oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

sábado, dezembro 31, 2005

Crónicas do Blasfemistão: Parte 3

O Blasfemistão é o único país signatário do Protocolo de AntiQuioto (Buxo tentou assinar, mas não conseguiu encontrar o Blasfemistão no mapa mundi - e nós também não...). Segundo este protocolo o país é obrigado a triplicar as emissões de gases poluentes todos os anos, feito que tem cumprido religiosamente através das importações massivas de gases em contentores vindos da Europa e dos EUA e da obrigação de cada blasfemo emitir oito metros quadrados de metano por dia. Esta última obrigação é cumprida graças à adopção do Feijão como base da alimentação blasfémica.

Classificado orgulhosamente como o "país liberal mais poluido do mundo", o Blasfemistão tem uma atmosfera tão densa que os transeuntes têm que andar na rua com uma catana e os 8 ricos do país só andam de metropolitano. A água deste pequeno país da Ásia Central está tão poluída que na língua blasfémica."lama radioactiva" e "lama" usam a mesma palavra: "mi-erd'A".

O Graal em Portugal? (cit. História Secreta de Portugal de Vitor Manuel Adrião)

"Entre os séculos XII e XV o Graal teria estado em Portugal, mantendo-se uma réplica até meados do século XX sob a guarda do Barão Henrique Antunes da Silva Neves. Entre os séculos XII e XV, o culto do Santo Graal teria sido celebrado secretamente na Sé Patriarcal de Lisboa sob a guarda da Ordem de Mariz".

História Secreta de Portugal
Vitor Manuel Adrião

Miami (Portuguese) ????


Esta é a página Web da MSI, um dos maiores fabricantes mundiais de Motherboards para computadores pessoais.

Reparem agora naquilo que surge na popup de países...

"Miami (portuguese)"?

Como assim? Em Miami, a língua oficial é "portuguese"? Porque é que ninguém nos avisou que Miami era uma província portuguesa?

Será que Miami é o nome daquela ilha onde governa Jardim?

sexta-feira, dezembro 30, 2005

Crónicas do Blasfemistão: Parte 2

No Blasfemistão existem apenas quatro empresas multinacionais. Todas as empresas locais faliram à muito tempo, deixando 98% da população no desemprego. Os restantes 2% são empregados de limpeza ou de empresas de Segurança, mas mesmo estes têm vindo a perder os seus empregos desde que o governo permitiu a prestação do serviço de segurança em regime de deslocalização. Agora as empresas e os edificios públicos têm webcams que são visualizadas por uma empresa indiana de Bangalore e que quando detectam um assalto em curso chamam a Polícia Privada de Segurança Pública (PPSP) que no ano passado foi entregue em regime de outsourcing à Halliburton (ambos os seus dois agentes, quero dizer). Normalmente estes dois agentes respondem no mesmo ano legal, pelo que o sistema funciona relativamente bem. Para os assaltantes.

Continua...

Template Europeu para CVs

Com as sucessivas vagas de despedimentos que a globalização e sua amante chamada deslocalização-industrial está a criar entre nós devemos ter sempre à mão este link da União Europeia que apresenta um template para Curriculum Vitaes...

Um conselho? Guardem este link... Nos tempos que correm...

quinta-feira, dezembro 29, 2005

O namoro

O namoro a prestar por parte dos candidatos das esquerdas deve ser ao centro. A esse grande centrão que decide as legislativas e que correu em grande maioria para a figura paternalista e autoritária de Cavaco, o "Fazedor".

Quando mais centrista e moderado fôr o discurso, melhor. Não é altura para radicalismos. Nesse aspecto Soares leva vantagem sobre Alegre, e talvez venha daí a sua subida sensível nas sondagens. Alegre congrega muitos votos de protesto da esquerda clássica, que contudo não devem bastar, dados os votantes oscilantes do "centrão" reunirem normalmente 30% de todos os votos.

Ordem de Serviço da CGD de 1931

quarta-feira, dezembro 28, 2005

Crónicas do Blasfemistão: Parte 1

Começaremos aqui uma série de pequenas crónicas de viagem enviadas pelo nosso enviado especial na Ásia Central Rvi Martinov...

Encravado entre o Casaquistão e Tajiquistão existe um pequeno e quase desconhecido país conhecido como "Blasfemistão". Nesta pequena utopia liberal foram aplicados exemplarmente todos os sagrados dogmas dessa doutrina económica e são organizadas frequentemente excursões até a este pequeno país da Ásia Central de executivos e investidores liberais para estudar os modelos de aplicação prática da coisa.

O pequeno país foi reduzido na actualidade à sua capital, Mirandopolis, porque na estrita aplicação do dogma liberal de redução drástica das despesas do Estado, a Defesa foi entregue em outsourcing à empresa que ofereceu a proposta mais barata, neste caso, à "Bing Bong Chopa Xique, Inc." uma empresa de mercenários burkina fasiana que substitui as forças armadas do Blasfemistão por duas cabras vestidas com caqui verde e uma batata doce. Em consequência desta "desmilitarização liberal", os países vizinhos aproveitaram e ocuparam todas as provincias do Blasfemistão com excepção da capital.

continua...

Será gótico?

Quando passava no outro dia pelo Parque das Nações fiquei assustado ao ver aquilo junto a uma rotunda, das imensas que alastraram por aquele lugar em 1998.

De tão espantado fiquei, que tive que olhar segunda vez: exacto. O PS tornou a apostar num candidato de beiças pintadas. Depois do fiasco Carrilho com os lábios cheios a baton vermelho, eis agora a raposa velha da política portuguesa recauchutada e posta na rua com um sedutor... Baton negro.

Será gótico?

terça-feira, dezembro 27, 2005

Evo Morales

O novo presidente da Bolívia, Evo Morales, defendeu a nacionalização das reservas nacionais de gás e petróleo, assim como a revisão de todos os contratos de exploração assinados anteriormente com multinacionais do ramo. Morales afirmava que estes contratos eram imorais porque tinham sido assinados numa época em que o petróleo se encontrava a 18 ou 19 dólares, enquanto que hoje ultrapassava largamente os 60 dólares, com tendência para subir. Os contratos eram assim altamente lucrativos para as multinacionais, e altamente prejudiciais para a Bolívia, o país mais pobre da América do Sul.

segunda-feira, dezembro 26, 2005

O Orçamento da EU para 2007/2013 e a Última Oportunidade

Embora em Portugal exista um hábito doentio por dizer mal de quem quer que esteja no Governo (hábito que é estimulado pelos partidos da Oposição, sempre que esta alterna), e eu próprio já tenha criticado muito este governo, tenho que admitir que ainda que seja neoliberal, o governo de Sócrates tem revelado uma competência média acima daquilo a que estávamos habituados...

