oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

quarta-feira, outubro 05, 2005

A "Alegre" Surpresa?...

A procissão de comentadores políticos e peritos que percorrem as televisões e escrevinham regularmente nos jornais vai tentando denegrir e diminuir as hipóteses de Manuel Alegre chegar à segunda volta das eleições presidenciais. Gente do "sistema" de Inês Serra Lopes a Luís Delgado empurram-se procurando saber qual é deles aquele que mais diminui Alegre e encafua nas cabeças dos portugueses a convicção de que Alegre avança para Belém apenas porque Soares o atraiçou à última hora e porque detém um Ego do tamanho de Carrilho (depois de Santana, o maior egótico do Universo).

Estes senhores "opinion makers" esquecem que existe um grande descontentamento dos portugueses em relação à sua classe política e que estes começam pouco a pouco a sair das Trevas em que o salazarismo os mergulhou e a conquistarem enfim alguma consciência política. A baixa abstenção das últimas Legislativas foi sinal disso mesmo, assim como a esperança depositada em Sócrates (entretanto revelado como "mais do mesmo").

A alternância sistemática entre PS e PSD ao longo das décadas pós-25 de Abril identifica os dois partidos como os membros mais responsáveis pela Crise e desnorte actual da República e irá massacrar as hipóteses de qualquer candidato presidencial "partidário" que avance para Belém. Isso mesmo já percebeu o inteligente Cavaco que se mete tão longe do PSD quanto pode, e a própria raposa matreira Soares que virou muito o seu discurso à Esquerda... Mas ambos são figuras profundamente partidárias no imaginário dos portugueses e não vão conseguir anular totalmente a sua associação a PSD e a PS, respectivamente.

Todos os que criticam e desdenham da actual situação sentir-se-ão tentados a votar em Manuel Alegre e as sondagens que começarão cada vez mais a surgir vão indicar que Manuel Alegre - embora esteja entre 4 candidatos presidenciais da Esquerda - vai conseguir um resultado espantoso e não desdenho a hipótese de chegar a defrontar Cavaco na Segunda Volta!

Se assim fosse, que chapada na fronha seria dada a todos estes doutos e convencidos "opinion makers" das televisões...