oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

sábado, dezembro 17, 2005

A recuperação de Soares nas sondagens e o civismo português

Segundo uma sondagem encomendada por orbitadores da actual partidocracia Mário Soares surge subitamente já à frente de todos os outros candidatos da esquerda, nomeadamente de Manuel Alegre, depois de semanas de um posicionamento humilhante de Mário Soares em todas as sondagens.

Não digo que estas novas sondagens sejam fabricadas ou falsificadas, porque o não são, mas indicam que o povo português ainda não atingiu um nível de maturidade cívica muito elevado. O constante matraquear por todos os canais televisivos do discurso de "comentadores" supostamente isentos que são membros do staff dos partidos políticos, a quase total omissão de opinion makers (com a única excepção de Helena Roseta) alinhados com outros candidatos que não os da partidocracia acabaram por fim de produzir os seus efeitos e de catapultar o vetusto candidado do PS para a segunda posição.

O episódio - provavelmente encenado - da agressão de Barcelos serviu como ponto de partida para uma recuperação nas sondagens que se assemelha muito à verificada uns dez anos atrás depois do outro episódio estranhamento idêntico da Marinha Grande... E agora, de igual maneira, assistimos a uma nova recuperação do candidato do PS... Coincidências? Que o povo português possa ter sentido piedade e comiseração pelo idoso candidato Soares quando este foi "agredido" e que essa simpatia assim conquistada se traduza em votos diz também muito do nosso baixo sentido cívico.

Estaremos assim condenados a ser governados por uma partidocracia que tornou Portugal um dos países mais atrasados da Europa e o mais atrasado da União Europeia? Será que os portugueses ignoram que foram homens como Cavaco e Soares que nos colocaram no local onde estamos hoje?