Desde logo a recente negociação do Orçamento da UE para 2007-2013 e o mais recente acordo para a redução de quotas de exploração pesqueira revelaram uma excelente capacidade negocial, sobretudo num período de redução das contribuições dos países mais ricos para os cofres da União e do crescimento demasiado ambicioso para o Leste europeu.

Depois do imenso desperdício dos governos Cavaco e Guterres, espermos que Sócrates saiba usar bem estes renovados fundos que se assumem, sem dúvida, como a última oportunidade que Portugal tem para apanhar o comboio europeu. Que não se espere que os europeus ricos do norte vão ter mais paciência para financiar a nossa incompetência na aplicação dos fundos se em 2014 ainda estivermos de mão estendida...

domingo, dezembro 25, 2005

A Grande Falácia da Bomba Nuclear Iraniana

Embora tenha reservas de Gás Natural e de Petróleo o Irão sofre uma grande pressão sobre a sua produção energética. A sua população triplicou desde a década de setenta, mas a produção de petróleo é apenas um terço de meados da década de setenta, e deste terço o país consome mais de metade.

Apesar desta realidade, a administração Bush mais os seus dóceis aliados europeus afirmam. "Alguns de nós interrogam-se sobre a necessidade de que eles terão de energia nuclear, uma vez que vivem sobre um mar de hidrocarbonetos".

Segundo o primeiro parágrafo, o Irão não pode assim ser colocado automaticamente numa lista de suspeitos apenas porque produz petróleo. As suas razões para procurar alternativas para a energia do petróleo que a possam substituir a médio prazo são razoáveis e a busca da energia nuclear não resulta necessariamente da existência de um programa militar para a construção de bombas atómicas, como se infere do discurso da administração americana. E assim fica desmontada a falácia segundo a qual: "Se o Irão quer a energia nuclear, só a pode querer para fabricar a bomba nuclear, já que tem petróleo em abundância". Blagh!

Fonte: Washginton Post de 9 de Março de 2005.

sexta-feira, dezembro 23, 2005

Pergunta: Existirá limite para a estupidez humana?

Desisti de descobrir qual é o limite máximo para a estupidez humana.

Trabalho numa empresa como técnico de sistemas e como em todo o lado já tivemos vários incidentes com virus. Invariavalmente, ocorre algum problema nos antivirus (vários e em vários níveis) que usamos e o bicho entra para a caixa de correio de alguém na forma de um anexo .ZIP. Invariavelmente também há sempre alguém que abre aquilo. Ainda invariavelmente, aparece alguém que executa o ficheiro .EXE que está lá escondido e pronto: o mal está feito. O pc ficou infectado e começa a tentar infectar todos os computadores que estão à sua volta e onde pode chegar através da rede.

De cada vez, lançamos os mesmos avisos. Mas sempre há quem os ignore e que torna a cometer os mesmos erros, provocando perca de dados, paragens e por vezes afectando toda a organização.

Pergunta: Como é que depois de tantos anos de uso corrente de computadores, de tanta alerta, aviso e artigo publicado e emitido, as pessoas continuam a abrir executáveis que recebem da Net de pessoas que não conhecem? Como? Existirá limite para a estupidez humana?

P.S.: Ainda pensei em fazer um Post sobre esse acontecimento comercial a que chamam de "Natal", mas depois de ter ficado no emprego até às 21 no dia 23 perdi a paciência.

A Asma e o Aquecimento Global

Segundo a revista "The Economist" de 5 de Novembro (pois é... estava no fundo da minha pilha de "entradas") o Aquecimento Global teria um impacto inesperado no... crescimento do número de casos de asma crónica em todo o mundo.

De acordo com um estudo de 3 anos da prestigiada Harvard Medical School liderado por Paul Epstein haveria uma ligação entre o aumento das emissões de dióxido de carbono (o principal gás do Efeito de Estufa) e o aumento dos casos de Asma. Por razões ainda não totalmente compreendidas, as taxas de Asma têm aumentado por todo o planeta. Nas cidades da América do Norte, em particular, subiram quatro vezes nos últimos anos. Embora os "suspeitos do costume" sejam a combustão da Diesel e os ácaros da poeira, o dr. Epstein oferece agora um novo suspeito: o aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera... Este aumento favorece o crescimento de pólens e fungos que funcionam como detonadores das crises asmáticas.

Assim se descobre mais um impacto negativo do Aquecimento Global, desse mesmo que os rapazes mais fanatizados do Blasfémias negam fanaticamente e que Bush recusa combater porque receia o impacte económico das medidas para o conter e que foram acordadas e passadas para escrito no Tratado de Kyoto.

Porque não preocupo muito se Cavaco ganhar...

Segundo as mais recentes sondagens parece certo que Cavaco Silva ganhe estas eleições presidenciais, sendo até bastante provável que as vença logo à primeira volta.

Sendo as minhas posições normalmente alinhadas à esquerda do espectro político, a eleição de um Presidente da República de Direita pela primeira vez em Portugal não me preocupa muito... Mesmo que esteja rodeado de tipos que defendem uma presidencialização da República e que seja alguém com um perfil tão autoritário, autista e diplomaticamente mal preparado como Cavaco. Porquê?

Porque em Portugal o cargo de Presidente da República foi praticamente esvaziado de todas as suas funções. Hoje em dia o PR pouco mais é que o supremo representante do Estado e se trocássemos o PR em funções por um boneco de palha (ou por uma daquelas bonecas insufláveis, o que sempre seria mais apresentável) só teríamos a ganhar o ordenado e as viagens que assim se poupariam...

Com efeito, são basicamente três os últimos grandes "poderes" presidenciais:

1. Representação internacional: Bah. Não definir políticas, não pode negociar em nome de Portugal. Ou seja, apenas anda com a banda em cima do casaco e se pavoneia em festas de embaixada.

2. Poder de dissolução do Parlamento: o último verdadeiro poder presidencial tem a grande limitação de que se após uma dissolução o partido que estava no poder a ganhar, o PR fica de tal modo desautorizado que só lhe resta mesmo a demissão... Pode ser uma arma política, mas uma arma que se pode transformar em Boomerang... O próprio Sampaio que dissolveu o Parlamento só o fez porque o PM era Santanaz o pior primeiro ministro da História Universal.

3. O poder de reenviar leis ao Parlamento. Bah. E daí? Se elas voltarem e o Parlamento as devolver ele tem sempre que as acabar por aprovar? Que poder é esse? O poder de "empatar" uma Lei?

Por isso tudo... Que importa que Cavaco ganhe? O que pode ele fazer para afectar (positiva ou negativamente) as nossas vidas? Viajar demais e estourar com o orçamento para viagens da Presidência?

quinta-feira, dezembro 22, 2005

A fotografia falsa...

Esta fotografia percorre a internet representando supostamente uma obra realizada em Portugal. Contudo, não esta atribução nãopode ser verdadeira...

