oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

sábado, setembro 10, 2005

A Encenação

Ontem, quando olhei pela janela-parede envidraçada do edifício onde trabalho no Parque das Nações vi passar do outro lado da via férrea um estranho cortejo. Um BMW recentíssimo, negro passa seguido por dois outros BMWs cinzentos exactamente iguais em côr e modelo. O estranho cortejo circunda a alta velocidade a piscina municipal acabada de construir e ainda por inaugurar e aproxima-se do portão onde já se encontrava - à chuva - o segurança das instalações. Algo se passava... Reparo também que a caterpillar que alisava o solo imediatamente adjacente à piscina se esfumara subitamente.

Efectivamente nos dias anteriores andava uma agitação estranha pela nova piscina municipal... Empregados da câmara removeram todos os cartazes que publicitários tinham colocado nas paredes da piscina, as últimas obras de arranjos nos jardins e arredores entram em agitação frenética... Fazem pequenos arranjos na estrada que dá para a piscina... Limpam os vidros.

Minutos depois começam a chegar os carros das televisões e dos jornais e todas as (poucas) dúvidas se evaporam: Estávamos perante um Santanismo. Santanaz decidira inaugurar a dita Piscina Municipal em plenas barbas do seu "companheiro" Carmona (sempre ausente destas inaugurações) e aproveitando o mediatismo que lhe resta para ocupar algum tempo de antena nas televisões.

Os carros que seguiam o BMW eram obviamente dos tais seguranças da PSP que acompanham Santanaz por todo o lado. O que levanta algumas questões...: Os tiques aristocráticos e monárquicos dos nossos políticos transparecem bem nestes momentos. Desde Sampaio que se passeia com um Capitão-de-Mar-e-Guerra que lhe segura o chapéu de chuva em Entre-os-Rios a Santanaz que se pavoneia no seu BMW pago por nós, vai uma distância muito curta... E para que precisa Santanaz de 11 seguranças em BMWs? Será que a Al Qaeda tem Santanaz na lista de alvos a abater? (alguém sabe o email da caixa de sugestões da Al Qaeda?).

Findo o circo mediático da inauguração, os 3 BMWs lá partiram em alta velocidade a caminho de mais uma qualquer inauguração obscura. Poucos minutos depois o caterpillar regressava ao terreno e continuava a terraplenar o parque de estacionamento da piscina...

Que encenação!