oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Iraque: os Dois Discursos

A destruição da cúpula de um dos templos mais sagrados para os shiitas na cidade iraquiana de Samarra expôs uma curiosa divergência de discursos entre a população shiita e o seu governo... Fonte governamental interrogada a propósito deste atentado afirmou que este se devia aos "terroristas internacionais" que destruiam tudo no Iraque e que não respeitavam nada de sagrado.

Mas quando uma outra reportagem levou a mesma pergunta às ruas da cidade de Al-Sadr os populares não hesitaram em atribuir a responsabilidade às "forças de ocupação" e aos "norte-americanos"...

Na verdade, não terão sido nem uns, nem outros os responsáveis... O atentado parece ter sido feito por indivíduos ligados à organização subterrânea dos Fedaeen de Saddam, ou seja, aos antigos membros do Partido Baas que o antigo proconsul americano no Iraque Paul Bremen colocou massivamente no desemprego empurrando-os assim para a via das armas. A destruição do símbolo mais sagrado para os shiitas no Iraque é assim mais uma peça na estratégia da Resistência Sunita para dividir o país e incendiar os ânimos contra a ocupação.