1. Os trabalhadores apresentam quase todos um uniforme, e é sabido que em Portugal o uniforme dos trolhas é... A roupa suja de casa. Uniforme? Só se a cobertura de tinta contar como uniforme.

2. Em 12 trabalhadores não se vê um único africano, paquistanês ou indiano... Doze europeus em doze trabalhadores das obras? Pois claro...

quarta-feira, dezembro 21, 2005

A Vitória de Evo Morales na Bolívia

A vitória provável de Evo Morales na corrida à presidência da Bolívia representa mais um rude golpe à política externa dos EUA, conforme se vê por este resumo das suas principais políticas:

1. Direito dos nativos à exploração de coca
2. Rejeição do "Free Trade Agreement of the Americas"
3. Nacionalização da indústria
4. Distribução mais justa dos recursos nacionais entre ricos e pobres
5. Nacionalização da indústria de petróleo, gás natural e das florestas
6. Eliminação total do modelo neoliberal na gestão do país
7. Fundação de uma assembleia constituinte para reformar a constituição boliviana

Depois de Chavez na Venezuela e do Uruguai e - em menor grau - de Lula da Silva no Brasil, eis que abre mais uma brecha na doutrina de Monroe e no domínio norte americano sobre a América do Sul... Depois de todos os esforços atirados sobre o presidente Venezuelano, a CIA e Bush terão que se resignar a uma perca de influência cada vez maior sobre a América do Sul... Ironico é que esta sucede fundamentalmente devido ao crescente descontentamento popular com as políticas neoliberais do anterior presidente boliviano... A adesão total a estes princípios levou agora à rejeição absoluta dos mesmos.

Bem feito! Eis o que deu a política autista e autoritária patrocinada pela actual administração americana.

terça-feira, dezembro 20, 2005

Cavaquizar

Cavaco afirmou ontem num discurso que proferiu algures neste imenso cavaquistão que é hoje Portugal que "os portugueses irão favorizar a mudança". Como não concordarizar com Cavaco e reconhecizar que dado a grave situação em que os governos Cavaco-Guterres-Fujão-Santanaz nos deixaram é agora imperativo mudarizar radicalmente a partidocracia que nos governiza desde 1975 e da qual Cavaco é uma das principais emanações?

P.s. Queremos realmente um presidente da República que não sabe falar português?

segunda-feira, dezembro 19, 2005

A Sirenada das Ambulâncias na Avenida Estados Unidos da América do passado domingo

Ontem à tarde fiquei intrigado com uma parafernália de sirenes que vinha para os lados da Avenida Estados Unidos da América, aqui em Lisboa. Fiquei intrigado com a razão que levaria a provocar tamanha chinfrineira com dezenas de sirenes de ambulâncias a berrar desalmadamente durante horas.

À noite compreendi o que se passava quando no telejornal soube que se tratava de uma manifestação dos empresários de empresas de transportes de doentes que tinham reunidos dezenas de ambulâncias, ligado todas as sirenes e parado no fundo dessa avenida depois de terem atravessado boa parte da cidade de Lisboa.

Pergunta: Não existe uma Lei do Ruído que impede estas coisas? Estes empresários acreditam realmente que zurzindo nos ouvidos dos lisboetas conseguem pressionar o governo para as suas lutas? Se querem mesmo chagar os ouvidos de alguém porque é que não vão buzinar e siranar para a porta dos ministérios e do Largo do Rato?

Será que é porque se assim fizessem não teriam a mesma tolerância por parte das autoridades policiais?...

Rastos de Luz

Através do blog de astronomia Rastos de Luz, de que sou visitante regular cheguei a esta magnífica filmagem tirada a partir de um carro patrulha em Michigan, EUA a 7/11/2005 e que apresenta a entrada na atmosfera de um meteorito.

Fiquem atentos ao céu nocturno... Todos os dias se verificam fenómenos destes e existem mesmo empresas especializadas em comercializar restos de meteoritos. Ainda no ano passado um agricultor alentejano teve a sorte de ver um destes aerolitos impactar na sua quinta e de receber na semana seguinte um americano que lhe comprou o meteorito por 200 contos... Para depois partir aos pedaçinhos e vender grama a grama com um lucro substancial.

domingo, dezembro 18, 2005

Crescimento Zero e Decrescimento - ATTAC

"Evolução no sentido de uma desaceleração progressiva e racional do crescimento material, sob condições sociais precisas, como primeira etapa para o decrescimento de todas as formas de produção devastadoras e predadoras."

Texto da ATTAC

Um dos paradigmas centrais ao actual modelo de desenvolvimento económico é o crescimento do lucros e da produção quantitativa de bens materiais. Este dogma assenta num pressuposto de pés de barro: de que é possível alimentar este crescimento eternamente com matérias primas e fontes energéticas que se sabem serem limitadas e que se sabe hoje que ja alcançaram o pico máximo de podução (petróleo).

Assim, os novos dogmas económicos do neoliberalismo não são sustentáveis a médio prazo porque assentam numa lógica de aumento de exploração de recursos que são finitos e como transportam em si essa contradição, estes dogmas irão provocar uma crise global sem precedentes quando a constatação da existência destes limites fôr evidente até para os mais radiciais dos neoliberais.

Urge assim repensar este modelo económico baseado no crescimento dos lucros, na rápida rotação e substituição dos bens fabricados, substituindo esta lógica autofágica por um sistema de produção que fabrique bens duradouros e robustos e não bens modais e frágeis que são concebidos para serem substituidos ao fim de dois anos por obsolescência.

O dogma do crescimento constante deve ser substituído pelo "crescimento zero" e, mais tarde, pelo próprio decrescimento. O dogma do aumento do lucro deve ser substituído pelo do "equilíbrio do lucro" e da "empresa virada para o Homem e não para o Lucro dos accionistas".

"Limitar o consumo de carne, estabelecer um limite ao consumo de petróleo, utilizar os edifícios de forma mais poupada, produzir bens de consumo mais duráveis, suprimir os veículos particulares".

Texto da ATTAC

sábado, dezembro 17, 2005

A recuperação de Soares nas sondagens e o civismo português

Segundo uma sondagem encomendada por orbitadores da actual partidocracia Mário Soares surge subitamente já à frente de todos os outros candidatos da esquerda, nomeadamente de Manuel Alegre, depois de semanas de um posicionamento humilhante de Mário Soares em todas as sondagens.

Não digo que estas novas sondagens sejam fabricadas ou falsificadas, porque o não são, mas indicam que o povo português ainda não atingiu um nível de maturidade cívica muito elevado. O constante matraquear por todos os canais televisivos do discurso de "comentadores" supostamente isentos que são membros do staff dos partidos políticos, a quase total omissão de opinion makers (com a única excepção de Helena Roseta) alinhados com outros candidatos que não os da partidocracia acabaram por fim de produzir os seus efeitos e de catapultar o vetusto candidado do PS para a segunda posição.

