracta, Tempo Suspenso, Tese & Antitese e 2B.

De Queixada Caída

A minha queixada acaba de cair com estrondo sobre a secretária. Segundo notícia do normalmente muito confiável "Do Portugal Profundo": "Paulo Portas vai ser candidato presidencial. Do Portugal Profundo sabe que já iniciou os contactos com agências de comunicação."

Was ist Das?

Que é aquilo no céu? Um pássaro ou um avião? Não. É Portas a regressar à vida política...

Depois disto só me espantaria mesmo se Santanaz Lopes regressasse à vida nocturna.

Ups!

quinta-feira, outubro 06, 2005

Alquimia III: O Combate dos Dois Princípios (Enxofre e Mercúrio) Autor desconhecido

A Inversão do Ónus...

Sampaio veio ontem defender a inversão do ónus da prova para crimes financeiros. Mas inverter o ónus da prova não é a medida correcta para resolver o problema da crescente corrupção na nossa administração pública e entre os políticos... Para quê arriscar a entregar os cidadãos honestos na mira sempre gulosa das Finanças se não se concedem os devidos meios à PJ nem ao Ministério Público?

Em vez de se preocupar em cercear os direitos dos cidadãos da República, o Presidente devia estar preocupado em conceder às polícias e aos tribunais os meios necessários para agir.
Como qualquer advogado, Sampaio acredita que é pela simples "fabricação" de letras em forma de Lei que se resolvem todos os problemas do país. Boas leis já temos, não temos é meios para as aplicar!

Micro-Causa

O oGrunho junta-se à Micro-Causa do Bloguitica, para pressionar o jornal público, e que tem até agora a aderência de 17 blogs. Esta acção consiste em diariamente os aderentes inserirem a seguinte pergunta nos seus blogues:
"PODE O PÚBLICO SFF ESCLARECER COM QUEM É QUE FÁTIMA FELGUEIRAS MANTEVE CONTACTOS NO SECRETARIADO NACIONAL DO PS? QUANDO É QUE ESSES CONTACTOS TIVERAM LUGAR? QUEM É QUE INFORMOU JAIME GAMA PREVIAMENTE DA LIBERTAÇÃO DE FÁTIMA FELGUEIRAS?"
"O Público não pode exigir a terceiros uma conduta que os seus leitores não lhe possam igualmente exigir a si. O Público tem a obrigação de dar uma explicação aos seus leitores. Cá estaremos, todos os dias, para a exigir."

O gelado de Luís Amado

Estamos sempre a dizer mal de Portugal. Mas existem algumas vantagens de viver neste país... Ontem vi, descendo a avenida de Roma, em Lisboa, o Ministro da Defesa, Luís Amado de jeans e t-shirt descendo a avenida de Roma sorvendo o seu gelado e nem sombra de seguranças ou polícias, nem a montante, nem a jusante da Avenida...
Não existem muitos países do mundo onde um Ministro da Defesa se sinta seguro o suficiente para passear com o seu sorvete numa das avenidas mais movimentadas da Capital. No nosso infeliz gémeo atlântico de nome Brasil, o Ministro seria repetidamente assaltado, violado e assassinado (não necessariamente por esta ordem), em países "civilizados" como o Reino Unido, a Itália, a Espanha ou os EUA a Segurança nunca o deixaria andar com essa liberdade: "Guerra ao Terrorismo" oblige... No Iraque seria imeditamente eliminado, logo que pusesse os pés na rua.
Vantagens de ser um pequeno e ignorado país na Finisterra da Peninsula Ibérica...

quarta-feira, outubro 05, 2005

Alquimia II: Quadro de Teniers

A "Alegre" Surpresa?...

A procissão de comentadores políticos e peritos que percorrem as televisões e escrevinham regularmente nos jornais vai tentando denegrir e diminuir as hipóteses de Manuel Alegre chegar à segunda volta das eleições presidenciais. Gente do "sistema" de Inês Serra Lopes a Luís Delgado empurram-se procurando saber qual é deles aquele que mais diminui Alegre e encafua nas cabeças dos portugueses a convicção de que Alegre avança para Belém apenas porque Soares o atraiçou à última hora e porque detém um Ego do tamanho de Carrilho (depois de Santana, o maior egótico do Universo).

