oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

quinta-feira, março 09, 2006

100 euros por mês...

Conheci recentemente alguém que já trabalhou numa grande multinacional do ramo da informática e que foi dispensado nesta empresa porque as suas funções iriam passar a ser desempenhadas em outsourcing na Índia.

Porque encerrar o escritório nacional e passar todo o suporte telefónico para a Índia? Porque os custos eram infinitamente mais baixos... Um engenheiro informático indiano ganha 100 euros por mês e um chefe de projecto 200 euro... Ambos licenciados pelas melhores faculdades de Bangalore, trabalhando na Índia e recebendo um ordenado 4 a 6 vezes mais alto que a média indiana.

Como competir com ordenados destes?

Nas minhas funções dou suporte a um sistema de backups conhecido como BrighStor Enterprise Backup da CA, que muito trabalho me dá para manter à tona de água... Contacto assim com demasiada frequência o suporte telefónico da CA... Normalmente ia ter a um espanhol que lá me impingia os flowcharts do costume até chegar ao problema, mas da última vez fui ter a um tipo que falava um inglês cockney absolutamente perfeito, tipo Tatcher, estão a ver? Estou a falar com o Reino Unido, pensei eu... (os números de suporte raramente indicam o país de destino). Fui falando com o técnico, sempre seguindo os malfadados flowcharts, dizendo que versões tinha, que sistema usava, etc. Quando notei que entre as minhas falas e as respostas do técnico havia sempre uma margem de alguns segundos... Perguntei então de onde ele me falava...

De Bangalore (Índia), respondeu-me...

Um dia, a manter-se este ritmo, e sabendo que a maioria das empresas da Fortune500 já mantêm parte das suas operações informáticas em Outsourcing na Índia, um dia todos os empregos na área informática que possam ser desempenhados remotamente (suporte, desenvolvimento, helpdesk, etc.) serão desempenhados por indianos, trabalhando na Índia.

Mas, e depois... Quem terá emprego para comprar os produtos e sistemas que precisam de suporte? Os indianos?