oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

sexta-feira, outubro 07, 2005

O Maior Roubo da História


Segundo notícia do último número do indispensável "Courier Internacional" teria sido cometido no Iraque o maior roubo da História. Mais de mil milhões de dólares ter-se-iam evaporado dos cofres do Ministério da Defesa em troca de lataria inútil e ferrugenta comprada em segunda mão ao Paquistão e à Polónia.

Esta verba que se resume a todo o orçamento de defesa iraquiano para o ano corrente teria deixado o ainda incipiente exército iraquiano quase completamente desprovido de equipamento pesado e até de veículos de transporte e munições (razão pela qual se vê tantas vezes as forças do governo iraquiano pró-americano a deslocarem-se em pickups de caixa aberta e automóveis comuns).

O grosso destes mil milhões foram "torrados" na compra de helicópteros polacos em segunda mão com 28 anos de uso (quando a Mil só garante que a sua célula resiste a 25), em veículos de blindagem tão ligeira que nem trava uma bala de fusil AK-47 disparado a curta distância, em cópias egípcias de metralhadoras MP5 vendidas a 12 vezes o preço de mercado, etc, etc...

Tudo isto foi feito nas barbas e perante a passividade cúmplice das forças americanas, que assim viram a sua missão de fugir do Iraque tão cedo quanto o possível seriamente comprometida, dado o grau de gravidade que este desvio (os responsáveis do governo iraquiano estão em fuga) teve no grau de prontidão do ainda muito mal preparado e equipado "exército iraquiano".