Estes senhores "opinion makers" esquecem que existe um grande descontentamento dos portugueses em relação à sua classe política e que estes começam pouco a pouco a sair das Trevas em que o salazarismo os mergulhou e a conquistarem enfim alguma consciência política. A baixa abstenção das últimas Legislativas foi sinal disso mesmo, assim como a esperança depositada em Sócrates (entretanto revelado como "mais do mesmo").

A alternância sistemática entre PS e PSD ao longo das décadas pós-25 de Abril identifica os dois partidos como os membros mais responsáveis pela Crise e desnorte actual da República e irá massacrar as hipóteses de qualquer candidato presidencial "partidário" que avance para Belém. Isso mesmo já percebeu o inteligente Cavaco que se mete tão longe do PSD quanto pode, e a própria raposa matreira Soares que virou muito o seu discurso à Esquerda... Mas ambos são figuras profundamente partidárias no imaginário dos portugueses e não vão conseguir anular totalmente a sua associação a PSD e a PS, respectivamente.

Todos os que criticam e desdenham da actual situação sentir-se-ão tentados a votar em Manuel Alegre e as sondagens que começarão cada vez mais a surgir vão indicar que Manuel Alegre - embora esteja entre 4 candidatos presidenciais da Esquerda - vai conseguir um resultado espantoso e não desdenho a hipótese de chegar a defrontar Cavaco na Segunda Volta!

Se assim fosse, que chapada na fronha seria dada a todos estes doutos e convencidos "opinion makers" das televisões...

Cascando mais um pouco no Noddy...

Graças à minha filha, continuo a percorrer a senda que me há-de tornar um dos maiores especialistas "noddy" de sempre... Analisarei agora uma característica interessante da série: o seu urbanismo e a sua associação a um sistema de valores básico.

Já repararam que todas as personagens "positivas", como o Noddy, a Boneca, a Teresa, o elefante, etc. todos vivem dentrodo perímetro urbano da "Cidade dos Brinquedos"? Em oposição a estes encontramos três outras personagens, o "Orelhas" um duende que domina as artes mágicas e que vive na floresta e os dois personagens claramente "negativos" da série: Sonso e Mafarrico, vivem numa floresta de árvores secas e escuras onde em cada buraco se vê um par de assustadores olhos vermelhos.

Ou seja, o "Bem" vive na Cidade, o "marginal" (o duende mágico) vive na floresta, e o "Mal" vive na "Floresta Negra", mais profunda e selvagem... Classificada para maiores de 4 anos, a série Noddy inculte nas crianças que a adoram a noção que a Cidade e os urbanos são "bons" e que os rurais e "diferentes" (os "rurais" da série são todos duendes e nenhum deles vive na cidade) são "maus"... Por outro lado, a série apresenta também o lugar de residência como determinante para o carácter das personagens, ao colocar os "maus" na "floresta negra e escura" e o duende mágico, mas "bom", numa floresta verde e clara. O lugar de habitação determinaria assim o carácter...

Será que esta leitura está correcta?

A "Ota"

Segundo a Quercus e notícia do Jornal "O Público", Portugal por ter ultrapassado as emissões de CO2 que acordou respeitar no Protocolo do Quioto arrisca-se a ter que comprar direitos de emissão (a países que ficarão abaixo dos patamares acordados) que chegavam para construir meia Ota.

Inaugura-se assim a carreira de uma nova unidade monetária portuguesa. Depois do Escudo, depois do Euro, temos agora a novel "Ota".

Desde logo surge a questão de saber como é que um país em desindustrialização e tercialização galopantes consegue ultrapassar as largas metas de Quioto e duvida-se da competência dos nossos negociadores e depois pergunta-se quantos geradores eólicos, de maré e minihidrícas, quantos veículos eléctricos se comprariam com meia "Ota"...