O episódio - provavelmente encenado - da agressão de Barcelos serviu como ponto de partida para uma recuperação nas sondagens que se assemelha muito à verificada uns dez anos atrás depois do outro episódio estranhamento idêntico da Marinha Grande... E agora, de igual maneira, assistimos a uma nova recuperação do candidato do PS... Coincidências? Que o povo português possa ter sentido piedade e comiseração pelo idoso candidato Soares quando este foi "agredido" e que essa simpatia assim conquistada se traduza em votos diz também muito do nosso baixo sentido cívico.

Estaremos assim condenados a ser governados por uma partidocracia que tornou Portugal um dos países mais atrasados da Europa e o mais atrasado da União Europeia? Será que os portugueses ignoram que foram homens como Cavaco e Soares que nos colocaram no local onde estamos hoje?

sexta-feira, dezembro 16, 2005

Domingo 15H "Não deite fora a sua oportunidade"

Alguém num dos últimos dias me terá entregue na rua um folheto que dizia: "domingo 15h não deite fora a sua oportunidade".

Por princípio, aceito sempre este tipo de propaganda, em deferência para quem a distribui e na crença de que pelo menos nas minhas mãos o papel há-de ir parar a um centro de reciclagem. Assim fiz. Embora tivesse logo estranhado o fundo amarelo, as letras vermelhas e sobretudo a frase "traga este convite na morada abaixo alameda d. Afonso Henriques n 35". Alameda? Mas espera aí?! Não é aí que está o antigo cinema Império, hoje "catedral da Fé" da seita cristã conhecida como IURD?

No folheto destacam-se logo os termos característicos do mundo publicitário como:
"domingo 15h não deite fora a sua oportunidade"
"gratuitamente"
"convite especial"
"abra"
E que revelam bem o mote comercial e mercantilista que move estas seitas que usam a religião como máscara e pretexto para actividades lucrativas e isentas de impostos.

No interior do folheto vinha o verdadeiro sumo da coisa... Surgiam quatro quadros: "problemas de saúde", "problemas espirituais", "problemas familiares", "problemas financeiros". E dentro de cada surgiam problemas específicos que os interessados deviam marcar com uma cruz e levar até à "catedral" de modo a ter o seu problemazito resolvido. Sabem aqueles papéis que alguns supermercados distribuem e onde marcamos com cruzes os produtos que nos faltam em casa. Exacto. Algo do género, para que se veja a mercantilização desta IURD...

P.S.: Reparei também que o nome da IURD está completamente omisso deste folheto da Igreja...

quinta-feira, dezembro 15, 2005

Os "apanhados" dos Congressos

Num dos últimos telejornais da SIC passaram duas peças sobre congressos. Quem conhece um pouco do meio televisivo sabe que os jornalistas não se acotovelam para cobrir este tipo de eventos, que para eles têm interesse apenas ligeiramente superior ao da vida sexual do Peixe de Prata*, mas que lá vão cobrindo sob pressão das redacções...

Na primeira peça, era coberto um qualquer congresso do PSD Madeira onde discussava o inefável tiranete da Madeira, Alberto João Jardim e onde este dizia as barbáries impunes do costume... Nada de novo por aqui, nem sequer a trágica surdez selectiva de Sampaio. Imaginemos o bocejo do repórter e do seu câmara... Mas eis que... No meio da "plateia" se descortina um apoiante (como se na Madeira houvesse alternativa a ser "apoiante") de Jardim que olhava muito atentamente o discurso do "querido líder" com uma mão no queixo só que... Tinha um auricular de rádio num ouvido.... Aquela hora dava o relato do jogo entre o Benfica e um clube qualquer... Será que o "apoiante" ouvia uma tradução simultânea do discurso de Jardim português-madeirense ou um relato de futebol?... Vai uma aposta?

Numa outra peça, emitida minutos depois no mesmo telejornal cobria-se uma reunião da associação portuguesa de municípios. Tédio. Tédio. Até que.... O cameraman descobre na audiência uma representante de um qualquer município dormindo na sua cadeira... Ou seja, alguém que gastou o dinheiro dos contribuintes para ir a uma reunião bater a sua sorna do dia e afundar um bocadinho mais (se possível) a imagem da classe política...

Pérolas de reportagem...

* Para quem não sabe, os "Peixes de Prata" são aqueles bichinos irritantes que vivem no meio dos livros e jornais e que digerem alegremente papel. Eu passei a elegê-los como ódio de estimação desde que descobri a minha querida colecção da revista Tintin invadida por aquela asquerosa bicheza...

video.google.com

Descobri hoje, via Blasfémias, o curioso http://video.google.com/... Provavelmente devo ser o último a descobrir esta invenção da Google. Mas se não fôr... Cá vai o link deste motor de pesquisa de videos na Internet...

Vai uma aposta sobre o tipo de palavras mais pesquisadas?... Mas desiludam-se os que pensam que encontram alguma coisa... Experimentem escrever "porn" na busca e vejam lá se aparece alguma coisa... Azar!

Depois do Google Earth, do Google Maps, do Froogle, etc. Só falta mesmo criar o mais rentável de todos.... Google Porn?

quarta-feira, dezembro 14, 2005

Mais uma vítima da cultura de laxismo que impera nos serviços de protecção a menores

A propósito do chocante caso da bebé de 50 dias que está internada no Hospital Pediátrico de Coimbra, vítima de maus tratos severos por parte dos pais, encontrámos na TSF a seguinte afirmação, proferida pela pediatra de serviço neste Hospital:

"Jeni Canha aludiu ainda à existência de «equimoses antigas na face». Foi também identificada na criança «uma anemia aguda, por perda sanguínea». A pediatra admitiu que a vítima «foi sujeita a maus-tratos severos» no seio da família «pelo menos desde que foi para casa», após o nascimento."

Existem vários indícios de que nos quatro (4!) internamentos anteriores, o Hospital teria alertado a Comissão de Protecção de Menores de Viseu para estes abusos, o que esta nega, a PSP, ignora o caso, a GNR "não tinha o caso referenciado" e todos pareciam desconhecer os antecedentes do pai como indiciado em processos de "assédio sexual". Todos os órgãos do Estado - com excepção talvez do Hospital - sofreram de autismo (PSP e GNR) ou de incompetência grosseira ou assassina. E este é mais um caso em que a obsessão "católica" com a noção perigosa de que os pais biológicos são sempre melhores pais leva à morte de crianças.

