oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

quinta-feira, setembro 15, 2005

A Secreta Ordem de Mariz

"A Ordem de Aviz (São Bento de Aviz), por sua vez, Ordem militar e religiosa, ou melhor, com o mesmo cunho exotérico e esotérico das verdadeiramente iniciáticas, foi instituída por Dom Afonso Henriques, em 1162. Depois da conquista de Évora, os freires habitaram uma parte dessa cidade, ainda hoje chaamada Freiria; passaram depois a Aviz. Em 1789, Dona Maria I secularizou esta Ordem, cujos estatutos e insigínias foram modificados por Dom Carlos." (...)

"Tal Ordem, entretanto, servia de escudo (ou "cobertura exterior", Círculo de Resistência, etc.) a uma outra intulada "Ordem de Mariz", pouco importa que a História a desconheça por completo. Seus raros filiados espalhavam-se por toda a parte do mundo, como "Membros do Culto de Melquesideque", sendo que o nome "Mariz", que aliás inúmeras famílias nobres de Portugal o possuíram, tem por origem: Morias, Mouros, Marús, etc." (...)

"No distrito de Bragança, e concelho de Anciães, fica a 6 km desta vila a aldeia de Pombal, distanto 104 para NE de Braga e 360 para N de Lisboa. No funo de extenso "monte", descendo para o rio Tua,
bortam aí duas nascentes num local denominado São Lourenço, por se achar o tanque que as recebe construído em uma casa, que em outros tempos foi a capela dedicada ao referido Santo... Tão modesto balneário foi mandado construir em 1730 pelo padre Antóni de Seixas, talvez membro da referida Ordem... Uma das nascentes é muito abundante, e ambas são conhecidas pelos nomes: Pombal dos Anciães, São Lourenço e Caldas dos Anciães. Outrora, porém, ninguém sabe a razão, chamavam-se às duas Fontes, Henrique e Helena... A água jorrava de duas bocas, representadas por dois golfinhos. E por cima, Castor e Pollux."

"Era aí, como se disse, onde se reuniam, em tempos mui distantes de hoje, os preclaros Membros da Ordem de Mariz. Santos e Sábios Homens, muito influíram na grandeza do velho Portugal, e também na do Brasil."

"A Ordem de Mariz tinha as suas insígnias (crz e fita) Verde e Vermelha, isto é, o Verde que veio a usar depois a de Aviz, e o Vermelho da da cristo. Interessante que são as mesmas cores da respeitável Bandeira de Portugal..."

Excerto de "Cagliosto e São Germano", Revista "Dhâranâ", Brasil, 1941 de Henrique José de Souza.