oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

domingo, outubro 30, 2005

O empobrecimento dos Governos

Um pouco por todo o Mundo, os Governos estão cada vez mais pressionados pela redução crescente dos seus Orçamentos. Na União Europeia, o "Pacto de Estabilidade e Crescimento" funciona como mais um travão para os Orçamentos nacionais, agravando um fenómeno de escala global e que é consequência da Globalização que, imparável e impiedosa, avança por todo o lado levando a esmagadora maioria dos Homens a um grau de miséria inéditos e só comparáveis aos primeiros anos da Revolução Industrial...

A redução demográfica no Ocidente, a fuga das multinacionais ao impostos devidos ao Estados, o envelhecimento da população e o aumento do número de pensionistas, a pressão por via das ameaças de deslocalização das indústrias por uma redução dos impostos sobre os lucros, os aumentos exponenciais dos custos de Saúde e até do equipamento militar, todos estes fenómenos colocam os Governos contra a parede e obrigam aos cortes orçamentais que Portugal realiza desde a alguns anos e que se repetem um pouco por todo o mundo, desde os EUA ate a Finlândia.

Esta crescente pobreza dos Governos, retira-lhes a energia e os recursos para poderem intervir nas Economias e acelerar a saída dos momentos de crise, agrava as desigualdade sociais e aumenta a conflitualidade social até ao momento da pré-Guerra Civil (Brasil e África do Sul).

Este movimento para o empobrecimento dos Governos tem que ser detido. O seu empobrecimento e o empobrecimento de todos nos e o enriquecimento imoral e escandaloso de uma quantas centenas, feito à custa da miséria e do sofrimento de milhões.

O "Estado" não é o inimigo. O "Estado" somos nós!