oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

quarta-feira, setembro 14, 2005

A Falência da Segurança Social e a Demografia Portuguesa

Na última campanha eleitoral muito se falou da eminente falência da Segurança Social e do risco em que estaríamos de não receber reforma quando chegasse à nossa vez.

Falou-se da necessidade de aumentar a idade de reforma, de reduzir as contribuições, de que os portugueses só deviam viver cinco anos depois de se reformarem (um "santanismo" que passou despercebido a muitos), na necessidade de se incentivarem os dúbios e inseguros esquemas de seguros de reforma, etc.

Mas esqueceu-se o verdadeiro motivo da crise na sustentação financeira da Segurança Social: a nossa baixíssima demografia...

Portugal é dos países europeus (e do Mundo, para dizer a verdade) que menor crescimento demográfico apresenta. Era aqui que os nossos des-governantes deviam deitar os olhos e depois as mãos à obra.

Para tal têm duas abordagens possíveis:
a Endógena e a Exógena

Na primeira há-que motivar a nossa demografia, através de incentivos nos impostos, de uma rede de infantários estatais e gratuitos, de um conjunto de leis que aumentem os meses de apoio à família e parto. As próprias empresas têm que se aperceber que é salutar a médio prazo para elas próprias que as suas funcionárias engravidem, e que estes filhos serão os seus clientes do futuro.

Na abordagem exógena, há que incentivar a imigração. Exactamente, há-que cativar pessoas de valor e com vontade para trabalhar para o nosso país e isso infelizmente dado o estado da maioria dos países do mundo é coisa que não escasseia... Assim, em lugar de combater a imigração há-que estimular a dita, mas seleccionando sempre que possível as entradas.

Com uma e outra abordagem o problema da Segurança Social há-de encontrar solução, haja para tal vontade política e a suficiente determinação.