oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

sábado, dezembro 10, 2005

As Bases Antárticas Espanholas


O navio oceanográfico "Las Palmas" da marinha espanhola deve estar neste momento no Antártico, abastecendo as bases polares espanholas "Juan Carlos I" e "Gabriel de Castilla", assim como a búlgara "San Climent Oridsky".

A presença de Espanha no Pólo Sul tem um objectivo. Para além, dos objectivos "científicos" da presença militar e científica no Continente gelado, os espanhóis através da sua presença estão a marcar posições para quando o Tratato da Antártica fôr renegociado e o países que reclamam territórios puderem efectivar as suas reinvidicações. Actualmente, a Argentina, a Austrália, o Chile, a França, a Nova Zelândia, a Noruega e o Reino Unido reinvindicam territórios, e a Espanha não se encontra nesta lista, mas muitas outras nações preparam-se para reinividicar direitos de exploração sobre o Pólo Sul e a Espanha é uma delas, daí a manutenção destas onerosas bases e o envio regular de expedições para o continente... Até pequenos países como a Bulgária e o Uruguai mantêm aqui estações permanentes...

Portugal? Cadê? Pois é... Como sempre, a eterna falta de visão... Pois se até as Ilhas Desertas deixámos que fossem classificadas como "rochedos"... (obra de Jaime Gama, diga-se, e que coloca em risco a presença nacional nesse pequeno arquipélago).