oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

quarta-feira, janeiro 11, 2006

Afinal... Ela aquece mesmo!

Segundo um artigo da prestigiada e "americana" (tacada para os meus amigos liberais do Blasfémias e do My Guide to your Galaxy...) revista Wired, o ano de 2005 teria sido o mais quente de sempre: "2005 May be Warmest Year Ever".

Na semana passada, em Genebra, a "World Meteorogical Organization" declarou que 2005 tinha sido o segundo ano mais quente de sempre desde que se mantêm registos de temperatura. A NASA reforçou esta declaração afirmando que 2005 ultrapassara 1998 como sendo o ano mais quente dos últimos 125 anos.

A atmosfera tem hoje em dia mais um terço do Dióxido de Carbono que tinha no começo da Revolução Industrial, conforme demonstrou uma expedição europeia à Antártica que analisando núcleos de gelo concluiu que os valores de Dióxido de Carbono da actualidade eram 27% mais elevados do qualquer outro máximo registado nos últimos 650.000 anos...

Estes indícios, cada vez mais fortes, continuam a ser negados ou ignorados pelos governos da China e sobretudo pelo dos EUA (o maior emissor mundial), que alegam que o controlo destas emissões colocaria em risco as suas economias.... Ou seja, o mundo pode derreter à vontade, Vanuatu pode desaparecer debaixo das águas, Nova Orleães mais os seus negros podem ser inundados as vezes que forem que o governo Bush, acha que o que importa é a "economia"... De que servirá a "economia" americana se o nível das águas subir os 12 metros que alguns receiam? O que acham que acontecerá a Lisboa e a Nova Iorque se estes receios se concretizarem?