oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

domingo, setembro 18, 2005

Sobre a candidatura presidencial de José Maria Martins

José Maria Martins é um candidato que extravasa o caduco sistema partidário português (a precisar de uma sacudidela à italiana ou à alemã), e esse é o maior (único?) mérito da sua candidatura.

Mas será que ele sabe que o cargo de PR é meramente decorativo? Que não tem poder efectivo quando diz: "O Presidente da República não pode ser um corta fitas, não pode ser um monarca que de vez em quando passeia numa "presidência aberta" numa determinada região de Portugal." Não pode ser, mas é, depois das revisões apadrinhadas por Soares e Sampaio, ficou reduzido a esse papel formal.

A demissão de Santana foi uma excepção, feita sobre o limite da Lei e sujeite a uma interpretação polémica e discutível. Mas se demitir um PM soberanamente e unanimente incompetente como Santana foi agir no limite, isso só prova que nosso sistema semipresidencial o "semi" devia ser substituído por "nulo", dando "sistema nulopresidencial".

A candidatura não é a reviravolta de que o sistema político português carece, uma vez que esa terá que passar pela extinção dos dois grandes responsáveis pela situação em que nos encontramos e que são o PS e o PSD, que têm partilhado o pode entre si desde 1975 com o resultado que se conhece.