oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

sexta-feira, setembro 23, 2005

Os Esquecidos

O governo anunciou que pretende gastar num "Plano de Emprego" o equivalente a 1,434 milhões de euros. Até aqui, tudo bem, até porque Sócrates havia prometido emprego a 140.000 desempregados na campanha eleitoral e porque as medidas anunciadas foram relativamente consensuais.

Contudo, existe algo que parece ter sido ignorado pelos meios de comunicação e que é gritante pela sua ausência neste plano: a ausência de medidas para a reinserção no mercado de trabalho de desempregados de longa duração! O governo sabe que a pressão da globalização tem arrastado para o desemprego muitos milhares de trabalhadores com mais de 40 anos, os quais merçê da sua idade e baixa qualificação só muito dificilmente conseguem encontrar emprego. E este número de desempregados tende a aumentar, à medida que a pressão globalizante se reforçar e a nossa economia se mantiver estagnada...

Focando quase exclusivamente o âmbito deste plano sobre o desemprego entre os jovens, o governo parece ter pretendido resolver um dos âmbitos do problema do Desemprego, mas as consequências sociais de um desemprego de um trabalhor (ou dos dois membros do casal) com mais de 40 anos são muito maiores do que as de um jovem (que geralmente vive ainda com os pais). Se estes ficarem desempregados como sustentam os seus filhos? Que perspectivas têm de tornar a encontrar emprego?