oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

sábado, setembro 24, 2005

Manuel Alegre à Presidência da República?

Uma recente sondagem indica que sem Manuel Alegre existem grandes possibilidades de Cavaco Silva ganhar a Presidência da República logo na primeira volta. Aparentemente, a candidatura de Mário Soares não só não está a ser capaz de mobilizar a Esquerda, como alguns dos seus tradicionais eleitores preferem votar Cavaco Silva ou ficar em casa a terem que votar no "sapo velho" Mário Soares.

A mesma sondagem indica que se o nome de Manuel Alegre surgir na lista de candidatos, parte dos votos que se perdem para a abstenção e para Cavaco (espantosamente alguns dos eleitores do PCP e do BE vão votar em Cavaco!) serão recuperados por Alegre e será assim já possível impedir a vitória de Cavaco Silva logo na primeira volta.

É assim imperativo encorajar Alegre a avançar e a fazer frente ao geronte do PS apoiado pelo ressabiado Sócrates e ao "Dom Sebastião" da Direita designado por Cavaco Silva! Por mim, já assinei a petição do:

Movimento cívico de apoio à candidatura de Manuel Alegre

Portugal precisa desesperadamente de um Presidente que escape à turva lógica partidária e nesse aspecto o difuso José Maria Martins e o respeitável Manuel Alegre encontram-se ainda que distantes, próximos. Manuel Alegre avança contra e apesar do aparelho coelhónico do PS (o mesmo que nas últimas autarquicas apoiou Fátima Felgueiras e Isabel Damasceno).

Manuel Alegre seria também um Presidente da República impar: depois do formalismo bronco de Eanes, do monarquismo de Soares e Sampaio, ter um republicano de gema e tradição em São Bento seria uma lufada de ar fresco... A Alegre não veríamos com um capitão-de-mar-e-guerra a seguar-lhe o chapéu-de-chuva nem a passar a 200/hora na Praça do Comércio fazendo tangentes a peões como já vimos (com estes olhos) fazer Jorge Sampaio.