oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

sábado, janeiro 07, 2006

Os bichos já são mais que o correio normal...

Dou suporte a uma grande rede informática e nomeadamente aos seus sistemas de Mail e já à coisa de uns dois ou três meses que tinha observado uma tendência: a do correio electrónico ilegítimo estar a aproximar-se do volume do correio legítimo... Isto é, todo o correio utilizado por spammers
ou enviado automáticamente por virus que se procuravam espalhar estava a subir todos os dias e parecia que um dia havia de ser maior do que todo o correio electrónico real.

Essa barreira foi ultrapassada no mês passado...

A partir de então e hoje inclusivé recebemos mais virus e spam do que correio normal, e isto numa proporção de 60% de Lixo para 40% de Correio... A que se deve tamanho balançp? Aos utilizadores da Internet, receio bem... Muitas pessoas têm hoje computadores ligados à Net com Banda Larga, mas ignoram por completo as mais básicas regras de segurança... Uns não têm um antivirus actualizado, pensando que "aquela coisa do Norton" que vinha quando compraram o pc continua activa e actualizada (duvido...), outros nem sabem o que é uma firewall e ignoram que existem várias gratuitas... Quase todos, infelizmente, abrem todas as mensagens que recebem, mais os anexos que lhes aparecem nas caixas de correio sejam eles .exe, .com, .vbs, o que fôr, na simples ânsia de ver novas imagens da Paris Hilton, da Kournikova, da Pamela Anderson, etc, etc... Quando os abrem... Zás. Ficam infectados e passam a infectar outros incautos que por sua vezes espalham a bicheza a outros, e assim por diante, tornando a Net aquilo que ela é hoje: Um verdadeiro caldo viral, pronto a infectar qualquer incauto... Quantos aos spammers... Eles continuarão a existir enquanto houver uma pessoa que abra um e-mail de origem desconhecida que lhe tenta vender uma coisa qualquer. Um conselho: nunca abra e-mails de quem não conhece, e sobretudo, nunca os abra se lhe parecerem que estão a tentar vender-lhe uma coisa qualquer!

Deixo aqui uma pequena lista de programas essenciais e gratuitos para quem navega na Internet:
1. Firewalls (recomendo a ZoneAlarm, agora que a Kerio Personal Firewall está a desaparecer)
2. Antivirus, onde destaco o Avert (que uso agora neste momento) ou o MS Windows Live Safety Center beta da M$ um anti-virus gratuito (estranhamente Microsoft e Gratuito soam mal... Mas já pagamos tanto pelas licenças de Office e Windows, que bem que podem dar qualquer coisinha de vez em quando).
3. Spyware que é aqueles programinhas que se alojam nos nossos computadores e que enviam dados para spammers sobre os nossos hábitos de navegação. Deste classe, prefiro o PestPatrol ou o Ad-Aware da Lavasoft.
4. Anti-Spam, pagando nós o tráfego da Internet, importa limitar aquele que nos é roubado pela recepção de spams... Por isso devemos instalar uma destas ferramentas se queremos limitar a nossa exposição a este lixo incómodo.
5. Mantenha sempre o seu computador Windows actualizado activando o Windows Update, de modo a tapar os numerosos buracos de segurança que o Windows deixa no seu computador...