oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

sexta-feira, setembro 16, 2005

A Frota

Segundo notícia do Público: "A comissão para o estudo dos meios aéreos para o combate a incêndios florestais propôs ao Governo a constituição, por aluguer e/ou aquisição, de uma frota de 48 aeronaves, sendo 30 helicópteros e 18 aviões".

Portugal tem nos últimos anos pago várias frotas de 48 aparelhos às empresas que nos alugam essas aeronaves em regime de outsourcing.

Existem três opções para a gestão desta frota:
a) É entregue à Força Aérea e forma nela um novo ramo autónomo
b) É entregue ao Serviço Nacional de Bombeiros
c) É formada uma Empresa Pública para gerir estes meios

De todas a 1ª e a 3ª parecem-me mais razoáveis, a 1ª porque a FA tem a vocação para este tipo de missões, e a 3ª porque essa empresa poderia alugar esses meios a Marrocos e a Espanha quando estes necessitassem destes meios. Além de que a gestão seria financeiramente mais eficiente do que pelo SNB ou pela FA... Os quais, especialmente o primeiro, têm demonstrado uma muito discutível capacidade para gerir os meios de combate a incêndios (porque é que nos dias em que lavravam 74 incêndios em Portugal só estavam em actividade 4000 dos 30 mil bombeiros portugueses?).

Manter tudo como está, só serve para esvaziar os cofres do Estado e para encher o de umas dezenas de empresas parasitas. Em tempos de "vacas magras" todas as despesas devem ser reavaliadas e já não é sem tempo que se repensa a política de combate a incêndios a Portugal.

Esperemos que Sócrates não desapareça novamente no Quénia antes de aplicar esta recomendação...