oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

quinta-feira, setembro 15, 2005

Parte 1: A Superioridade Militar Russa: SS-N-22 "Moskit"



Embora os EUA possuam o melhor equipamento militar na generalidade dos ramos, a Rússia continua a deter alguns sistemas de armas de primeira categoria e que - em algumas classes - estão consideravelmente acima dos sistemas ocidentais equivalentes. Iremos dedicar a este tema algumas das futuras entradas deste Blog, com o objectivo de quebrar o mito da "superioridade tecnológica americana" e da "decadência russa" que invadiu cegamente os nossos Media.

Segundo alguns analistas norte-americanos, no domínio dos mísseis anti-navio, a Rússia detém sobre os EUA um avanço de "pelo menos uma década". Este avanço é materializado no míssil Moskit (3M80) (SS-N-22 "Sunburn", na designação NATO).

Durante a Guerra Fria, os estrategas soviéticos decidiram que era impossível acompanhar os EUA em massa construída, equivalendo os seus porta-aviões com porta-aviões, os submarinos com submarinos, etc. Data da época a orientação para a construção de sistemas de armas mais baratos, mas tecnologicamente superiores.

O míssil - já adquirido pelo Irão - tem um alcance de 150 Km, que percorre a Mach 3. Capaz de manobras evasivas para evitar ataques, o míssil foi concebido para voar rente às ondas de modo a evitar a detecção até ao momento do embate.

O 3M82 é o míssil anti-navio mais veloz da actualidade, o triplo da velocidade do seu equivalente americano Harpoon. Com efeito ao "Moskit" chegam apenas dois minutos para alcançar o limite do seu alcance operacional. Segundo a Raduga, o seu fabricante, 1/2 "Moskit" podem incapacitar um destroyer e 1/5 poem afundar um navio de 20 mil toneladas. Existe igualmente uma versão de grande alcance, a 9M80E.

A incrível rapidez do 3M82 concede ao navio atacado apenas um tempo de reacção entre os 25 a 30 segundos, o que lhe torna muito difícil o uso de contramedidas electrónicas, deixando apenas o uso de artilharia de tiro rápido e antimísseis como única linha de defesa.

Semelhante ao SS-N-22, pertence ainda ao inventário da Raduga, o SS-NX-26 Yakhont, de Mach 2,9 e alcance de 290 Km, igualmente operado pelo Irão.

Fontes:
Nº 5 do "Courrier Internacional", pág. 30
Global Security"
Sino Defense