oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

segunda-feira, outubro 10, 2005

A adesão Otomana

Parece que afinal as negociações para a adesão da Turquia à União Europeia sempre vão avançar... Assim, um país que não tem laços culturais com a Europa para além de ter sido o seu maior inimigo prepara-se par entrar na União.

Mais uma vez os governantes europeus portam-se como autistas profundos, ignorando o sentimento de aversão que a maioria dos europeus sente a propósito da adesão otomana... Ainda não à muito tempo a UE conhecia a sua maior crise de sempre quando os referendos françês e holandês bramiam um alto "Não!" e onde a adesão turca fora já um dos argumentos mais fortes dos defensores do "não". Diversas sondagens em países europeus indicam também que a opinião pública nos restantes países está contra a adesão (na Áustria, 80% é contra a entrada da Turquia) apesaz disso os eurocratas de Bruxelas insistem em avançar às cegas e contra os europeus acolhendo a bárbara Turquia Otomana no seio da Europa. Este é apenas mais um episódio do crescente divórcio entre políticos e cidadãos que a crescente taxa de abstenção é prova.
Se a Turquia é "europeia" eu, português, não serei "europeu" e quando Ancara formalizar a sua adesão Cabo Verde - mais europeia que a fronteira turca com o Iraque - deve ser garantida de imediato.