oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

sexta-feira, setembro 16, 2005

Porque é o governos nada fazem para parar a alta de preços do petróleo?

Quem esteja mais atento às notícias pode já ter reparado na estranha inconsistência que existe entre o mutismo dos governos e a constante e especulativa alta de preços do petróleo... Os economistas - esses mestres de certezas da ciência mais incerta que existe - alertam para o risco de uma Depressão mundial comparável à de 1924 se os preços do barril de petróleo não pararem de subir, as economias estagnam, os níveis de desemprego não param de subir e - apesar disso tudo - continuamos a ter economias assentes no petróleo como fonte energética predominante e não se conhecem decisões governamentais sérias, sistemáticas e globais para libertar o mundo dessa dependência doentia. Porquê?

Porque existe uma excelente razão para que os governos mantenham um Status Quo que lhes é favorável... Apesar da crise económica que provoca a alta de preços do barril representa para os governos uma importante fonte de rendimentos! Com efeito, o chamado "imposto sobre os produtos petrolíferos" é percentual sobre o preço base e logo quanto mais alto este fôr, mais imposto arrecadam os governos... Por isso é que não existem incentivos fiscais significativos na compra de veículos automóveis eléctricos ou de células de combustível, por isso é que os governos não baixam o imposto para reduzirem o impacte económico da Alta, por isso é que não se conhecem grandes projectos europeus de investigação aplicada neste campo, por isso é que ninguem incomoda os especuladores e as gasolineiras e os seus lucros faraónicos e galopan esetc, etc...

Em época de aperto orçamental - com as draconianas e absurdas regras o Pacto de Estabilidade - todos os impostos são bem vindos e a economia, o desemprego e o em estar dos cidadãos que se dane!