oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

terça-feira, fevereiro 28, 2006

A Promessa do Etanol Celulósico

No seu ùltimo discurso sobre o "Estado da União", Bush, alguem que enriqueceu nem sempre da forma mais clara no mundo do Petróleo proferiu a espantosa declaração de que "a América estava viciada no petróleo" e proclamou as virtudes do alcóol etanol como combustível. Tendo Bush o calibre intelectual que se lhe reconheçe a unica explicação para esta sùbita paixâo só pode residir numa admiração pelas virtudes do alcóol que Bush segue pelo menos desde a época da Faculdade... Não, a sério. Como sucedia no Império Romano, os EUA têm um eficiente sistema administrativo que é capaz de anular as imbecilidades dos líderes e orientá-los com sabedoria (na maioria das vezes). Este é o caso.

O Brasil já usa desde a década de setenta, alcóol como combustível para automóveis. Mas esta é uma alternativa fortemente subsidiada pelo Estado, dado que resulta de um pouco eficiente processo ed fabricação a partir da cana do açúcar. O Etanol de que Bush agora fala é o Etanol Celulósico. O seu processo de fabrico é muito mais eficiente através do uso de catalisadores e enzimas que aceleram o processo natural de conversão do açúcar em alcóol. Por outro lado, não exige o consumo de colheitas valiosas como a cana do açúcar (ou o milho, como sucede com o alcóol produzido até agora nos EUA), mas usa como matéria-prima restos orgânicos de vários tipos, desde palha, restos de madeiras e resíduos agrícolas. O processo é tão promissor que a Royal Dutch Shell e a Iogen canadiana estão a construir a primeira fâbrica que usará este processo e que estará concluída até 2009. De facto, a área é tâo interessante que milionários como Paul Allen, Bill gates e Richard Branson todos investiram recentemente em firmas que fabricam Etanol.

E em Portugal discute-se a construção de uma central nuclear... Dada a eminente violação por Portugal dos valores de emissðes de CO2 comprometidos em quito e dado que parte de leão destas emissðes são os transportes, devíamos investir em fábricas de etanol Celusósico e não nas perigosas e caras centrais nucleares do senhor Patrick Monteiro de Barros... É claro que o Etanol nâo tem ainda os poderosos grupos de pressão do Nuclear...

P.S.: Para quem não sabe, os nossos automóveis actuais podem ser facilmente convertidos pela adição de um catalisador ao uso de Etanol.