oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

quinta-feira, março 16, 2006

A Escrita Cónia: Escrita Levantina (ou Ibérica do Norte)

"A partir do Sul, da Escrita Meridional, surgiu, mais a norte, a Escrita Levantina. Muito inovadora, pela introdução de uma série numerosa de novos caracteres, quase todos ligados à nasalização, como m’, a partir do u meridional, e m, como uma variante de n.

Os seus caracteres são semissilábicos e serviram para registar uma língua ibérica. Os seus textos apresentam-se quase sempre da esquerda para a direita. Alguns autores espanhóis designam esta escrita de "escrita ibérica", um nome que sobrevive hoje apenas devido ao costume, visto estar já perfeitamente firmado que não era este o único sistema de escrita empregue na Península Ibérica pelos seus indígenas, preferimos por essa razão, a designação de “Escrita Levantina”, que, aliás, tem vindo a ser empregue cada vez com maior frequência. Os vestígios desta escrita indígena surgem desde a faixa mediterrânea francesa até Segura, em território do País Basco espanhol. Razoavelmente conhecida, servia de suporte à língua Levantina (também conhecida por ibérica no sentido restrito). Estas inscrições são datadas entre os séculos IV a.C. e os I a.C.

O seu valor fonético pôde ser recolhido a partir dos seus documentos mais importantes, as legendas monetárias através do trabalho de Gomez Moreno. Este investigador começou a sua abordagem pela legendas bilingues que, naturalmente, permitiam a identificação rápida de alguns signos. Assim, reconheceu os caracteres para CEL nas moedas da Colonia Iulia Celse, GIL, nas moedas de Edetania e SAETABI, nas de Xátiva. Passou de seguida às moedas de séries ibéricas que eram continuadas com moedas de semelhante tipologia mas com legendas latinas, o que permitiu recolher os caracteres para BILBILIS, SEGOBRIGA e CLOUNIOQ. Prosseguindo ainda mais longe nesta sua análise, Gomez Moreno acabou por obter uma leitura relativamente consensual para os valores fonéticos destes caracteres. Observemos por fim, que o autor identificou vários sons que nos signos silábicos se revelam imprecisos, nomeadamente B e P, T e D e, por fim, K e G.

A Escrita Levantina pode ser subdivida em duas variantes utilizadas durante os séculos IV e III a.C.: Uma empregue a norte do rio Ebro, e conhecida como sistema Catalão; e uma segunda, usada mais a sul e conhecida como sistema Edetiano. Depois do século III a.C., o sistema Catalão deixou de ser utilizado, permanecendo apenas o sistema Edetiano."