oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

terça-feira, março 07, 2006

Não compro Produtos Chineses!

Se existe coisa que me anda a irritar é o facto de agora encontrar a referência a "Made in China" na maior parte dos artigos industriais que aparecem no comércio em Portugal. Irrita-me ter que contribuir para o enriquecimento de uma reduzida minoria de patrões chineses que estão cada vez mais ricos à custa de uma camada crescente da sua população que tem cada vez menos direitos e que recebe uma parcela insignificante da nova prosperida chinesa.

Quanto à própria China existem muitas outras coisas sobre ela que me irritam igualmente:

1. A ocupação militar do Tibete, assim como a terrível opressão de Pequim sobre o povo tibetano e a política concertada de colonização.

2. A política interesseira e cínica que a China aplica em todo o Mundo e que faz bloquear o envio de missões militares da ONU para o Darfur (o Sudão é fornecedor de petróleo à China) e que trava resoluções no Conselho de Segurança sobre o polémico programa nuclear iraniano (outro fornecedor de petróleo chinês...)

3. O facto de toda a industria, de TODO o mundo parecer estar a desaparecer e a deslocalizar-se para a China. Actualmente, mais de metade de todos os brinquedos do Mundo já são fabricados na China... E muito recentemente, a única fábrica de motores brasileira (da Daimler-Chrysler) teve como único comprador uma empresa chinesa que vai desmontar toda a fábrica e transferi-la para... a China...

4. Adquirir produtos chineses é validar um mercado laboral cruel, com períodos de trabalho desumanos (12 e 14 horas de trabalho por dia), sem direitos laborais de espécie alguma e sem usufruto de férias... Estes mesmos produtos eram antes fabricados noutros países, por vezes por portugueses que hoje engrossam o Desemprego ao ritmo de 400 novos desempregados por dia...


Por tudo isto, e por muito mais:

NÃO COMPRO PRODUTOS CHINESES !

Ou seja, quando compro uma coisa qualquer, algures, olho sempre para o Código de Barras do mesmo e se constar aqui os primeiro três números dos códigos de origem chinesa:
  • 489 Hong Kong
  • 690 China
  • 691 China
  • 692 China
  • 693 China
  • 694 China
  • 695 China
  • 958 Macau
Deixo a tralha na prateleira e procuro um código 560 (de Portugal), equivalente...

Ainda que pior! Sim, isso mesmo, ainda que me arrisque a ofender com isto os meus amigos liberais, prefiro um artigo inferior, mas português.

Prova disso mesmo é o meu chapéu-de-chuva. Lilás, mas "Made in Portugal".

Humpf.