oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

domingo, outubro 16, 2005

Os Heróis da Mata

Ontem, na televisão (onde mais haveria de ser?!) um caçador de perdizes interrogado sobre qual achava que seria a consequência de uma acção mais enérgica por parte da Comissão Europeia quanto à chegada da Gripe das Aves à Europa dizia:

"Como os tordos são aves migratórias, isso será muito grave para a caça."

Comentários:
1. Alguém se lembraria de perguntar a um coveiro qual seria a acção necessária para parar um "meltdown" de um reactor nuclear? Então porque perguntar isto a um especialista em morte de pequenas aves?

2. Estes senhores ficariam tão garbosos do alto das suas botas de cabedal e camuflados de luxo se fornecessem às perdizes armamento de defesa?

3. Durante a reportagem a "voz off" não parou de afirmar que "caçavam pelo prazer de caçar" (como se isso fosse algo de louvável). Isto é, matam e provocam a dôr pelo seu próprio doentio prazer. Certamente hão-de reencarnar na pela de uma pequena ave a quem desfazem o torax com um tiro de bala de canhão e hão-de então divertir-se bastante, estou certo.

4. Esta gente que infecta os campos portugueses ao fim-de-semana (basta fazer uma volta pelos arredores de Lisboa) dispara sobre tudo o que mexe, não hesitando em abater os colegas se estes se parecerem muito com um coelho (azar!), reduzindo ainda mais a nossa já escassa riqueza biológica e pisando, derrubando culturas agrícolas sempre que podem, perante a passividade dos DOIS guardas florestais pagos com ordanado mínimo que defendem os seis milhões de hectares da mata portuguesa.

Proíba-se a Caça!