oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

quarta-feira, setembro 14, 2005

Iraque: Alguns números

Recentemente, meios oficiais americanos comunicaram as suas estimativas (feitas por baixo, com toda a certeza) quanto aos números que constituem as forças rebeldes que os combatem no Iraque. Os rebeldes reuniriam mais de 200 mil combatentes espalhados um pouco por todo o país, mas concentrados sobretudo no chamado "triângulo sunita", em torno de Bagdad. Os EUA estimam igualmente ter morto perto de 15 mil insurrectos, sobretudo nas suas operações contra Falujah.

Para opôr a estes números, os EUA alinham ainda cerca de 165 mil homens, dos quais 35 mil deverão retirar ainda este ano. Uma retirada que aliás vai ser seguida também pelo contingente italiano (o terceiro maior da coligação) e pelos 1200 homens que a Holanda está a retirar da província de Muthana (substituídos apressadamente por 220 soldados britânicos). Estas retiradas, em que se inserem as retiradas anteriores dos contigentes português e espanhol deixam no Iraque apenas os mais fiéis seguidos de Bush: polacos, sul coreanos e britânicos, para além da inepta e corrupta "Guarda Nacional".

Na salganhada que já é o Iraque e que só vai piorar com a fuga das tropas da coligação, somente os Curdos no Norte é que parecem contentes com a concretização informal de uma independência que pediam e mereciam à muito...