P.S.: Na nova unidade monetária, a "Ota" o reforma milionária de Santanaz Lopes será recalculada de forma a corresponder a 0,01 Otas e a dívida do Benfica ao fisco como 19 Otas. Por outro lado, o custo de uma missão tripulada a Marte será de 984 Otas.

terça-feira, outubro 04, 2005

A Humilhação dos Angolanos e o Orgulho do Funcionário



Todas as manhãs encontro este VW Jetta topo de gama (na sua classe) estacionado frente a um condomínio fechado com um motorista aguardando a chegada de alguém que desce e entra no carro com uma matrícula "CD". Sublinho que o preço mínimo de compra de um apartamento neste condomínio à cinco anos era de 140 mil contos...

Pergunta: Sendo este carro da embaixada angolana e não sendo esta a residência do embaixador pergunto como é que um país onde a maioria da população passa fome e a Cólera e SIDA grassam se pode dar ao luxo de sustentar um motorista de um qualquer funcionário da embaixada e um carro topo de gama...

Para quem acusa a embaixada portuguesa em Luanda de humilhar quem quer Vistos... E esta ostentação de luxo? Não será humilhação para todos os angolanos que rapam fome nesse "paraíso" da África Subsahariana que é Angola?

Encalhado no Espaço!

Vive-se actualmente no espaço uma tragicomédia curiosa... Na estação espacial internacional ISS trabalha actualmente uma pequena equipa de um americano e de um russo que receberam recentemente dois outros astronautas e um turista espacial. O russo que lá estava vai regressar à Terra na mesma cápsula Soyuz que levou a nova tripulação, mas o americano, de nome McArthur devia também regressar, embora nos próximos meses.

Mas agora não tem como voltar à Terra... Era previsto regressar no Shuttle americano, mas depois do quase fiasco do último lançamento, as actividades do Shuttle foram novamente suspensas Sine Die, não sabendo quando, nem se, regressa à actividade. Logo resta apenas a hipótese russa, as velhas mas fiáveis cápsulas Soyuz. Só que o acordo EUA-Rússia que até agora foi usado pela NASA para que a Rússia transportasse de graça os astronautas americanos até à ISS expirou e agora a NASA tem que comprar lugares nas Soyuz para poder usá-las. Ora, no começo deste ano, o Congresso Americano fez aprovar uma lei que impede a NASA de comprar vôos nas Soyuz como represália à Rússia por esta estar a colaborar com o Irão no seu programa nuclear a partilhar com este tecnologia militar.

A menos que a lei seja revogada pelo Congresso (e terá que ser!) o astronauta McArthur vai ficar "encalhado" no Espaço até que em 2017 os EUA tenha um novo sistema capaz de colocar homens no Espaço!

"Gostamos de morar aqui": e daí?!

No cartaz da campanha autárquica do Bloco de Esquerda na Moita podemos ler: "Gostamos de morar aqui!" A proposta eleitoral do BE na Moita pode ser reduzida a esta frase? Onde está a atitude, a capacidade de gestao, o Plano, a competência? Tudo se resume a "gostamos demorar aqui"? É como aquele cartaz deplorável em Lisboa do tipo que diz "e se um candidato gostasse de Lisboa"?

Que deserto de ideias, num partido que já foi tão prenhe delas...

Porque é que Constâncio ganha o DOBRO de Alan Greenspan?

"Em 5 de Junho deste ano, este blogue Do Portugal Profundo revela o contraste das reformas douradas do Banco de Portugal (BP) com o salário anual do chairman do Federal Reserve Bank dos EUA Alan Greenspan (180.100 dólares em 2005).

Em 17 de Junho o Dependente (link obsoleto) publica o salário de Constâncio (272 628 euros/ano) e copia a informação Do Portugal Profundo de 12 dias antes."

Esta chocante informação foi publicada no excelente e sempre bem informado blogue "Do Portugal Profundo".

O cúmulo do auto-hipocrisia

Qual é o cúmulo do auto-hipocrisia? Exactamente, não sei qual será, mas não andará longe daquilo que ouvi no outro dia numa pastelaria onde uma cliente pedia no balcão: "dê-me uma tijelada, mas a mais pequena por favor". Qual será a diferença calórica entre uma queijada grande e uma pequena? A capacidade do ser humano para se enganar a si próprio é imensa...

segunda-feira, outubro 03, 2005

A irritante fuga da Sidebar no *.blogspot.com

Já alguma vez notou com alguma fúria e frustação que os seus links, textos e demais conteúdo da sua "sidebar" (barra lateral esquerda ou direita) desaparecem lá para os fundos da página e nunca mais tornaram a subir?...

