oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Belmirando

Nesta questão existem águas muito turvas no que respeita ao estabelecimento de um monopólio privado nas comunicações em Portugal... O filhito de Belmiro até à umas semanas falava mal do monopólio da PT, apresentava queixas à Anacom, etc, bla, bla, bla. E agora vem ele próprio comprar esse mesmo monopólio e reforçálo ainda mais! Que finura, clareza de espírito e coerência!

Por outro lado, e talvez bem mais importante:

Se Belmiro tem os tais 11 mil milhões (ou se consegue reuni-los, o que vai dar ao mesmo) não seria mais útil ao país usá-los em investimento produtivo? Que tal montar uma fábrica de automóveis de marca portuguesa? Uma firma aeronáutica capaz de alinhar na Airbus, construir um estaleiro naval capaz de renascer a nossa defunta marinha mercante? Montar uma firma global de computadores de marca nacional? Criar uma marca portuguesa de telemóveis? Etc, etc.

Que tal investir essa guita toda no sector produtivo e não nos elefantes brancos dos Serviços que tanta "riqueza" (SIC) deram a Portugal?

Mais uma questão... Fala-se da France Telecom interessada na PT, na Telefonica que gostaria de avançar mas que o não faz por causa de um Acordo de Cavalheiros entre o Estado Português e o Espanhol, mas porque é que a PT é que pode ser comprada e não compra? Se o Belmiro conseguiu mobilizar energias e capital para se abalançar na compra da PT porque é que esta nunca revelou idêntica ambição e avançou para a compra de um grande operador europeu? Falta de visão dos gestores que os sucessivos governos têm impingido à PT?