A incrível incompetência - justificada pela constante falta de consequências administrativas e criminais - dos serviços de protecção à criança apresta-se para criar mais uma vítima. A mãe terá a desculpa de um "atraso mental ligeiro", o pai encontrará as suas justificações no facto de ser toxicodepente, mas os "técnicos" que foram responsáveis por este trágico incidente, que desculpas encontrarão? Que falsidades terão que inventar para poderem coexistir com as suas próprias consciências?

A SIC e a ordenação dos candidatos presidenciais

Na SIC anda a passar um spot publicitário sobre a cobertura que a estação faz às campanhas presidenciais. Curioso neste spot é a ordem com que em sucessão os diversos candidatos são apresentados: Cavaco, Soares, Alegre, Jerónimo e finalmente, Louçã. Dos outros 14 candidatos nem sombra... Excluídos estão todos aqueles que não apresentam apoios declarados ou implícitos (como Alegre) em máquinas partidárias e a própria ordem da apresentação indica uma espécie de classificação feita pela estação que nem sequer segue a ordem das sondagens, as quais colocam Alegre à frente de Soares... Assim sendo, esta ordenação indica para além de um franco favorecimento do candidato Cavaco o mesmo favorecimento para Soares.

Até que ponto é que esta atitude esta legitimada pela Lei eleitoral?

Mário Soares e o "Atrasado Mental"

Mário Soares ameaça agora com um processo nos tribunais o ex-combatente que em Barcelos o teria insultado e "agredido", com um processo por difamação, segundo os telejornais de ontem. Ora, não foi também neste episódio que Soares respondeu ao ataque acusando o ex-combatente de ser "atrasado mental"? Isso não merece de per si outro processo judicial também por difamação?

O ex-combatente ainda terá a desculpa do sindrome pós-traumático que afecta tantos ex-combatentes do Ultramar, mas que desculpa terá o senhor Soares? A senilidade? Se é essa a desculpa, isso não significa que não está em condições para entrar na corrida presidencial?

Senhor Soares... A lei é igual para todos. Para si também!

A deriva economicista dos debates para as presidenciais

Recuso dar a minha opinião sobre quem terá sido o vencedor do debate Jerónimo de Sousa / Cavaco Silva (especialmente porque até uma batata muda teria mais hipóteses de ganhar um debate com Cavaco do que qualquer candidato presidencial), e este é aliás, um exercício completamente inútil e vazio, que interessa apenas aos opinion makers que parasitam nas nossas televisões.

Constato, contudo, que os entrevistadores/orientadores dos debates continuam a desviar sistematicamente os debates para a área económica, concentrando as atenções sobre temas como a Ota, a nova Refinaria de Sines, o Orçamento, a Crise, o TGV, etc. Ao fazerem este "desvio" economicista os moderadores pactuam com a estratégia da candidatura de Cavaco de sublinhar os temas económicos para reforçar a posição do candidato. Se esta deriva convém à candidatura de Cavaco, ainda que não convenha à verdade, dado que o Presidente da República não tem responsabilidades na área económica, não se percebe como podem os jornalistas desconhecer isto... Ou será que se limitam a cumprir o "frete" que alguém lhes encomendou?...

terça-feira, dezembro 13, 2005

Porque é que defendo o vegetarianismo mais por razões éticas e económicas do que salutárias...

"No que diz respeito à alimentação, a grande extravagância não é o caviar ou as trufas, mas a carne de vaca, a carne de porco e o frango. Cerca de 38% da produção mundial de cereais serve actualmente para alimentar animais, assim como grande quantidade de soja. Há 3 vezes mais animais domésticos neste planeta que seres humanos. O peso total dos efectivos mundiais de gado bovino (1280 milhões) excede, só por si, o da população humana."

Peter Singer, A Ética Prática

Porque sou estúpido...

...pergunto:

Porque é que o Tribunal da Relação de Évora soltou o líder do gang que assassinou o chefe da PSP Sérgio Martins quando lhe foi apresentado como tendo cometido 50 crimes de assalto à mão armada?

Estes senhores juízes não poderiam ser acusados de cumplicidade no crime de homícidio? Talvez não legalmente, nem segundo o Direito, mas certamente segundo a Justiça... Infelizmente, os nossos juízes vivem muito mais no mundo do Direito do que no da Justiça.

segunda-feira, dezembro 12, 2005

Tomada de Posse


Eu, Rui Martins (também conhecido como "oGrunho") tomo posse do satélite de Saturno conhecido como Titan. De agora em diante, qualquer futura expedição que a ESA ou a NASA ou mesmo a Agência Espacial do Mali enviaram a este planetóide devem pagar-me uma taxa de 2 euros. Disponibilizo contudo licenças de exploração mineira por 191 euro/km2 através da filial oGrunho Corp. na Ilhas Maurícias.

Levaram a sério? Não? Mas deviam... Pois se levaram a sério aquelas declarações do Louçã em que ele dizia que demitia o Jardim quando chegasse a Presidente da República...

Existem mais hipóteses de eu mudar a minha residência para Titan no verão que vem, do que de Louçã chegar à presidência...

E daí...

Mude-se o protagonista

Jorge Sampaio declarou recentemente a propósito da sua teimosa defesa da manutenção de Souto Moura no cargo de PGR:

"não se pense que é com a mudança de protagonista que se muda alguma coisa"

Se assim fosse então para que servia deter um assassino (o protagonista do crime) ou combater o bactéria com antibióticos? Senhor Sampaio, é sabido que não é nenhum génio (o homem nomeou Santanaz, recordemo-nos!), mas é evidente que quando existe um problema a primeira coisa que se faz em todo o lado, é precisamente mudar o protagonista! Que aconteceu ao general Giap depois das derrotas da ofensiva do Tet? Que aconteceu a Saddam depois da derrota? Que acontece a um director de vendas se as vendas da empresa caiem a pique? Pois é... Muda-se o protagonista, senhor Sampaio...

Em Portugal comete-se o erro de se acreditar que é possível mudar a realidade escrevendo novas leis, leis que se vão juntar a outras, criando corpos legas inescrutáveis e cada vez mais confusos e obsoletos. Apesar disto, a Justiça piora de dia para dia. E onde está o problema profundo da nossa Justiça? Precisamente nos seus protagonistas. Num bando de "juízes" hiper-remunerados e cumulados de mordomias e numa multidão de funcionários judiciais que do alto dos seus empregos seguros contribuem para o laxismo e pré-colapso do sistema. Mas quando a isto nada melhor do que citar as palavras de António Marinho, citado por Miguel Abrantes na
Câmara Corporativa:

“Todos os ministros da justiça alteraram as leis, nomeadamente os códigos de processo, para fazerem as suas reformas. Os códigos (civil, penal, custas judiciais, processo civil, processo penal, etc.), já foram alterados dezenas de vezes e o resultado é sempre o mesmo. A justiça está cada vez pior.

