oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

quinta-feira, setembro 15, 2005

Parte 4, "A Ditadura Benigna": Alternativas ao Sistema Democrático

Com as taxas de abstenção existentes na maioria dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, cada vez mais assistimos ao fenómeno de uma minoria de votantes exercer a sua vontade sobre a maioria de abstencionistas. Com o primado do económico e sobretudo com a ditadura dos Media e dos magnates dos Media sobre a Opinião Pública, o espaço da democracia tende mais a reduzir-se e, eventualmente, a desaparecer.

Por isso, uma opção de governo é suprimir de vez o sistema democrático e reconhecer a sua erosão e obsolescência, instaurando o último modelo de governo que apresentámos nesta breve passagem pelos sistemas de governo alternativos à nossa "democracia parlamentar": A "Ditadura Benigna".

Na verdade, já existem alguns núcleos de "Ditadura Benigna" um pouco por todo o lado, por exemplo, na administração do Banco de Portugal (com o seu papel vital na Política Económica), na gestão das empresas, no papel da hierarquia e do comando nas polícias e nas Forças Armadas, etc.

Será que um sistema de governo semelhante, entregando todo o poder a um conjunto de "sábios" oligarcas poderia reger com mais sabedoria o destino das nações? Tendo em vista a qualidade de alguns governos democraticamente eleitos (o caso "Santana" é aqui paradigmático), dificilmente poderia governar pior...

O sistema iria certamente acabar com a partidocracia que infecta o sistema democrático, mas deixaria portas escancaradas para ditaduras menos benignas e suprimiria toda a forma de controlo governamental... Ou seja, seria extremamente fácil á "Ditadura Benigna" transmutar-se em "Ditadura Maligna"...