oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

terça-feira, outubro 18, 2005

O Grande Vencedor das Autárquicas 2005 foi...

O grande vencedor destas eleições não foi o PSD - como os Media se apressaram a declarar - mas a CDU e com ela, o PCP... As perdas de Câmaras e mandatos do PS foram sobretudo para a CDU, que lhe conquistou sete câmaras e não para o PSD que se limitou a conservar as vitórias de 2001 sem que para isso tenha sido necessário dispender um grande esforço já que normalmente os círculos autáquicos sâo de oito anos, não de quatro.

A segunda grande vitória da CDU foi conseguida à sua esquerda, no Bloco de Esquerda que tornou a não conseguir fazer exprimir no domínio autárquico o seu crescimento nas Legislativas e que permanece no Poder Autárquico uma força vestigial e irrelevante. O próprio uso da expressão "candidato-bandido" por Francisco Louçã e a aparição súbita da candidata da única Câmara do BE nessa lista de "candidatos-arguidos" retira força moral a essa isolada vitória bloquista.

As excelentes prestaçðes dos candidatos autáquicos que a CDU apresentou nos diversos debates pelas Câmaras de Lisboa e Porto (Ruben de Carvalho e Rui Sá) e os elogios directos e indirectos dos candidatos do PSD também contribuiram para credibilizar as propostas comunistas nas restantes câmaras do país, reforçando a imagem de boa gestão autárquica que o partido foi recolhendo por todo o país desde 1976...