oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

segunda-feira, outubro 03, 2005

O "Utilitarismo" de Peter Singer

Releio actualmente o "Ética Prática" do Peter Singer. Um livro excelente e extremamente útil nesta época desregulada e os onde os valores morais estão em decadência. Singer é uma das figuras mais conhecidas da corrente "Utilitarista". É uma releitura (como têm sido a maioria das minhas leituras recentes), mas uma releitura sempre útil para limpar a mente do telelixo que sempre vai entrando...

O "Utilitarismo" é uma corrente que defende que a Ética, a ciência que permite distinguir o Bem do Mal assenta na permissa que de uma acção é Boa se provoca a felicidade e é Má se causa o sofrimento. A permissa radica na existência de opções ou acções alternativas. Extrapolando, isso significa que não existe Bem ou Mal se não existem acções alternativas, isto é, se alguém fôr confrontado perante uma situação que não lhe deixe alternativas de acção (o chamado "entre a espada e a parede") não lhe pode ser imputada a responsabilidade de agir Bem ou Mal, porque essa distinção assenta na existência de escolha.
Do "Utilitarismo" resulta também a essência da Educação: neste caso será a capacidade de induzirmos nas crianças a criação de opções alternativas perante as situações que a vida lhes irá apresentar. A Educação teria assim a missão de permitir a descoberta de alternativas onde a vida parece negá-las, alternativas essas que seriam descobertas por intermédio da Cultura, da Inteligência e da Imaginação, colocadas desta forma no mesmo pé e contribuindo em igual medida para fazer seres humanos melhores e mais éticos.