oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

quarta-feira, outubro 05, 2005

Cascando mais um pouco no Noddy...

Graças à minha filha, continuo a percorrer a senda que me há-de tornar um dos maiores especialistas "noddy" de sempre... Analisarei agora uma característica interessante da série: o seu urbanismo e a sua associação a um sistema de valores básico.

Já repararam que todas as personagens "positivas", como o Noddy, a Boneca, a Teresa, o elefante, etc. todos vivem dentrodo perímetro urbano da "Cidade dos Brinquedos"? Em oposição a estes encontramos três outras personagens, o "Orelhas" um duende que domina as artes mágicas e que vive na floresta e os dois personagens claramente "negativos" da série: Sonso e Mafarrico, vivem numa floresta de árvores secas e escuras onde em cada buraco se vê um par de assustadores olhos vermelhos.

Ou seja, o "Bem" vive na Cidade, o "marginal" (o duende mágico) vive na floresta, e o "Mal" vive na "Floresta Negra", mais profunda e selvagem... Classificada para maiores de 4 anos, a série Noddy inculte nas crianças que a adoram a noção que a Cidade e os urbanos são "bons" e que os rurais e "diferentes" (os "rurais" da série são todos duendes e nenhum deles vive na cidade) são "maus"... Por outro lado, a série apresenta também o lugar de residência como determinante para o carácter das personagens, ao colocar os "maus" na "floresta negra e escura" e o duende mágico, mas "bom", numa floresta verde e clara. O lugar de habitação determinaria assim o carácter...

Será que esta leitura está correcta?