oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

quarta-feira, março 15, 2006

LOST: O logotipo da "Dharma Initiative"

Quem viu o S2E2 e ontem mesmo o S2E3 da série "Perdidos" (LOST) vislumbrou (no S2E2) e pôde finalmente observar detalhadamente o logotipo da "Dharma Initiative" que parece estar na origem da construção e da manutenção das instalações subterrâneas guardadas por Desmond...

O que significa este Logotipo?

Quando o vi no S2E2 veio logo à minha memória RAM uma fotografia de uma bússola geodésica chinesa usada na arte do Feng Shui, o que já indica que algo no enredo da série se refere a uma localização específica já que o Feng Shui permite encontrar os lugares mais bem posicionados para construir uma casa, dispôr os móveis e as divisiões numa casa, etc. Ou seja, a Dharma Initiative tem tudo a ver com um lugar específico, e esse lugar é a Ilha... Que tem algo de especial do ponto de vista geográfico.

Depois, no logo, dispostos em torno do Cisne, temos os oito trigramas essenciais do Livro das Mutações, uma das obras basilares do Taoísmo, e o próprio cisne assemelha-se muito ao conhecido símbolo de Yin e Yang que representa activo/passivo ou masculino/passivo.

Por disposição, eis os valores de cada símbolo:

Fogo
Lago Terra
Montanha Vento
Trovão Céu
Água

Repare-se na oposição:
Fogo-Água
Lago-Terra
Montanha-Vento
Trovão-Céu

Coincidência?... Não creio... A disposição e a escolha dos trigramas indica o conceito de "oposição" de oposição bipolar, magnética, em que dois pólos colidem e se repelem... Uma alusão ao "electromagnetismo" da Ilha e à atracção magnética da parede do subterrâneo?

Começo a formar a minha teoria sobre o que está por detrás da actividade electromagnética da Ilha...