oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

quarta-feira, março 22, 2006

LOST: S2E3; mais umas achegas...

Tendo visto finalmente a gravação do episódio S2E3 de LOST eis que aqui apresento mais umas achegas aqueles que - como eu - estão fascinados pela excelência rara desta série norte-americana:

1. Confirma-se a tese de Sá Morais, quando disse que os tripulantes da jangada tinham sido capturados pelo segundo grupo de sobreviventes (que seguia na causa do vôo da Oceanic) e não pelos "Outros". Comecei a suspeitar que ele estava certo e eu não, quando vi que estes arrastavam os sobreviventes capturados para o poço por intermédio de uma daquelas redes que são usadas nos porões dos aviões para prender a carga... No decorrer do S2E3 tive a confirmação da suspeita. Muito bem, Sá Morais!

2. Os chocolates Apollo parece existirem ou terem existido: (clicar aqui) e são fabricados pela Meiji, uma empresa japonesa... Ou seja, depois dos i-Ching e do oriental do filme "educativo" temos mais um indício que nos liga ao Oriente... Recordem-se que este vôo da Oceanic partiu da Austrália... E que não muito longe existe a versão do "Triângulo das Bermudas" no Pacífico: o "Manoumi" ou "Mar do Diabo". A minha tese é de que a "Ilha" está neste sector do Pacífico, onde foram reportados vários desaparecimentos de navios e aviões. O vôo da Oceanic, seria um deles...

3. Sayid diz quando tenta atravessar a parede cimento da Estação 3 que está perante "2,5 ou 3 metros de cimento". E mais adiante, diz que "derramaram concreto" aludindo depois que só soube de algo parecido aquando do acidente da central de Chernobyl... Uma espessura tamanha de cimento, aponta para a necessidade de conter radiação e a "dica" de Sayid confirma isso mesmo. Talvez se recordem que no Posto anterior sobre o LOST eu tinha escrito a propósito do 108 e da sua contagem decrescente: "O número é o resultado da soma dos "números malditos"... Parece ser um número de minutos e representar algo que acumula energia ou tensão, gerada a um ritmo muito regular e constante e que deve ser libertado de uma forma controlada cada 108 minutos... Assim sendo, a sala dos computadores será apenas um backoffice para instalações ocultas, mais mecânicas, do que "informáticas" e verdadeiro coração e objectivo do subterrâneo...". Agora... Somando a "contenção de radiação" mais a contagem decrescente, surgem duas explicações:

3.1. Trata-se de um pequeno reactor nuclear - semelhante aos que alimentam submarinos desde o Nautilus - e que serve de fonte de energia à Estação 3. Assim a tese de Sayid (e a minha apresentada antes noutro Post) de que a fonte de energia seria geotérmica estaria errada. A fonte seria uma pequena central nuclear... Compatível com a necessidade de produzir energia durante mais de vinte anos e com a contagem decrescente: um sistema de refrigeração ou contenção de neutrões que teria se ser ligado cada 108 minutos depois de uma qualquer falha catastrófica no sistema principal (barras de grafite? água pesada?). Por mim, voto como sistema falhado a Água Pesada, cujo contentor ou circuito teria sofrido uma ruptura e que estaria agora a funcionar com o sistema de reserva que seria fazer descer barras de grafite cada 108 minutos para arrefecer o núcleo do reactor.

3.2. Por outro lado, a Estação 3 e o "concreto derramado" poderiam esconder o verdadeiro grande segredo da Ilha... O responsável pelas anomalias magnéticas (a bússola louca da S1 e a atracção da chave do cirurgião), pela "barreira anti-radiação", pelas anomalias da Ilha e do próprio interesse da Dharma Initiative pelo local: Um miniburaco negro "There may be mini black holes, smaller than atoms in volume but as massive as whole mountains.", eléctricamente carregado e contido num caixão magnético tipo Tokamak que devia ser ligado cada 108 minutos. Esta tese explicaria os distúrbios magnéticos, e se este "miniburaco negro" tivesse um gémeo noutro Universo poderia ser um Wormhole, uma ponte para outro Universo, o que explicaria os desaparecimentos de navios e aviões e... Aquela "sombra" que quase raptou John Locke e até o que realmente são os "Outros": criaturas do Outro Universo. Esta tese, a do "Outro Universo" pelo menos não consta da lista de "teorias desacreditadas pelos autores" da Wikipedia.

Bem sei... Provavelmente deliro e os próprios autores da Série ainda nem sabem bem qual é a verdadeira explicação para o que se passa na Ilha, mas o certo é que já desacreditaram várias teorias (atenção aos Spoilers), o que pode querer dizer que já têm uma ideia mais ou menos concreta sobre o que criaram para a Ilha... Por isso, todas estas pistas e a minha interpretação actual para elas podem estar certas.

Ou não... O que acham?