oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

sábado, outubro 08, 2005

A Campanha do PNR em Lisboa

Apareceu esta noite em Lisboa um pequeno folheto do PNR apelando ao voto nas listas deste partido para a Câmara de Lisboa.

Pelo tipo de papel e tinta utilizado, é óbvio que a extrema direita lusa não nada em dinheiro... Mas não deixa de ser curioso indicar os temas que a nossa extrema direita utiliza na sua propaganda eleitoral:

"Seis princípios-base para salvar Lisboa:
1* Garantir a segurança nas ruas, utilizando as forças da ordem para esse fim e não na caça às multas
2* Acabar com a promiscuidade existente entre Câmara Municipal e construção civil.
3* Passar quase todas as ruas a sentido único e aumentar os espaços de estacionamento.
4* Reabilitar prioritariamente as zonas históricas da cidade e os edifícios degradados.
5* Pôr fim a todos os financiamentos que se destinam a imigrantes e seus descendentes e
à comunidade homossexual."

Comentários:

1* A preocupação com a Segurança continua a ser grande bandeira de organizações deste tipo... Especialmente eficaz em zonas de população envelhecida (como Lisboa), o argumento colhe tanto mais espaço, quanto mais partidos como o Bloco de Esquerda esqueçem este espaço e defendem frequentemente os criminosos em lugar das vítimas... Diremos que quanto mais se radicalizar o discurso do Extremo esquerdo, mas espaço concederá ao Extremo direito...

2* A promiscuidade entre câmaras e construtores é flagrante aos olhos de todos e a permanente e profunda corrupção que assenta no esquema de financiamento das câmaras permite a utilização destes argumentos. Neste aspecto, observa-se novamente a deriva "securitária" do PNR.

3* "Passar quase todas as ruas a sentido único"! Ora aí está uma proposta que gostaria de ver posta em prática... Quantos segundos de reflexão, que estudos, que impacte previu o genial pensador que produziu esta proposta? E então a utilização da palavra "quase"... No PNR acreditarão que esta proposta é prática? Que pode mesmo ser aplicada? Ou é apenas uma ideia de alguém que sabe que nunca será eleito?

4* "Dar prioridade às zonas históricas da cidade". O uso e abuso da História, no bom modelo salazarista... A crença bacoca e obsoleta que o regresso puro e simples ao passado, o endeusamento do culto do antepassado, da Tradição como refúgio dos males modernos, são sinais clássicos de um partido nacionalista. E o que significa "dar prioridade"? Prioridade em quê? Na reabilitação? Mas isso não é evidente? Para quê sublinhar a prioridade?

5* O apelo ao cessar de todos os apoios a imigrantes e homossexuais enquadra-se perfeitamente nos dois inimigos fidagais do PNR... Mais adiante no folheto diz-se "Os comerciantes portugueses estão na falência e a serem substituídos pelo comércio chinês". A sanha nacionalista continua a orientar a sua energia para os tradicionais inimigos interiores que deram a vitória (por minoria!) ao Partido Nazi em 1934 e aos quais o PNR acrescenta agora - em boa tradição jardinista - os "chineses"... Os nacionalistas parece não terem ainda compreendido que o grande inimigo de Portugal e dos portugueses são os próprios, ao alimentar uma cultura de lachismo, de baixo civismo e a consentirem um baixo nível cultural e de exigência cívica a si próprios e aos seus descendentes.