oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

terça-feira, fevereiro 14, 2006

"Morte à América! Morte a Israel!"

Os manifestantes muçulmanos de ontem, em Beirute proclamavam: "Morte à América! Morte a Israel!" numa manifestação convocada para exprimir o desagrado do Islão pela publicação das famosas caricaturas a Maomé.

Ou seja, o alvo dos manifestantes não era sequer a Dinamarca, nem nenhum dos outros países europeus onde foram publicadas as caricaturas. O alvo era a "América" e "Israel" os arqui-inimigos do mundo Árabe. Assim se consta como estas manifestações não são realmente contra estas ou outras caricaturas, mas manifestações anti-ocidentais que servem fundamentalmente dois propósitos:

a) Aumentar a visibilidade dos movimentos islâmicos radiciais no próprio Mundo Árabe, favorecendo a sua base popular de apoio e conduzindo à tomada do poder pela via eleitoral.

b) Desviar a atenção dos governos corruptos e ineptos que governam o Mundo Árabe desde a descolonização e que usam agora este fenómeno marginal para orientarem o descontentamento popular para um "inimigo exterior", à boa maneira argentina dos generais do regime Galtieri durante a Guerra das Malvinas.