Nunca os magistrados e os funcionários ganharam tanto; nunca os cidadãos pagaram tanto pela justiça; mas nunca a justiça esteve tão mal e nunca os cidadãos tiveram tantas dificuldades em aceder aos tribunais.

Será que nenhum governante compreende que não é nas leis que estão os males do nosso sistema judicial?”

sábado, dezembro 10, 2005

As Bases Antárticas Espanholas


O navio oceanográfico "Las Palmas" da marinha espanhola deve estar neste momento no Antártico, abastecendo as bases polares espanholas "Juan Carlos I" e "Gabriel de Castilla", assim como a búlgara "San Climent Oridsky".

A presença de Espanha no Pólo Sul tem um objectivo. Para além, dos objectivos "científicos" da presença militar e científica no Continente gelado, os espanhóis através da sua presença estão a marcar posições para quando o Tratato da Antártica fôr renegociado e o países que reclamam territórios puderem efectivar as suas reinvidicações. Actualmente, a Argentina, a Austrália, o Chile, a França, a Nova Zelândia, a Noruega e o Reino Unido reinvindicam territórios, e a Espanha não se encontra nesta lista, mas muitas outras nações preparam-se para reinividicar direitos de exploração sobre o Pólo Sul e a Espanha é uma delas, daí a manutenção destas onerosas bases e o envio regular de expedições para o continente... Até pequenos países como a Bulgária e o Uruguai mantêm aqui estações permanentes...

Portugal? Cadê? Pois é... Como sempre, a eterna falta de visão... Pois se até as Ilhas Desertas deixámos que fossem classificadas como "rochedos"... (obra de Jaime Gama, diga-se, e que coloca em risco a presença nacional nesse pequeno arquipélago).

sexta-feira, dezembro 09, 2005

As Motas Sorvedoras de Lixo de Lisboa


Alguém já reparou numa motas de alta potencia que andam pela cidade de Lisboa com um aspirador? Não sei quantas haverá em Lisboa, mas são relativamente comuns na zona onde mo Pergunta: qual é o consumo destes brinquedos? Por muito grande que seja o depósito do lixo, quanto poderão conter? E sobretudo, a grande pergunta...

Numa época em que a gasolina aumenta de preço e em que se prevê o aumento exponencial para os próximos, numa época em que Portugal bate todos os records de emissão de poluente e viola o Tratado de Quioto manter estes engenhos em funcionamento será razoável? Onde estão os antigos sistemas "manuais" com os seus "almeidas"? Não faziam melhor serviço, mais barato e com mais qualidade do que uns tantos motoqueiros montados nas suas "motas sorvedoras de lixo"?

P.S.: Porque é que me parece que a decisão de compra destas motas nasceu na tola prolífera (de asneiras) de Santanaz Lopes?

Sobre a nova Refinaria em Sines

Se nos EUA não se constroiem novas refinarias porque existem previsões de que não funcionarão o tempo suficiente para se tornarem rentáveis (vivemos agora o pico máximo da produção e esta vai começar a declinar), porque se constroiem então novas refinarias em Portugal?

Mais racional - ainda que impopular - seria a construção de um central nuclear em Portugal - Temos a matéria prima necessária ao seu funcionamento em relativa abundância e com o contrato certo isso poderia implicar uma importante transferência de conhecimento para Portugal.

Apostar no petróleo é apostar num modelo já batido e condenado a médio prazo (2030-2060).

As fragatas "Alvaro de Bazan" F-100 da Marinha Espanhola

As quatro fragatas F-100 (brevemente cinco) que actualmente constituem as mais modernas unidades navais de superfície não só da Espanha, mas de toda a NATO (EUA incluídos) representam um dos vértices do actual momento de grande desenvolvimento de Espanha.

Construídas em Espanha, recorrendo ao melhor da tecnologia nacional e norte americana, estas unidades são as mais modernas que percorrem actualmente os Oceanos do Mundo e representam a força que a Espanha dedicou à sua própria indústria enquanto outros países - porventura mais iludidos pelavaga de "tercialização" - aceitaram sacrificar o seu tecido industrial e primário a troco do desenvolvimento de um dos sectores financeiros mais desenvolvidos do Mundo, mas que não cessa de reduzir pessoal e de fazer despedimentos.

Espanha, bem pelo contrário, nunca aceitou reduzir o peso da indústria na sua economia e após duros anos de reformas que criaram uma das maiores taxas de desemprego da Europa, reformou as suas empresas, fechou as inviáveis e criou novas unidades, mantendo sempre um núcleo industrial forte e autónomo, de que empresas como a Seat, no sector automóvel, a Indra, na tecnologia electrónica de Defesa e a CASA, no sector aeronáutico são talvez as mais emblemáticas.

Assim se compreende porque é que enquanto a economia portuguesa está estagnada à dois anos, com crescimentos da ordem dos 0% (embora os lucros da Banca não cessem de aumentar), a economia espanhola registou no ano passado um crescimento de 3.3% no PIB...

quinta-feira, dezembro 08, 2005

A MicroManif da Função Pública

Ontem ao passar junto da sede do Ministério do Trabalho (ou do Desemprego?) vi uma manifestação do sindicato dos trabalhadore da Função Pública. Cerca de 20 sindicalistas pregavam bandeiras vermelhas no chão e faixas com frases alusivas à ingressão na função pública dos trabalhadores contratados que o Estado (escandalosamente) continua a utilizar frequentemente excluindo-os sempre do vínculo.

A justeza da causa é inegável, mas quando comecei a contar os polícias da PSP que faziam segurança à manifestação reparei que estes estavam agrupados em 3 conjuntos de 3 agentes cada, e que, mais abaixo estava uma carrinha da polícia com mais 6 agentes no seu interior. Ou seja, para acompanhar cerca de 20 sindicalistas, a PSP tinha mobilizado 15 agentes... Documentando a "manifestação" encontrei ainda uma equipa de reportagem da SIC e uma outra de uma qualquer produtora contratada por outra televisão, reunindo ambas 4 jornalistas. Ora isso faz 4 + 15 = 19. A manifestação tinha apenas mais um elemento que a PSP e os Media reunidos...

Observações:
a) Esta generosa alocação de meios policiais foi racional? Estes agentes não seriam mais úteis no patrulhamento a pé em Lisboa (sempre ausentes), na Cova da Moura ou noutro local?
b) Este formato de protesto será ainda eficiente nos dias de hoje? Que tipo de pressão junto do governo é que o sindicato da FP acha que vinte manifestantes podem ter? Os recursos gastos na micromanif, o tempo de trabalho perdido, compensam os efeitos desta manifestação?
c) Para quando um sindicalismo moderno, actuante, interventivo e não um sindicalismo em erosão crescente merçê das suas técnicas de luta obsoletas e típicas da década de 80? Comprar espaço em jornais e nas televisões para fazer passar a sua mensagem não seria mais eficaz que estas micromanifs?

quarta-feira, dezembro 07, 2005

O "modo 4"

Os Serviços representam para a economia europeia 70 por cento do produto interno bruto e ocupam 65 por cento de todos os trabalhadores europeus. A acentuação do peso do sector dos Serviços é o resultado de estratégias políticas adoptadas pelos governos europeus desde o início da década de oitenta e que privilegiaram a tercialização e a desindustrialização deslocalizante das economias.

