oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

segunda-feira, setembro 26, 2005

As Duas Grandes Doenças do Sistema Político Português

O sistema político português enferma de duas grandes doenças:

a) A distância entre políticos e eleitores; governados e governantes; Estado e Sociedade Civil

É esta separação que observamos quando Santana Lopes inaugura piscinas em bairros sociais de BMW blindado e com dois BMWs carregados de seguranças; é esta separação quando vemos Jorge Sampaio reunindo-se com os representantes dos Juízes (hoje), mas ignorando os funcionários judiciais que também se preparam para paralizar os tribunais; é esta separação que faz crescer os números da abstenção.

b) A impreparação democrática dos eleitores

A falta de educação cívica manifesta-se em Portugal sob muitas e diversas formas: desde a alta taxa de mortalidade na estrada, à elevada taxa de fuga ao fisco, à sujidade nas praias e jardins públicos; de diversas maneiras os portugueses mostram a sua impreparação para viver em Sociedade livremente e de um modo adulto sem estarem permanentemente receosos da "matraca" salazarista ou do "pecado" cristão. O portuga parece ser incapaz de civilitude sempre que a ameaça da autoridade está ausente ou é fraca.


Soluções?

a) Reduzir o afastamento entre governo e governados, concedendo ao Poder Local, Autárquico a principal parcela do poder político, legislativo e judicial, mantendo apenas no Estado central, tornado assim Federal e Minímo, as funções militares, policiais e diplomáticas. A difusão do poder político pelas unidades menores da República que são as autarquias garantiria uma maior proximidade entre eleitores e eleitos.

b) A impreparação cívica dos portugueses é certamente o maior problema da nossa democracia. Assim é vital fortalecer radicalmente a aposta na Educação e Formação Cívica, criando disciplinas obrigatórias de Educação Cívica, tornando o serviço militar obrigatório (embora oferecendo em alternativa a prestação de Serviço Social Cívico) e - sobretudo - criando mecanismos que garantam que os nossos Media não são simples organismos económicos que visam o Lucro, mas a formação civica e humana dos espectadores.

O original deste Post foi colocado em Movimento Quintano.