oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

quinta-feira, setembro 15, 2005

O novo lançador europeu VEGA



Daqui a três anos irá ter lugar o primeiro lançamento de um novo foguete lançador de satélites europeu: o Vega. A fase de concepção foi concluída e o arranque da construção dos seus componentes vai começar agora com a construção e testes dos motores.

O Vega, com os seus relativamente pequenos trinta metros de altura (comparados com os 53 metros do Ariane 5 ECA) será capaz de colocar em órbita baixa e polar cargas úteis entre 300 a 2000 Kg, introduzindo-se como um jogador de peso no mercado mundial dos pequenos satélites.

Concebido de raíz a pensar no baixo custo dos lançamentos, o segredo consistiu na reutilização de componentes do Ariane 5 ECA sempre que possível, como o motor de combustível líquido P80. Também a infraestrutura de lançamento da série Ariane foi reutilizada, adaptando o ELA1, o primeiro local de lançamentos dos primeiros Ariane, em 1979.

O primeiro teste do motor de combustível sólido do Vega vai ter lugar na Sardenha, enquanto que em Kourou, na Guiana Francesa, já começaram as obras de adaptação do ELA1.

Mais uma vez, dos sete países que formaram o projecto Vega, notamos a presença dominante da Itália (recordemo-nos que a sonda a Titan, era também liderada pela Itália), em que o domínio transalpino se traduz nos muitos significativos 65%, os restantes 15% são divididos em partes iguais pela Bélgica, Espanha, Suécia, Suíça e Holanda. E onde está o Portugal do “choque tecnológico”? Cadê ele? Ok, talvez este governo não tenha entrado em funções a tempo, mas ainda vai a tempo (3 anos) para se associar ao novo projecto da ESA.

Fonte: ESA