oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

sábado, fevereiro 11, 2006

A Minoria que se vai tornando em Maioria e as Caricaturas

A contestação pela publicação das famosas caricaturas a Maomé revela uma crescente populariedade dos movimentos islâmicos radicais no mundo islâmico e até entre as comunidades islâmicas do Ocidente que tem muito a ver com a Globalização, com a crescente redução do papel do Homem na Economia, com a redução do Mundo Árabe na economia global (reduzido a mero produto de petróleo, enriquecendo apenas uma reduzida clique governante).

O problema está em que esta interpretação radical do Islão, de minoritária e contracorrente ameaça tornar-se sistemética e generalizada... Usada por alguns governos mais radicais e ameaçados como o do Irão e da Arábia Saudita, reforçada pela hesitações do Processo de Paz israelo-palestiniano e pelas posições americanas no Iraque e Afeganistão, os radicais e extremistas ameaçam tornar-se maioritários...

Quanto menos importância tem o Homem, mais importância ganha a Transcêndia e o Além. Num mundo onde as perspectivas são piores para todos (ou quase), o refúgio na transcêndia religiosa é uma das derradeiras salvaguardas contra a Loucura.

Compreendo estes fanáticos e o processo que os leva até este ponto. Incompreendo o sistema de "Pensamento Único" neoliberal e imperial que os levou aqui.

Compreendo o processo, mas também o uso do mesmo que as "élites" islâmicas radicais (os ulemas e os imãs que acicatam ao ódio e ao racismo) fazem do mesmo para expandir o seu poder e influência.