Pois bem, a mim já me aconteceu e sei de uns quantos que também já tiveram o mesmo problema.

Existem basicamente duas soluções e dois problemas possíveis:

a) Reaplicar um Template novo:

Entre em modo de edição no www.blogger.com e clique na tab de Template. Copie todo o texto dentro da caixa para um ficheiro de notepad, word, etc para manter uma cópia de segurança do seu template e carregue depois em "Pick New" escolhendo um novo template (pode ser o mesmo que usava). Clique em "use this template" e refaça o blogue. Depois pode lá reinserir as adaptações que introduziu (eventualmente) no seu sidebar ou noutro local e recuperar toda a sua configuração.

b) Existe um post dos vários publicados que tem tags html que estão a criar um erro na página:

Entre em modo de edição no www.blogger.com e em Settings:Formatting e Show mude para Posts e aqui para 1. Faça o Save e o Republish e verifique se o problema desapareceu. Se não, é porque o erro está no Template (solução a)) ou nesse próprio Post. Se desapareceu, mude o Show para 2 e assim por diante até encontrar o Post que tem o erro. Quando o encontrar copie todo o conteúdo do Post para o notepad, apague o Post e crie um novo, fazendo para lá o Paste do notepad que copiou.

Os "Órgãos de Soberania"

Pergunta se o senhor juiz da chamada "associação sindical de Juízes" está sempre a dizer que os juízes são "órgãos de Soberania" e que o governo os deve tratar enquanto tal então porque é que estes senhores estão em greve? Desde quando é que um "órgão de Soberania" faz greve? Hum?! Ou será que v.exs. querem o melhor de dois mundos? As melhores regalias e vencimentos do mundo "normal" das pessoas que trabalham mas não são "órgãos de soberanis" e simultaneamente o prestígio e as regalias da corporação judicial?

E se os outros órgaõs de Soberania: o Parlamento ou a Presidência da República e o Governo fizessem também greve?

A Candidata Sem Topo de Cabeça de Silves

Estive ontem no concelho de Silves e vi por aqui a curiosa campanha que o PSD apresenta para manter a Câmara de Silves... Desde logo, a imagem da candidata infectou o concelho com fotografias da sua candidata, mas em todas (autocolantes, cartazes de parede e outdoors gigantes) a candidata aparece com a parte superior da cabeça cortada... Será que ninguém estranha a coisa? Que imagem querem fazer passar da candidata?... De que não tem a parte superior da tola? Ou seja, que está "aberta" a ideias exteriores? ;-)

Alguém está a precisar desesperadamente de um novo consultor de Marketing Político...

O "Utilitarismo" de Peter Singer

Releio actualmente o "Ética Prática" do Peter Singer. Um livro excelente e extremamente útil nesta época desregulada e os onde os valores morais estão em decadência. Singer é uma das figuras mais conhecidas da corrente "Utilitarista". É uma releitura (como têm sido a maioria das minhas leituras recentes), mas uma releitura sempre útil para limpar a mente do telelixo que sempre vai entrando...

O "Utilitarismo" é uma corrente que defende que a Ética, a ciência que permite distinguir o Bem do Mal assenta na permissa que de uma acção é Boa se provoca a felicidade e é Má se causa o sofrimento. A permissa radica na existência de opções ou acções alternativas. Extrapolando, isso significa que não existe Bem ou Mal se não existem acções alternativas, isto é, se alguém fôr confrontado perante uma situação que não lhe deixe alternativas de acção (o chamado "entre a espada e a parede") não lhe pode ser imputada a responsabilidade de agir Bem ou Mal, porque essa distinção assenta na existência de escolha.
Do "Utilitarismo" resulta também a essência da Educação: neste caso será a capacidade de induzirmos nas crianças a criação de opções alternativas perante as situações que a vida lhes irá apresentar. A Educação teria assim a missão de permitir a descoberta de alternativas onde a vida parece negá-las, alternativas essas que seriam descobertas por intermédio da Cultura, da Inteligência e da Imaginação, colocadas desta forma no mesmo pé e contribuindo em igual medida para fazer seres humanos melhores e mais éticos.