oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

terça-feira, outubro 11, 2005

O "Space Elevator"


Foram realizados na passada semana testes decisivos para a construção de um "Space Elevator" (elevador espacial). Conduzidos pela empresa privada LiftPort Group Inc., of Bremerton, Washington criada especialmente para a construção deste sistema, foi testado o uso de um robot escalador construído à escala que foi capaz de subir e descer de um cabo preso a um balão atmosférico de 4 metros de diâmetro que estava em vôo estacionário a mais de 300 metros de altura.

O projecto do "Space Elevator" pretende colocar em órbita um grande satélite onde se prenderiam vários cabos extremamente resistentes usando os nanotubos que a empresa está a desenvolver na sua fábrica LiftPort Nanotech em Millville, New Jersey. As extremidades terrestres destes cabos com 100 mil km de comprimento seriam presas a uma plataforma no Oceano Pacífico e a instalação seria usada para colocar em órbita todo o tipo de cargas desde satélites, painéis solares, abastecimentos para a estação espacial internacional e eventualmente, até astronautas.

Este é certamente um dos projectos mais inovadores e ambiciosos da actualidade e promete baixar astronomicamente os custos das viagens espaciais. A falta de envolvimento da NASA e do governo federal num projecto desta escala revela bem o estado intelectual da actual Administração americana que em vez de investir em projectos como este prefere regressar à Lua usando cápsulas Apollo recauchutadas...