oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

sexta-feira, dezembro 16, 2005

Domingo 15H "Não deite fora a sua oportunidade"

Alguém num dos últimos dias me terá entregue na rua um folheto que dizia: "domingo 15h não deite fora a sua oportunidade".

Por princípio, aceito sempre este tipo de propaganda, em deferência para quem a distribui e na crença de que pelo menos nas minhas mãos o papel há-de ir parar a um centro de reciclagem. Assim fiz. Embora tivesse logo estranhado o fundo amarelo, as letras vermelhas e sobretudo a frase "traga este convite na morada abaixo alameda d. Afonso Henriques n 35". Alameda? Mas espera aí?! Não é aí que está o antigo cinema Império, hoje "catedral da Fé" da seita cristã conhecida como IURD?

No folheto destacam-se logo os termos característicos do mundo publicitário como:
"domingo 15h não deite fora a sua oportunidade"
"gratuitamente"
"convite especial"
"abra"
E que revelam bem o mote comercial e mercantilista que move estas seitas que usam a religião como máscara e pretexto para actividades lucrativas e isentas de impostos.

No interior do folheto vinha o verdadeiro sumo da coisa... Surgiam quatro quadros: "problemas de saúde", "problemas espirituais", "problemas familiares", "problemas financeiros". E dentro de cada surgiam problemas específicos que os interessados deviam marcar com uma cruz e levar até à "catedral" de modo a ter o seu problemazito resolvido. Sabem aqueles papéis que alguns supermercados distribuem e onde marcamos com cruzes os produtos que nos faltam em casa. Exacto. Algo do género, para que se veja a mercantilização desta IURD...

P.S.: Reparei também que o nome da IURD está completamente omisso deste folheto da Igreja...