oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

sábado, setembro 10, 2005

Parte 26: A Escrita Cónia: O Culto Solar


Disco de ouro descoberto na necrópole de Bensafrim.

Os escudos redondos seriam (segundo Varela Gomes) uma representação do disco solar. O escudo seria uma imagem solar que o guerreiro transportaria consigo no combate e de cuja protecção dependeria. Esta interpretação do arqueólogo português concorda com a interpretação que J. Déchelette já tinha proposto em 1909 para as representações deste tipo que frequentemente podem ser encontradas em objectos rituais da Idade do Bronze e do Ferro e que mercê das suas reduzidas dimensões não podiam ter utilidade militar.

Escavações em curso desde Setembro de 2001, conduzidas pelo arqueólogo David Calado, permitiram descobrir em Bensafrim e Odiáxere (Lagos) três menires datados dos finais do IV e princípios do V milénio. Estes menires gravados, descobertos na Quinta Queimada foram colocadas num quadrilátero de vinte metros quadrados e foram classificados pelo arqueólogo como pertencentes à “Cultura neolítica da Baixa de Lagos”, aparentada, por sua vez, à “Cultura neolítica do Golfo de Cádiz”. Estes menires apresentam figuras solares, e montículos, provavelmente representações de seios femininos, um carácter sexual que não é raro encontrar na cultura megalítica e que é reforçado pela aparição de uma vulva num desses menires, assim como pela forma declaradamente fálica de um outro, descoberto em Figueiral (Bensafrim). Ora, é precisamente em Bensafrim que foi encontrada, escavada e investigada uma das maiores necrópoles cónias e uma das que mais estelas inscritas deu a conhecer. A aparição destes menires esculpidos numa região tão próxima pode permitir revelar alguns traços da religião das populações que precederam a civilização cónia e que a podem ter influenciado profundamente.

O culto solar estava directamente ligado com a aplicação do Poder político, como se depreende da associação do guerreiro com o Sol e com a continuação desta ligação com a administração local durante o período romano, conforme nos testemunham os restos epigráficos desse período.