oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

quarta-feira, setembro 14, 2005

O "racismo" espacial Chinês

A China prepara-se para lançar este ano de 2005 o CZ-5, o mais poderoso foguete jamais construído neste país e que lhe permitirá colocar em órbita - ou ainda mais longe - pesos úteis verdadeiramente significativos.

Com o Cz-5 a China coloca-se definitivamente no grupo das potencias espaciais estando agora na posse de um lançador pesado que lhe vai permitir cumprir as promessas que tem lançado para a arena espacial nos últimos anos:
a) Uma estação orbital tripulada, tipo Salyut
b) Uma missão tripulada circumlunar
c) E, por fim, a aterragem de uma missão humana na Lua e o estabelecimento aqui de uma base semipermanente.

Estranha-se contudo o isolamento do esforço chinês... A China não participa do projecto internacional ISS e está ausente das missões conjuntas ESA-NASA, de que o recente sucesso Huygens-Cassini foi o melhor exemplo.

A única colaboração que a China tem aceitado é a russa, e mesmo essa com severas limitações: A até agora única capsula espacial tripulada chinesa (A Shenyang-4) consistiu numa versão Soyuz TM4 ("modificada", na versão russa, "melhorada" na versão chinesa). Ou seja, quando a China colabora é para receber/comprar tecnologia, o que não é verdadeiramente uma colaboração inter-pares mas mais uma relação estritamente comercial.

Esta atitude revelará um orgulho desmesurado e o racismo que historicamente o "Império do Meio" sempre sentiu em relaçãos "bárbaros", que somos todos nós?

A questão fica no ar...