Por esta razão, as negociações que vão ter lugar em Hong Kong entre 13 e 18 de Dezembro no âmbito da Conferência Ministerial da OMC são tão importantes.

Aqui vai debater-se o dito "modo 4", ou seja o quarto modo possível de prestação de serviços: a mobilidade do pessoal. Com o modo 4 as empresas poderiam deslocalizar "sem sair do lugar", assinando contratos - por exemplo - com empresas de serviços informáticos indianos por 2 anos em troca do envio para a Europa de engenheiros subremunerados (pelos padrões europeus). estes emigrantes não ganhariam direitos de residência e poderiam ser repatriados a qualquer momento.
A pressão - já imensa - sobre os salários e a precaridade do emprego iriam aumentar com a chegada destes migrantes ultraprecarizados e o desemprego iria disparar. Assim como o número de emigrantes ilegais (quantos regressariam à origem no final dos seus contratos?). Tudo em nome da sacrossanta maximização dos lucros e dos rendimentos dos accionistas... é isto que queremos para os nossos filhos?

Razões para os nossos fracos índices de sucesso na Matemática

a) A Inquisição e a perseguição a todos os que punham em causa os Dogmas católicos e a perseguição a todos os sábios judeus que fugiram para o norte da Europa

b) A política salazista de contenção do número de licenciados para limitar a contestação ao regime por parte de um grupo de intelectuais numeroso e informado

c) O desinvestimento no ensino das ciências patrocinado por sucessivos governos da democracia, sempre geridos por doutores de Leis e outros "letrados" e nunca por pessoas oriundas dos meios científicos

d) A obsessão das privadas pelo lucro, desprezando os cursos científicos que têm custos de funcionamento mais elevado

terça-feira, dezembro 06, 2005

Alegre, o Ressabiado?

Vou votar em Alegre, tenho feito defesa dele em diversos foruns e acho-o preferível a qualquer outro candidato, pela postura e atitude. Mas... reconheço nele um certo ressabiamento muito semelhante aquele de Sócrates quando não o escolheu para candidato do PS nas presidenciais... Será que Alegre seria candidato se o PS logo de começo não o tivesse seduzido e depois abandonado? Duvido...

Mas entre o geronte Soares e o hisurto e "economista" Cavaco e outros figurantes do circo, Alegre destaca-se pela sua cultura, hombridade e dignidade. Daí recolher o meu voto.

Selecção Portugal no Seu Melhor: 1

A verdadeira "contrainformação"

Segundo notícia publicada na www.cnn.com sob o título "Senators demand answers about Pentagon propaganda program" existiria um programa do exército americano no Iraque com um generoso orçamento de vários milhões de dólares e que premiaria jornalistas e media iraquianos pela publicação de notícias favoráveis à ocupação.

Esta manobra massiva de desinformação - dada a sua escala - não poderia manter-se oculta por muito tempo e as suas consequências na credibilidade das notícias favoráveis à Coligação no Iraque será tremenda... Quem no Iraque vai agora acreditar numa notícia deste género? Como é possível que ninguém tenha antevisto isto na Administração americana?

segunda-feira, dezembro 05, 2005

A Selva dos preços no Mercado de Arrendamento Comercial

A loucura no mercado imobiliário em Lisboa - se não em todo o Portugal -está a atingir o paroximos máximo da irracionalidade e impõe-se cada vez mais a definição de regulamentação e de autoridades que travem esta especulação desenfreada que patrocinada por esses "polvos" da economia que são as agências imobiliárias e pela Banca.

Aqui, na avenida de Roma, existem lojas de rua cujo aluguer ronda os 3 mil contos/mês! Mais à frente, no Centro Comercial Acqua, cobram-se alugueres de 1200 e 1400/mês. No Parque das Nações, um certo restaurante na Av. Dom João II pagar 800 contros e mais adiante uma loja de pronto a vestir para 1400 contos por mês!

Alguém tem noção da facturação que um destes estabelecimentos comerciais tem que realizar por mês para ser capaz de pagar estas rendas, mais impostos, mais salários, mais custos de operação? Em quanto encarecem os produtos comercializados para que uns quantos especuladores imobiliários enriqueçam escandalosamente para além dos limites do razoável? Que salários têm que ser pagos (mínimos, claro!), que imigração tem que chegar a Portugal para ocupar estes postos de trabalho subremunerados, que impostos têm que ser evadidos, para que uns quantos senhores enriqueçam sentados nos seus sofás enquanto compra lojas e mais lojas, subindo sempre os preços?

Por isto, é que as lojas mudam tão frequentemente de dono... É que a esta genta não importa se o negócio a que alugam pode pagar a renda, porque assim que este fecha, tornam a colocar o espaço no mercado de arrendamento e após alguns meses, tornam a enganar mais alguém (que levam à falência).

Urge a intervençã governamental que defina uma grelha nacional de preços de arrendamento comercial máximo por metro quadrado, que defina um valor máximo para a valorização destes espaços, que, em suma, vigie e regule, aqui que hoje está desregulado e selvagem.

Quantos impostos seriam cobrados, quandos empregos a nacionais, quantos salários de miséria seriam evitados, se o mercado do arrendamento comercial fosse regulamentado?

Sobre as comemorações da morte de Sá Carneiro

Já enjoa todo este falso sebastianismo em torno da figura de Sá Carneiro! O que realizou ele, que marcas deixou, o que fez - em suma - para merecer este estatuto divino? Para quê estes rituais mórbidos em torno de uma figura vazia como esta? Ou será que por detrás de cada homenagem, de cada alusão à tese do "atentado" existe um dividendo político que se quer retirar?

domingo, dezembro 04, 2005

Sinais da portugalidade contemporânea...

Numa das últimas noites, quando chegava a casa do trabalho deparo-me com um automóvel estacionado sobre o passeio, mesmo à frente da minha porta. Normalmente, esta é daquelas coisas que mais me fazem ferver, mas neste caso concreto lembrei-me daquela vez em que a minha mulher fez o mesmo, e calei-me, sentindo que neste caso não tinha autoridade moral para falar... Mas quando abria a porta noto uma confusão qualquer nas minhas costas: um homem, nos seus sessenta e tal anos discutia com o proprietário do veículo. Aparentemente, acusava-o de ser "porco" (o insulto mais suave dos vários que ouvi) por estar a limpar o tapete do seu carro naquele local (trata-se de uma das mais centrais avenidas de Lisboa, a avenida de Roma). Não apanhei grande parte da "conversa", mas quando entro no elevador ainda vejo os dois a começaram um combate de boxe (imaginem agora dois homens de 60 anos a lutarem...) e a serem separados por transeuntes...

