oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

sábado, março 18, 2006

TVI: Trash Visão Independente

Ontem, quando fazia Zapping pelos canais da televisão apareceu-me à frente uma coisa da TVI, chamada "Fiel ou Infiel". Confesso que fiquei aturdido. Estavam a passar imagens de dois actores, muito, muito maus, que tentavam despir-se um ao outro, num estúdio recheado de pessoas com o ar mais boçal que se podia imaginar (devem ter um screening muito exigente) e que emitiam bocas do género: "dá-lhe!", "rameira!" e coisas inteligentes do género. Pessoalmente, não me considero muito esperto, mas aquela gente parecia acreditar que as imagens que viam eram reais, isto é, que tinham sido recolhidas por câmaras ocultas (estranhamente, móveis...) e que estariam a filmar um elemento de um casal traindo o outro com um terceiro exibido no filme. Toda a cena era vista pelo "traído" que ía comentando a coisa com uns impropérios que lhe pareciam convenientes.

Provavelmente, isto já passa na TVI à muito tempo, mas só agora dei com aquilo. O programa era tão mau que parecia impossível, mas lá estava ele! Resistindo a toda a probabilidade!

Mas mau, mesmo, foi o final... No fim, entra em palco a rapariga que traiu o noivo e dirige-se para o "noivo", quase a correr. Este, empurra-a, agride-a, perante a reacção intencionalmente "lenta" do Segurança do Estúdio. É óbvio que esta cena de violência fazia parte da encenação, mas o modo como foi introduzida, legitima o uso da violência para "resolver" situação deste género! O público boçal aplaudiu (respondendo porventura a um sinal), e os "actores" aceitaram participar numa cena de violência doméstica, onde a agressão do homem à mulher foi consentida por esta, quando aceitou representar aquela cena, e tudo cozinhado de maneira a parecer realista e verídico!

Ninguém pensou que muitos portugueses que vêm aquilo, acreditam que as cenas, que as encenação são verdadeiras? Que o exemplo violento, frutifica? Que a televisão não cumpre uma missão de Formação e Educação, e se educar para a violência é essa que dominará a nossa sociedade?


P.S..: A AACS já deliberou sobre aquilo, mas sem provimento... Ou seja, tolera-se a exibição da violência, e deixa-se tudo impune... Para que servem então os senhores da AACS?