oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

quarta-feira, outubro 26, 2005

O "Milagre" Britânico

Parece que Portugal entrou numa vaga imparável de despedimentos... As empresas privadas despendem todo o pessoal que podem, o próprio Estado com o seu espantoso número de 5 milhões de dependentes directos (Medina Carreira) está a preparar-se para despedir pessoal e todos estes despedimentos são feitos sempre tendo em vista o suposto "aumento da competitividade da nossa Economia", como se a desregulamentação do mercado laboral pudesse ser directamente ligada ao crescimento económico...

Porque não pode! Durante décadas o fundamento do espantoso crescimento japonês esteve na extrema segurança e rigidez laboral japonesa que garantia o mesmo emprego até ao fim da vida laboral do funcionário e que criava uma relação semi-familiar entre a empresa e o empregado.

Até o mais propalado exemplo de sucesso, o Britânico, está inquinado. Dizem frequentemente que a baixa taxa de desemprego britânica (4%) se deve à desregulamentação do seu mercado de trabalho, mas isso não é verdade! Se a taxa de desemprego britânica é baixa isso deve-se a um conjunto de factores:
a) A taxa de emprego temporário é de mais de 20% (em França é 8%)
b) Desde que Blair tomou o poder, o Estado admitiu perto de 1 milhão de novos funcionários
c) A categoria de "Deficiente" foi alargada desde a chegada de Blair, permitindo um salto de 400.000 para perto de 2.5 milhões, e estas pessoas foram assim excluídas do Mercado de Emprego.

E eis desvendado o tal "Milagre Inglês".


Fonte: Edição de Outubro do "Le Monde Diplomatique"