oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

segunda-feira, dezembro 05, 2005

A Selva dos preços no Mercado de Arrendamento Comercial

A loucura no mercado imobiliário em Lisboa - se não em todo o Portugal -está a atingir o paroximos máximo da irracionalidade e impõe-se cada vez mais a definição de regulamentação e de autoridades que travem esta especulação desenfreada que patrocinada por esses "polvos" da economia que são as agências imobiliárias e pela Banca.

Aqui, na avenida de Roma, existem lojas de rua cujo aluguer ronda os 3 mil contos/mês! Mais à frente, no Centro Comercial Acqua, cobram-se alugueres de 1200 e 1400/mês. No Parque das Nações, um certo restaurante na Av. Dom João II pagar 800 contros e mais adiante uma loja de pronto a vestir para 1400 contos por mês!

Alguém tem noção da facturação que um destes estabelecimentos comerciais tem que realizar por mês para ser capaz de pagar estas rendas, mais impostos, mais salários, mais custos de operação? Em quanto encarecem os produtos comercializados para que uns quantos especuladores imobiliários enriqueçam escandalosamente para além dos limites do razoável? Que salários têm que ser pagos (mínimos, claro!), que imigração tem que chegar a Portugal para ocupar estes postos de trabalho subremunerados, que impostos têm que ser evadidos, para que uns quantos senhores enriqueçam sentados nos seus sofás enquanto compra lojas e mais lojas, subindo sempre os preços?

Por isto, é que as lojas mudam tão frequentemente de dono... É que a esta genta não importa se o negócio a que alugam pode pagar a renda, porque assim que este fecha, tornam a colocar o espaço no mercado de arrendamento e após alguns meses, tornam a enganar mais alguém (que levam à falência).

Urge a intervençã governamental que defina uma grelha nacional de preços de arrendamento comercial máximo por metro quadrado, que defina um valor máximo para a valorização destes espaços, que, em suma, vigie e regule, aqui que hoje está desregulado e selvagem.

Quantos impostos seriam cobrados, quandos empregos a nacionais, quantos salários de miséria seriam evitados, se o mercado do arrendamento comercial fosse regulamentado?