oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

quinta-feira, setembro 15, 2005

Parte 1, "Democracia Extrema": Alternativas ao Sistema Democrático

Segundo artigo publicado no Financial Times existem várias formas de governo alternativas ao actual, conhecido geralmente como "Democracia Parlamentar". Vamos abordar estas alternativas, uma por uma, seguindo sempre de perto este interessante artigo.

Primeira Alternativa: "Democracia Extrema"

Este modelo fundamenta-se no uso de alta tecnologia para o processo democrático. Esta nova forma de Democracia assenta na Internet e na sua popularização a todas as camadas da população. Este modelo não implica a supressão da democracia representativa, mas torna cada cidadão num representante de si próprio.

Como grande vantagem apresenta o facto de tornar cada cidadão participativo no processo democrático e coresponsabiliza-o pelas decisões tomadas pela comunidade. Com este sistema de governo democrático ninguém pode dizer que numa dada decisão governamental ele não foi chamado a tomar posição. Na prática, este sistema funciona como um sistema de referendos múltiplos, feitos pela Internet com mecanismos de segurança digital robustos que impeçam o adulteramento de dados.

O seu grande defeito, reside na necessidade de "alfabetizar" informáticamente todos os cidadãos eleitores. Implicaria igualmente que todos os cidadãos deveriam estar convenientemente educados e informados para poderem decidir sobre as questões de cidadania sobre as quais votariam.

Cumpridas estas duas últimas condições, o sistema de governo democrático designado por "Democracia Extrema" pelo FT seria muito interessante....