oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

terça-feira, outubro 25, 2005

O discurso do Sapo Velho

Neste momento Mário Soares discursa em todas as televisões desde Boliqueima a Uagadugu, babando-se para cima dos microfones, enquanto Cavaco Silva acompanha a transmissão salivando pelos cantos da boca enquanto a Maria Cavaca lhe corta as unhas dos pés e um caniche laranja saltita aos pés do casal.

Soares fala de Economia, Economia, Economia, ele que se gabou em tempos "de não perceber nada de Economia" (nem querer saber). Jorge Coelho tira ramelas do olho com a haste dos óculos enquanto pelo canto do outro olho (o não rameloso) acompanha a curvas da Mandatária pela Juventude, Joana Amaral Dias (e quem o pode criticar?) e a audiência de centenas de pinguins enfatuados aguarda ansiosa pela próxima distribuição de condecorações e prebendas.

Soares falou mais e melhor que Cavaco. Desde logo ao marcar para hoje esta declaração revelou a sagacidade política que lhe é reconhecida e anulou boa parte do impacte que a declaração cavaquista provocou. Soares demonstrou também que está mais à vontade nestas lides que o cronicamente tímido Cavaco que limitou as suas declarações a uns escassos minutos (contra 20 de Soares).

Apesar da geralmente boa performance soárica, aqui e acolá notou-se a passagem da idade sobre o Velho Sapo... Murros na mesa, pancadas no microfone, enganos de leitura, e os humilhantes esquecimentos na fase das perguntas dos jornalistas quando se esqueceu uma, duas vezes das perguntas da jornalista do Expresso, Soares deu mostras que já não o mesmo Soares de sempre... A idade é implacável e Soares devia ter a sabedoria bastante para o reconhecer e escusar-se a exposições humilhantes e para se escudar à derrota degradante que o espera...

Em Suma: melhor (muito) que Cavaco, no discurso, nas ideias (contra o vácuo de Cavaco) e até no debate, mas muito, muito longe do Mário Soares de outros tempos...