oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

terça-feira, outubro 04, 2005

Encalhado no Espaço!

Vive-se actualmente no espaço uma tragicomédia curiosa... Na estação espacial internacional ISS trabalha actualmente uma pequena equipa de um americano e de um russo que receberam recentemente dois outros astronautas e um turista espacial. O russo que lá estava vai regressar à Terra na mesma cápsula Soyuz que levou a nova tripulação, mas o americano, de nome McArthur devia também regressar, embora nos próximos meses.

Mas agora não tem como voltar à Terra... Era previsto regressar no Shuttle americano, mas depois do quase fiasco do último lançamento, as actividades do Shuttle foram novamente suspensas Sine Die, não sabendo quando, nem se, regressa à actividade. Logo resta apenas a hipótese russa, as velhas mas fiáveis cápsulas Soyuz. Só que o acordo EUA-Rússia que até agora foi usado pela NASA para que a Rússia transportasse de graça os astronautas americanos até à ISS expirou e agora a NASA tem que comprar lugares nas Soyuz para poder usá-las. Ora, no começo deste ano, o Congresso Americano fez aprovar uma lei que impede a NASA de comprar vôos nas Soyuz como represália à Rússia por esta estar a colaborar com o Irão no seu programa nuclear a partilhar com este tecnologia militar.

A menos que a lei seja revogada pelo Congresso (e terá que ser!) o astronauta McArthur vai ficar "encalhado" no Espaço até que em 2017 os EUA tenha um novo sistema capaz de colocar homens no Espaço!