oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

sexta-feira, março 03, 2006

A BP "alternativa"

A BP começou a publicar desde à algumas semanas um anúncio de página inteira intitulado "alternativeenergy powered by BP" onde esta empresa britânica do ramo do petróleo anuncia a sua intenção de investir fortemente na energia eólica com objectivo de em 2015 alcancar uma capacidade total de 3000 megawatts. E subitamente fica percebido porque é que a BP tem estado alheada dos esfoços de Lobby de outras petrolíferas recrutando o serviço de cientistas cépticos do Aquecimento Global... A BP percebeu - ou tem estudos - que a avisam da chegada ao tão temido pico de produção de petróleo e compreendeu que tem que começar a diversificar os seus rendimentos JÁ.

Para investir em fontes de energia alternativas a multinacional criou toda uma divisão que pode ser conhecida em bpalternativeenergy.com. Será marketing? Ou representará isto um sinal que as coisas estão a mudar? Os relatórios que indicam que o ano de 2005 foi o mais quente de sempre são irrefutáveis e já poucos, menos os irredutíveis e fanatizados blasfemos ainda negam o fenómeno.

Se uma das petrolíferas se mover nesta direcção, as outras tenderão a segui-la. Talvez estejamos perante um novo começo... Talvez agora as coisas começem a mudar...mas será tarde demais? Daqui a uns anos vamos ter a resposta....