Não vi o outro a sacudir nenhum tapete, mas vi como estacionou o carro mesmo sobre o passeio. E esta atitude, sancionada pela ausência permanente da autoridade numa das principais artérias da capital e pelo baixo nível de civismo da generalidade dos portugueses. O episódio é apenas mais uma das diversas manifestações desse baixo civismo, da fraca capacidade que temos para viver em Sociedade, respeitando os interesses e necessidades dos outros. Sempre que a autoridade está ausente ou é fraca e incompentente, o verdadeiro Tuga vem à superfície: o mais puro bárbaro social da actualidade.

O episódio é uma prova de baixo civismo, mas também mostra o quanto inflamados e extravasados estão os nossos sentimentos... Não vi razões para uma sessão de pugilato e por regra a violência física dificilmente pode ser justificada a não ser como forma de autodefesa. O que terá levado aquele idoso à agressão? Que frustações? Que vazio na vida?

Sinais da portugalidade contemporânea...

sexta-feira, dezembro 02, 2005

Om mani padmé houng

Surge este Post a propósito do falecimento mencionado pelo Espreitador. A morte choca-nos sempre. Especialmente quando se abate sobre alguém que bem ou mal nos habitámos a conhecer ao longo dos anos. E mesmo a convicção que temos de que é ilusória porque resulta de uma percepção imperfeita da Realidade e da eterna ilusão do Ego não chega para afastar de nós todo o impacto que causa, mesmo quando se trata de alguém que mal conhecemos.

Quando alguém leva a sua vida ao fim - directamente pela via do suicídio ou indirectamente pela via da depressão - por causa da pressão esmagadora e asfixiante do mundo moderno, mais os seus dogmas inumanos de eficiência económica, lucro, facturação, ganhos do accionista ou do patrão, não podemos deixar de acreditar como os Sumérios de que todo o Mal que se faz em vida, se paga também em vida.

Os "despedidores" de gente que andam por aí e que mercenariamente se abatem sobre as suas presas nas empresas europeias, portuguesas e que exploram desalmados os trabalhadores chineses e indianos irão pagar caro essa sua desumanidade. Quando levam alguém a seguir as suas políticas inumanas, criam nesse alguém a carga dessa responsabilidade e se esse alguém carrega consigo a dose suficiente de consciência, explode e autodestrói-se.

Este sistema económico que privilegia um grupo fantasma de accionistas e especuladores sem rosto à custa de despedimentos massivos, sofrimento familiar, fome de crianças, miséria no Terceiro Mundo, depressões e stress esgotante, tem que terminar.

Está nas mãos de cada um de nós, cessar com esta desumanidade. A Economia não deve existir contra o Homem, mas pelo Homem. Não deve ser servida por este, mas servi-lo. Não deve ser instrumento de tortura e sofrimento, mas de satisfação e cumprimento.

Que cada um de nós se lembre disto de cada vez que deitar o seu voto na urna!

Contra o Sistema!

p.s.: Neste momento, I. deve estar a atravessar o delicado processo do Bardo. Acreditamos que tendo esgotado boa parte do seu karma negativo no seu momento final sairá vencedora deste processo: Om mani padmé houng

O Tiro no Pé

Com o aprofundar do processo de deslocalização de indústrias, primeiro e agora, também nos Serviços avolumam-se as retiradas de empresas do espaço europeu a caminho do Leste da Europa, da Índia e da China.

Esta é, obviamente, uma teoria económica suicidária e sem visão de futuro. Se todas as empresas do mundo decidirem deslocalizarem-se para o Oriente ou para o Terceiro Mundo quem sobrará nos países desenvolvidos para comprar os seus produtos e serviços? Os funcionários dos Estados falidos dela perca dos impostos das empresas deslocalizadas? As legiões de desempregados famintos que se multiplicam hoje por toda a Europa?

E que não haja ilusões: quando o indiano médio alcançar um salário de primeiro mundo ou direitos laborais minímos, as mesmas multinacionais que fugiram para a Índia tornam a fugir para outro lado qualquer, porque a este sistema só interessam países de baixos salários e nula protecção laboral.

O mal não está na índia ou nos indianos. Está num sistema que favorece a fortuna de uns poucos e cria a miséria e o sofrimento em quase todos os outros.

Assim, esta deslocalização massiva de industrias e serviços para fora da Europa é para estas empresas, a médio prazo, um grande tiro no pé...

quinta-feira, dezembro 01, 2005

A Europa Irracional

Não é preciso ser um grande "economista" (se existe mesmo algum) para perceber que orçamentos restritivos, obcecados com o controlo do deficit e com a restrição do investimento não ajudam à recuperação de uma economia em crise... E são estes orçamentos que a UE impõe por toda a Europa... E agora vem o Banco Central aumentar as taxas de juro.

É como se os senhores da Europa estivessem a remar contra a retoma da economia europeia.

Dos banqueiros já se sabia que pouco se importavam com a sorte dos comuns dos mortais, mas pelo menos dos políticos esperava-se alguma racionalidade, imposta pela pressão eleitoral.

Ao invés, temos isto. E o BCE que aumenta as taxas...

As "Prisões Secretas da CIA"

As informações de que os EUA operam em vários países "amigos" no mundo prisões secretas para onde transportam os suspeitos de actividades terroristas contra os EUA começam a ganhar o estatuto de certeza, à medida que as declarações de responsáveis políticos americanos começam a deixar de negar liminarmente a sua existência.

Estas prisões funcionando em países do Leste Europeu como a Roménia e em países árabes "amigos" como a Jordânia e o Iémen estão - dado o seu estatuto secreto - isentas de fiscalizações pela Cruz Vermelha e pela Amnistia Internacional e o seu secretismos só pode ser explicado pela prática sistemática nestes locais de violações dos direitos humanos mais fundamentais. O recurso à tortura, às detenções arbitrárias sem mandatos judiciais, a violação de limites de prazos de prisão e outras violações graves, fazem com que qualquer um que seja considerado "suspeito" pelas autoridade americanas pode ser detido em (houve rumores de detenções que a CIA teria efectuado no Reino Unido e França) e levado para uma destas prisões secretas onde pode ser torturado e depois suicidado, de modo a encobrir este rapto e interrogatório com tortura.

Quando um "estado de Direito" se torna num monstro de ilegalidade, é porque algo está mesmo muito mal neste Mundo... O episódio dos "aviões fantasma da CIA" é apenas isso mesmo, um episódio de uma trama muito mais grave e intensa que é a das "prisões secretas".